Home / Sessão / Vereadores votam pela manutenção do vale-transporte escolar
Vereadores seguem com as normas de segurança à saúde

Vereadores votam pela manutenção do vale-transporte escolar

Novamente usando máscaras e respeitando o distanciamento, os vereadores de União da Vitória estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 27, no plenário da Casa. Todos os parlamentares acompanharam a reunião: 12 presencialmente e um deles, a Pastora Sandra, de casa. Por prevenção à sua saúde, a vereadora, que faz parte do grupo de risco, fez uso da tecnologia para participar da pauta. Na Palavra Livre, a Pastora fez questão de lembrar que ela e sua família vêm rezando pelo restabelecimento da situação.

A Covid-19 ainda molda o contexto da sessão e por vários motivos. O principal é a dinâmica das reuniões, agora limitada ao público. Também, por conta do uso de máscaras e da higiene das mãos com o álcool gel. Na pauta, o novo coronavírus esteve presente, inclusive da sessão extraordinária, realizada logo depois da ordinária.

Nela, os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária 11/2020, documento enviado pela Prefeitura e que “dispõe sobre a instituição de adiantamento emergencial no âmbito do poder Executivo Municipal, exclusivamente para o transporte de alunos”. Na prática, o documento garante a compra do vale-transporte para os alunos que dependem da frota mesmo nesse período sem aulas. Isso garante o funcionamento das linhas de ônibus, dando folego para as próximas semanas.

Ainda dentro do contexto da Covid-19, veio do vereador Albino Schuersovski a Indicação número 5/2020. Ele pede no texto, ao prefeito Santin Roveda, para que durante a pandemia, a taxa de cobrança de sepultamento não seja cobrada. “A população já está sofrendo pela falta de emprego e consequentemente de renda. Neste momento, temos com dever oberar as mais diversas situações e o auxilio as famílias que neste momento de crise necessitem”, pontua a Redação.

Luto na radiocomunicação

A Moção número 8/2020, assinada por todos os vereadores, lamenta a morte do comunicador, Eloir Martins, aos 45 anos. O profissional integrou até fevereiro deste ano, o quadro de locutores da FM Verde Vale. Antes, fez historia atrás dos microfones da então Rádio União (agora CBN Vale do Iguaçu). Ele morreu no dia 23, vitima de um problema de saúde. Eloir deixou uma legião de fãs e admiradores, que o acompanhavam desde o começo da carreira.

Proteção com estilo

A vereadora Alandra Roveda fez questão de falar na Palavra Livre e em entrevista à TV Câmara, sobre as mascaras de tecido confeccionadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Usando um dos modelos, em tecido preto e com pedrarias vermelhas, disse que a unidade é vendida a partir de R$ 4 e que a comercialização da peça é importante para a entidade, especialmente neste momento.

“As meninas da Rede precisam da colaboração. Toda a arrecadação caiu e o trabalho delas fica comprometido. Então, fica aqui meu recado: elas precisam do apoio para continuar com o trabalho”, falou.

Ainda, a parlamentar lembrou da valorização do pequeno comercio, aquele de bairro, que mais sofre com os efeitos econômicos da pandemia.

Fotos: CMUVA