Home / Notícias / 10ª SESSÃO ORDINÁRIA – POLÍCIA MILITAR FALA DAS ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Ricardo Adriano Sass (PP), que solicitou vistoria na esquina das ruas Frei Policarpo com Professor Cleto para extinção de alagamentos constantes; Alandra Roveda Grando (PL) para passeios que necessitam de adequações para servir todas as pessoas, inclusive as que tem algum tipo de redução de mobilidade, e para estudo e adequação dos redutores de velocidade que encontram-se fora das normas da legislação vigente, CONTRAN. Alex de Anastácio (PSD) para instalação de lixeiras na Praça do Bairro São Sebastião e para aquisição de caminhão destinado ao Corpo de Bombeiros de União da Vitória. Waldir Cortellini (PSB) solicitou melhorias na estrutura do portão do CEMEI no Bairro São Sebastião.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Tenente Alaor Elias de Faria Junior que falou sobre as Ações de Enfrentamento contra Agressores Ativos em Escolas. O Tenente lembrou que o problema não é novo no Brasil, que há alguns anos existem registros de atos violentos em Escolas e desde 2019 o atendimento às ocorrências na Polícia Militar sofreu diversas alterações, atendendo a população sempre que necessário com agilidade e eficiência. Sabendo que este tipo problema não será resolvido de um dia para o outro, pois isso envolve uma consciência de todos os envolvidos, além da parte da segurança que envolve a Polícia Militar. A população pode estar tranquila quanto a atenção por parte da corporação e o policiamento preventivo que está deslocado para atender as escolas. Lembrando sempre que em caso de situação de risco, deve-se ligar *190.

O Grande Expediente foi utilizado pelos Vereadores Clodoaldo Cleverson Goetz e Ricardo Adriano Sass, que falaram principalmente a respeito da votação contrária do Projeto 10/2023 que dispõe sobre a revisão geral anual no âmbito do Poder Legislativo aprovado na 9ª Sessão Ordinária, com os votos contrários de ambos Vereadores. Juntos os mesmos apresentaram ofício a fim de devolver a diferença com valor aproximado de R$ 400,00 mensal, aos cofres públicos, constada no reajuste de 5.93%, a qual é referente a inflação do INPC.

Foram aprovados por unanimidade:
Em votação única da redação final, o Projeto de Lei 12/2023 que institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda; em 2ª discussão o Projeto de Lei 9/2023 que denomina de Dr. Cecil Lauriano Leme a nova sede própria do CISVALI em União da Vitória e em 1ª discussão, o Projeto 8/2023 que dispõe sobre o uso de vagas de estacionamento público por mulheres, gestantes ou com crianças de colo de até 2 anos de idade.

Os Requerimentos da Sessão ficaram com a autoria dos Vereadores: Alandra Roveda Grando (PL) que solicitou esclarecimentos em relação a empresa responsável pela coleta de lixo no Município; Alex de Anastácio (PSD) que pediu a instalação de placas de energia solar nos prédios públicos municipais e, junto ao Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB), propuseram o aumento de segurança na Escola do Rio Vermelho. Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) solicitou melhorias no pavimento e conservação da BR 476, trecho de União da Vitória até São Matheus do Sul.

Os Vereadores que utilizaram o Pequeno Expediente foram Alandra Roveda, Alex de Anastácio, Anderson Cripa Luis Cardoso, André Cristiano Henik, Clodoaldo Goetz, Emerson Lourenço Litwinski.

O assunto principal foi a votação do Projeto que reajusta o salário dos Vereadores que estava defasado há mais de uma década.  Manifestantes compareceram à Câmara Municipal reivindicando a respeito da aprovação do Projeto de Lei que reajusta o subsídio que desde 2012 mantém o mesmo valor. O Projeto já aguardava a votação há alguns anos e o mesmo ainda não havia sido colocado em pauta em anos anteriores devido a pandemia. O Projeto não tem como princípio o aumento do salário, e sim a correção de 5,93%, sendo o menor reajuste, correspondente somente a inflação do INPC. As Comissões de Finanças e CCJ não propuseram emendas no Projeto. Alguns manifestantes insultaram os vereadores que votaram favoráveis, levando em consideração que na Câmara Municipal além de vereadores, trabalham pessoas, recepcionista, profissionais da limpeza, tesouraria, administração que estiveram presentes acompanhando a aprovação de tal Projeto quando votado.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara de União da Vitória