Home / Notícias / 14ª SESSÃO ORDINÁRIA – JUIZ DR. CARLOS MATTIOLI FALA SOBRE O COMBATE DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

As Indicações da noite ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para asfaltamento de via no Bairro Monte Castelo; Ednilson de Godoy (PV) para instalação de luminárias em vias do Bairro São Gabriel; Júlio Adilson Pires Filho (PP) para aumentar o percurso do transporte público na linha do Jardim Roseira; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para implantação de lixeiras na extensão da via Av. Marechal Deodoro da Fonseca; e Alandra Roveda Grando (PL) para averiguação de segurança nas estruturas dos CEMEIs e Escolas Municipais em União da Vitória.

Em virtude ao Dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Tribuna Popular contou com o discurso do Exmo. Juiz da Vara da Família, Infância e Juventude, Exmo. Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny que citou algumas passagens do seu cotidiano no trabalho que desenvolve com prestatividade, auxiliando, instruindo e oportunizando crianças, adolescentes e adultos que sofrem abusos ou têm contato com a situação, fazendo alguns pedidos à população como um todo. Dr. Carlos exemplificou alguns casos e recomendou para que, no caso de uma manifestação livre, de natureza voluntária de uma criança ou adolescente, deixá-lo falar, sem interromper, de forma a lhe oferecer segurança. Lembrou ainda da importância do ambiente escolar, local que pode funcionar como ambiente de socorro, onde a criança que sofre o abuso acaba comentando com alguém de sua confiança, como um colega ou professor. Pessoas, crianças, adolescentes que sofrem abusos ou sabem de alguém que passa por esta situação, mesmo sendo uma única vez ou violência antiga, podem e devem procurar o CEJUSC. O atendimento é feito com respeito e sigilo, e a medida a ser tomada é decidida conjuntamente com a vítima. Dr. Carlos Mattioli deixou recados importantes aos pais e mães: para que acompanhem a vida de seus filhos, conversem continuamente e expliquem alertando-os à alguns cuidados, assim como o pedido de socorro numa situação de perigo, pedindo a um adulto ou até mesmo gritando. O Juiz salientou o telefone da Polícia Militar em casos de emergência, 190, Polícia, que presta atendimento 24horas seguido pelo Conselho Tutelar. E caso não seja emergência a pessoa pode procurar o CEJUSC pessoalmente ou através das Redes Sociais, Instagram: CEJUSC UNIÃO, Facebook: CEJUSC UNIÃO DA VITÓRIA e do próprio Juiz da Vara da Família, Carlos Mattioli que presta atendimento humanizado à sociedade.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador Alex de Anastácio (PSB) que lembrou da passagem do dia do Assistente Social comemorado dia 15 de maio e a diferença que o profissional faz na sociedade, cooperando para o bem-estar coletivo e integração do indivíduo com os demais.

Foram votados e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei :
4/2022, em segunda discussão, que institui o Programa Apoio às Mulheres em situação de violência doméstica e familiar e em situação de vulnerabilidade socioeconômica em União da Vitória; e em primeira discussão de número 6/2022 que dispõe sobre o embarque e desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência no transporte público no Município de União da Vitória e 19/2022 que dispõe sobre alteração no art. 2.o da Lei Municipal N.o 4677 de 30 de maio de 2017 com o objetivo de incentivar e viabilizar os setores industrial, comercial e prestadores de serviços do Município com respeito à sustentabilidade social.

Os Requerimentos foram propostos pelos Vereadores: Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Thays Bieberbach (PT) e Celso Carlos Rocha (MDB) que solicitaram a suspensão da cobrança das multas do ESTAR – estacionamento rotativo  no Município até que se prove a constitucionalidade das multas aplicadas, que o Ministério Público entre com pedido da suspensão até que se prove a constitucionalidade; Alex de Anastácio (PSD) solicitou que sejam beneficiadas as Instituições de caridade e associações sem fins lucrativos para isenção de pagamento do estacionamento regulamentado em União da Vitória; e Waldir Luiz Cortellini (PSB) para inclusão de via do Bairro São Sebastião no programa de asfaltamento.

O voto de aplausos proposto por todos os Vereadores foi pela passagem do Dia da Assistente Social, comemorado dia 15 de maio. No momento estiveram presentes Sra. Cleonice Moller e equipe de Assistência Social, para receber a homenagem.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS), Alandra Roveda (PL) e Ednilson de Godoy (PV) .

O Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão convidando reforçando o parabéns e agradecimento ao serviço prestado ao Exmo. Juiz Carlos Mattioli, e a Sra. Cleonice pelo trabalho exemplar que desenvolvem à comunidade. O Presidente convidou a população para participar do dia de conscientização, 18 de Maio às 9horas, na Praça Coronel Amazonas, com o objetivo de melhor conhecimento e combate à violência e exploração sexual infantil e adolescente.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara de Vereadores de União da Vitória