Home / Notícias / 16ª SESSÃO ORDINÁRIA – DEPUTADO FEDERAL VALDIR ROSSONI MARCA PRESENÇA NA TRIBUNA POPULAR

Na noite de 24 de maio de 2021 aconteceu a 16ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores.

Tribuna Popular:
A noite foi marcada pela presença do Exmo. Deputado Federal Sr. Valdir Rossoni. Em seu discurso na Tribuna Popular, o Deputado fez questão de relembrar os diversos recursos através de sua iniciativa, trazidos em todas as suas gestões anteriores como parlamentar e também Chefe da Casa Civil. Entre as diversas vitórias para União da Vitória e Municípios da Amsulpar, através de sua iniciativa e luta, o Deputado relatou diversas mini arenas no Bairro São Cristóvão, Ponte Beto Richa, reforma da Praça Coronel Amazonas, Ginásio Municipal Isael Pastuch e o Estádio Municipal Anthioco Pereira. Em seus 20 dias de mandato como Deputado, foram destinados aproximadamente 2 milhões de reais, sendo 1 milhão para a área de Saúde, R$ 700.000,00 para Instituições filantrópicas e um trator no valor aproximado de R$ 280.000,00 para beneficiar trabalhadores rurais da região. O Deputado ressaltou os esforços para beneficiar a região e comentou que, mesmo que seu mandato fosse um fracasso em dois anos de trabalho faria mais pela região do que o conjunto de parlamentares eleitos pelo povo e que nunca mais voltaram. O Deputado também ressaltou seu pedido ao Ministro dos Transportes para colocar a BR 476 como prioridade no Ministério. O Deputado alertou a necessidade do Projeto completo, porém isso não acontecerá antes de 1 ano e meio devido ao prazo também do Projeto. Neste momento serão feitas obras de recapagem do asfalto em pontos críticos. Valdir Rossoni também lembrou a dívida da Prefeitura com o fundo previdenciário e comentou a necessidade de resolução, talvez de forma amarga, porém, necessária. Valdir Rossoni lembrou um feito que foi um grande marco para União da Vitória, época em que o então Vereador Pires, pai do hoje Vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP), fez parte e trabalhou na transformação da entrada do Município. Moradores da barranca do Rio que sofriam constantemente com enchentes e perdas em suas casas foram transferidos para um loteamento obtendo assim sua casa própria com escritura em lugar seguro.
No momento da Palavra Livre para interagir com o Deputado Valdir Rossoni, os Vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Alandra Roveda (PL), Valdecir José Ratko (DEM), José Pedro Walck (PSDB) e Celso Carlos Rocha (MDB) agradeceram ao Deputado e relembraram bons feitos à União da Vitória.

Foi dado entrada no Expediente o Projeto 20/2021 de autoria do Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, que declara de utilidade pública a Associação União Adventure.

Indicações
Os Vereadores Anndré Cristiano Henik (SDD), Valdecir José Ratko (DEM), Alandra Roveda (PL) Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Ednilson de Godoy (PV), Júlio Adilson Pires Filho (PP) fizeram no total 4 indicações para pavimentação asfáltica e recape em diversos locais do Município. O Presidente da Mesa Cordovan solicitou a revitalização da Praça e área de lazer do São Joaquim. A Vereadora e Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) solicitou a habilitação do Município para o Programa Casa Fácil do Governo do Estado a fim de beneficiar famílias necessitadas na conquista da casa própria; e Campanha para fornecer celulares e tablets para crianças conseguirem fazer aulas online através dos equipamentos, faltantes e motivos de regresso na aprendizagem e evasão escolar.

Em 1ª Discussão foram aprovados:
– Projeto de Lei Ordinária 19/2021 o qual dispõe sobre autorização para adquirir imóvel diretamente por desapropriação judicial ou amigável, e dá outras providências.
– Projeto de Lei Ordinária 21/2021 que dispõe e aprimora sobre definições do Sistema de Controle Interno do Município de União da Vitória.

Requerimentos dos Vereadores:
– Alandra Roveda Grando (PL) e Cordovan Frederico Melo Neto (PP) para implementação e revitalização do Parquue Ambiental contendo letreiro turístico,iluminação e segurança adequada, rampa para barcos, churrasqueiras, quadras poliesportivas, pista para bicicleta e skate;- Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSDB) para pavimentação asfáltica no Bairo São Sebastião;
– Ednilson de Godoy (PV) para luminárias no Bairro São Gabriel;
– André Cristiano Henik (SDD) e Ednilson de Godoy (PV) para Portal Turístico na Comunidade do rio Vermelho;
– Cordova Federico de Melo Neto (PP) para efetuar iluminação no Estádio Municipal Antiocho Pereira;
– Valdecir José Ratko (DEM) e André Cristiano Henik (SDD) para um plano municipal de atendimento aos pacientes pós-covid19 a fim de prevenir problemas de saúde decorrentes do Vírus;
– José Pedro Walck (PSDB) para obra no Parque Amélio Roveda no Bairro São Cristóvão para a construção de uma praça em memorial a mulher;
– Emerson Lourenço Litwinski (PTC) para a redução em 50% nas tarifas e multas do estacionamento rotativo em União da Vitória;
Todos os Requerimentos foram acolhidos e aprovados por toda Equipe da Casa.

Foram propostas Moções de Pesares pelos falecimentos de Sr. Albino Schuersovski antigo Vereador da Casa de Leis, Sr. Dorival Ubirajara de Lima e Sr. Silvio Israel Lech.

Fizeram uso da Palavra-Livre os Vereadores Ednilson de Godoy, Emerson Lourenço Litwinski, Anderson Cripa Luis Cardoso, Valdecir José Ratko, Alandra Roveda e José Pedro Walck.

O Presidente da Mesa encerrou a Sessão lembrando o Dia da Indústria e do Trabalhador Rural colocando-se à disposição dos Munícipes para as necessidades de seus Bairros.