As indicações ficaram por conta dos Vereadores Celso Carlos Rocha (MDB), André Cristiano Henik (DC), Thays Bieberbach (PT) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que seja elaborado um Projeto de Lei para alterar o valor das diárias exclusivamente para os motoristas de ambulância e o Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitou a manutenção de duas vias no bairro Nossa Senhora da Salete.
A palavra no Grande Expediente foi utilizada pelos Vereadores Thays Bieberbach (PT) e Valdecir Ratko (UNIÃO). Thays falou a respeito do motivo da Casa Legislativa cheia, com a presença de professores do Estado e representantes de equipe discente. Ratko salientou que a pauta da educação é de todos os vereadores, colocando a Casa Legislativa à disposição dos professores, que encheram a Casa Legislativa Municipal. Os professores buscam defender seu posicionamento em relação ao Projeto de Lei do Governo do Estado, e de certa forma solicitando apoio ao Município e seus representantes vereadores, devido a votação do PL, em trâmite de votação na ALEP em Curitiba, e que pretende passar à iniciativa privada a gestão administrativa e de infraestrutura de 204 colégios estaduais a partir de 2025. O Presidente, Vereador Valdecir Ratko falou ainda sobre a solicitação feita ao Executivo para a contratação de mais médicos para o Município de União da Vitória e sobre a importância da causa do mês de junho, que traz o alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. Ratko lembrou em seu discurso no Grande Expediente que União da Vitória é a 33ª Cidade certificada como “amiga da pessoa idosa” e comentou o envolvimento com a causa e a associação da terceira idade, sendo segundo ele, perceptível o quanto agregam as atividades para a qualidade de vida e valorização da pessoa idosa.
Em 2.a discussão foi aprovado o Projeto de Lei 11/2024 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2025 e dá outras providências.
A palavra no pequeno expediente foi utilizada pelos Vereadores Ednilson de Godoy (PV), Waldir Luiz Cortellini (PSB), Alandra Roveda Grando (PL), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Celso Carlos Rocha (MDB) e Valdecir Ratko (UNIÃO). O Vereador Celso pontuou a necessidade de melhoria e correção no subsídio dos motoristas de ambulância, que segundo ele, desde 2018 estão com diárias defazadas e os EDIS que utilizaram a palavra colocaram-se à disposição dos professores e comentaram a questão da votação do PL do Governo do Estado que tem como princípio a gestão administrativa e de infraestrutura de 204 colégios estaduais.
Em Sessão Esxtraordinária foi aprovado em votação única por unanimidade o Projeto de Lei 13/2024 que autoriza o executivo Municipal a repassar a título de cessão de uso gratúito veículos de propriedade do Município para o Município de Cruzeiro do Sul e dá outras providências.
Manoela de Paula E Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória