Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 17ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVADO PROJETO PARA INSTALAÇÃO DA ÁREA INDUSTRIAL

17ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVADO PROJETO PARA INSTALAÇÃO DA ÁREA INDUSTRIAL

Na noite de 31 de maio de 2021 aconteceu a 17ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, que, por cuidados e prevenção de contaminação com o Covid-19, mais uma vez contou com o distanciamento necessário social entre os presentes; aconteceu fechada ao público presencial e foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara.

Tribuna Popular
Esteve presente o Sr. Lúcio Levy Moreira de Castilho, Secretário da CIAHAB, Companhia de Habitação de União da Vitória. Levi falou sobre a importância do Projeto de Lei 22/2021, que autoriza o Executivo Municipal, através da CIAHAB, a preceder a distribuição de materiais de construção e sanitários para reforma e recuperação de moradia à família de baixa renda. Levi explicou que anteriormente não havia lei que possibilitasse a construção para essas famílias com materiais usados ou novos e o projeto possibilita e ajuda a todos, desde aqueles que querem doar materiais novos ou usados, desde fios, esquadrias, janelas etc; e também os que necessitam de tais materiais. Uma atitude bem pensada que resolverá o problema à quem necessita fazer o descarte e muitas vezes precisa chamar uma caçamba para este, sendo que o material pode ser muito bem utilizado por quem precisa. O Projeto que está em análise na Câmara Municipal, terá o apoio do Serviço Social Municipal e do CEJUSC de União da Vitória, Juiz Dr. Carlos Mattioli e equipe, onde será feita a triagem dos materiais, armazenamento, catálogo, assim como das famílias que necessitam de determinados materiais paralelo ao acompanhamento dos órgãos referidos, para então esses materiais serem destinados ao respectivo contemplado que realmente necessite e terá a mão de obra por conta de quem necessite receber a doação.

Indicações
Vereador Sidnei Lorensini (PSDB) solicitou redutor de velocidade no Bairro Bento Munhoz da Rocha, Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou pavimentação asfáltica no Bairro São Basílio Magno, o Presidente da Mesa no Bairro São Bernardo e na Rua Zacarias Góes de Vasconcelos;  a Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) redutor de velocidade no Bairro Nossa Senhora do Rocio e pavimentação asfáltica no Bairro Nossa Sra. do Rocio.

Em Segunda Discussão foram aprovados por unanimidade
– Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo 19/2021: dispõe sobre autorização para adquirir imóvel diretamente por desapropriação judicial ou amigável, e dá outras providências. O Projeto de Lei em referência, foi motivo de reunião entre membros interessados da Equipe de Vereadores que estiveram presentes durante a tarde de segunda-feira no local, junto ao Prefeito Bachir Abbas, o Vice Jairo Clivatti além de membros das secretarias competentes. Os membros do Executivo apresentaram a área, que estrategicamente foi escolhida para receber a instalação do Pólo Industrial para o Município. Os 28 hectares de terra estão livres para receber as Indústrias à serem instaladas, sem impeditivos, o terreno encontra-se livre de mata para a implantação, além de ser muito próximo à Cidade e dispor de meios para instalação do transporte que será necessário. O Projeto significou muita satisfação à Casa que vê o horizonte com progresso, geração de emprego e renda ao Município. Aprovado por unanimidade pela Equipe.
– 21/2021 de autoria do Executivo, o qual dispõe e aprimora sobre definições do Sistema de Controle Interno do Município de União da Vitória. Aprovado por unanimidade.

Em Primeira Discussão foram aprovados
– 17/2021 de autoria do Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) que institui no Município de União da Vitória a Feira do Livro, Leitura e Literatura e homenageará com o nome do Padre Estevão, homenagem digna ao Padre idealizador e que muito fez nas Feiras dos Livros, a FIEL. Projeto teve parecer favorável da CCJ, da Comissão de Educação, Saúde e Assistência; de Finanças, Orçamento e Patrimônio e foi aprovado por unanimidade pela Equipe.
– 20/2021 de autoria do Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) que declara de utilidade pública a Associação União Adventure, com parecer favorável em todas as Comissões e aprovado por unanimidade pelos membros.
– 22/2021 de autoria do Executivo, que autoriza o Executivo Municipal, através da CIAHAB, a preceder a distribuição de materiais de construção e sanitários para reforma e recuperação de moradia à família de baixa renda. Projeto este que contou com a explanação do Secretário Sr Levy a fim de beneficiar famílias carentes que necessitem de alguma melhoria em sua residência, através do trâmite para encaminhamento de tais materiais. O Projeto teve parecer favorável pelas Comissões e foi aprovado por todos os membros da Equipe de Vereadores .

Requerimentos
O Vereador Valdir Cortellini (PSB) para um poço artesiano na Fazenda Palmital e junto ao Vereador Sidnei Lorensini (PSB) asfalto de acesso à Comunidade do Rio Vermelho. Do Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para a inclusão dos professores do Ensino Superior no Grupo de Vacinação antecipada; da Vereadora Thays Bieberbach (PT) para informações referentes a números de pessoas atendidas por distúrbios mentais ou psicóticos e medicamentos utilizados prescritos. Do Vereador José Pedro Walck (PSD) para fiscalização de ciclistas que circulam em União da Vitória, tendo em vista inúmeros acidentes que vêm ocorrendo no Município. Do Vereador Ednilson de Godoy (PV) para melhorias na tubulação que dá acesso à Colônia Guavirova. Todos os Requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores José Pedro Walck (PSDB), Cortellini (PSB), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Godoy (PV), Alandra Roveda (PL), André Henik (SDD). Todos ressaltaram a necessidade de fiscalização de vias, bicicletas e necessidade de melhorias em vias e Bairros. A Vereadora Alandra Roveda falou da aprovação do Projeto do Executivo para implantação da Área Industrial e a necessidade da duplicação da BR 476 visto que muitas vidas já foram perdidas e a melhoria trará progresso ao Município.

O Presidente da Casa finalizou a Sessão comentando sobre o trabalho do início do ano que segue frutificando à exemplo do Projeto aprovado na Sessão pela Casa através de reforma solidária que beneficiará famílias carentes. Cordovan salientou ainda as 1070 doses de vacina da Pfizer onde o Município foi um dos 21 contemplados a receber as mesmas devido a capacidade de armazenamento e logística.

 

 

 

 

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *