Na noite desta segunda-feira aconteceu a 19.a Sessão Ordinária e as indicações propostas ficaram por conta dos Vereadores: José Pedro Walck (PSD) que pediu para que o DNIT seja oficiado com objetivo de fornecimento de fresado para pavimentação na Rua Valdomiro Nesteruk, no Invernadinha e pavimentação na Rua Curitiba no bairro Ouro Verde. Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou o programa de pavimentação asfáltica para a Rua Leopoldo Sass no Bairro São Basílio Magno e na Rua Arlindo Manoel Leão no loteamento Frei Pedrinho do Bairro São Gabriel. Thays Bieberbach (PT) solicitou a construção de uma quadra de vôlei de areia na comunidade São Domingos e reforma do telhado do Posto de Saúde no mesmo bairro. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) indicou a necessidade de limpeza geral no final da Rua Bertholdo Hey no Bairro Sagrada Família e Alandra Roveda Grando (PL) pediu para que seja feita avaliação para manutenção dos pontos de ônibus de União da Vitória.
A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Juliana Cardoso coordenadora do APS que representou o Comitê de Saúde Mental do Município e divulgou o Evento Promoção Municipal de Saúde Mental que ocorrerá no dia 22 de junho, sábado das 8h às 12h no Ginásio Renato Arlei Otto no Bairo João Paulo.
A palavra foi utilizada pela Vereadora Thays Bieberbach (PT) no Grande Expediente. A vereadora mostrou fotos e falou sobre as condições das estradas no interior onde, segundo ela, os alunos vêm perdendo aulas por não conseguirem transitar nem com os veículos de transporte escolar.
Foram aprovados por unanimidade: o regime de urgência do Projeto de Lei Ordinária n.º 15/2024 de autoria do Poder Executiv; em 2ª discussão o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque e o PL 12/2024 que autoriza a doação de imóvel de propriedade do Município de União da Vitória para fins de realização de obras em Colégio Estadual, conforme exige o artigo 23, inc. VI da portaria interministerial n. 424, de 30/12/2016.
Os requerimentos acolhidos pelos edis foram de iniciativa dos vereadores: Ednilson de Godoy (DC), para que seja realizado estudo para construção de uma ciclovia na Autovia João Paulo Reolon desde o trecho do trevo da Marechal Deodoro até o trevo de acesso à BR 153; José Pedro Walck (PSD) que solicitou revestimento da Pista de Atletismo do Estádio Municipal Antiocho Pereira com material adequado; Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou a instalação de postes e hastes para iluminação pública na Rua Moisés Malheiros de Araújo, entre a Severino Massignan e a Rua Expedicionários, no Bairro São Basílio Magno. Thays Bieberbach (PT) requereu a instalação de iluminação na quadra poliesportiva do Bairro São Domingos e Alandra Roveda Grando (PL) solicitou informações detalhadas acerca dos termos do processo de estadualização da UNIUV.
A moção de aplausos foi destinada ao Jornal O Comércio, que no dia 11 de junho de 2024, completou 93 anos de existência, sendo um marco significativo na comunicação do Vale do Iguaçu e região e a palavra livre foi utilizada pelos vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Emerson Lourenço Litwinski (NOVO), Alandra Roveda Grando (PL), Thays Bieberbach (PT), Ednilson de Godoy (DC), José Pedro Walck (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Valdecir José Ratko (UNIÃO). O assunto mais comentado foi sobre as solicitações dos vereadores na parte de urbanismo da cidade, principalmente nos bairros, Alandra e Cordovan Neto comentaram sobre a necessidade de reforma de parquinhos no Município, Cordovan Neto lembrou do trabalho no início da legislatura onde, através da execução do executivo seriam apontados através das escolas os locais pertinentes e seguros para tais instalações e que seria necessário dar continuidade no projeto. O vereadores também falaram sobre a importância da lei de utilidade pública aprovada para o Futuro Craque, o que segundo eles, insentiva o esporte colaborando com o desenvolvimento e valores das crianças. O Presidente Vereador Ratko finalizou a sessão pautando os assuntos comentados pelos vereadores, salientou a importância do esporte no Município, o que contribui segundo ele, na formação saudável do caráter e do indivíduo. Ratko lembrou ainda das solicitações da parte de urbanismo que, conforme repetiu, são de responsabiliade para iniciativa do executivo e não do vereador, que tem como dever legislar e fiscalizar, segundo a Constituição Federal.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória