Home / Sem categoria / 19ª SESSÃO ORDINÁRIA – CRAS NA TRIBUNA POPULAR

19ª SESSÃO ORDINÁRIA – CRAS NA TRIBUNA POPULAR

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para inclusão de via do Bairro Cristo Rei no programa de asfaltamento municipal, Waldir Luiz Cortellini (PSB) para instalação de hastes de iluminação pública em via do Bairro São Gabriel e para obra de asfaltamento, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) também fez a solicitação em via do Bairro Limeira, Alex de Anastácio (PSD) para revitalização da Praça Lord Baden-Powell no Distrito de São Cristóvão, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para instalação e tubulação em determinada altura da BR 476.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Adriane Aparecida Tonkiewicz, que falou sobre o CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social. Adriane comentou que a porta de entrada para todos os trabalhos da assistência social é o CRAS e quem necessitar do serviço social deve fazer o cadastro único no próprio CRAS, onde são prestados diversos serviços, como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o grupos de mulheres, idosos, adolescentes, grupos de crianças e diversas oficinas. O desenvolvimento do trabalho acontece diariamente das unidades das 14h às 16h, atualmente está sendo terminado o terceiro CRAS no Município na área central. Atualmente o trabalho abrange Rio Vermelho, São Domingos e mais 14 Bairros do interior. Para procurar o, pode ligar no CRAS 3522 4748 no ramal 01, ou através do Facebook CRAS União da Vitória.

Emerson Loureço Litwinski (PTC) foi o primeiro a utilizar o Grande Expediente e o assunto principal do Vereador foi comentar sobre a venda, leilão do Estádio do Ferroviário, que acontecerá em breve. Emerson agradeceu a presença dos ferroviários que convidou à Sessão, citou a venda do estádio, a possível venda, segundo o vereador, da UNIUV e do aeroporto a fim de amenizar o problema do pagamento dos aposentados municipais.

Anderson Luis Cardoso (PROS) comentou o mesmo assunto, Leilão 001/2022 processo Administrativo 113.2022, 5/7/22 de forma virtual. Anderson falou que vem de família de ferroviários que inclusive ali moravam, e todo seu envolvimento com a Rede de Ferroviários. Anderson lembrou que não adianta agir com o coração e não com a razão. Esteve em reunião junto ao colega Pires no Ferroviário no sábado, o assunto não é pauta a ser resolvida dentro da Câmara, visto que em 2014 se deu a resolução entre Executivo e a parte jurídica, onde foi feito um comodato na época em que o ex Prefeito Pedro Ivo esteve à frente do executivo com a Associação do Ferroviário.

Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 18/2022 que dispõe sobre a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2023

Duas moções de pesar foram propostas pela Vice-Presidente Alandra Roveda, Sra. Delci Hausen Christ e Clarice Roderjan Manfroni, ambas prestaram diversos trabalhos à população união vitoriense e participaram da fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Palavra Livre
Emerson pediu desculpas aos ferroviários por ter lhes convidado a participar da Sessão e não poder protocolar o requerimento pretendido devido à votação da LDO. Alex de Anastácio lembrou toda a história do Ferroviário e fez um paralelo junto ao problema do Fundão, lembrando que o tema, infelizmente não pode ser resolvido através da Câmara e chamar o problema para os EDIS é usar o assunto e a população de palanque eleitoral. Thays Bieberbach lembrou a necessidade de organização antes, de cobrar de quem concordou com a venda antes e não agora na véspera do leilão, Alex de Anastácio complementou que isto foi resolvido em 2014, 2015 e não foi escolhido o Ferroviário da noite para o dia, as famílias que participavam da associação aprovaram, e as assinaturas de quem concordou constam em ata. Godoy e Anderson, também usaram a palavra livre e concordaram com os colegas que juntos compartilharam da mesma opinião em relação à não adequação de tratamento do assunto dentro da Câmara Municipal, visto que é véspera do leilão, assunto que veio desenrolando-se desde 2014. Ratko parabenizou o colega Emerson por pedir desculpas aos ferroviários que o colega convidou para participar da Sessão.

O Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), finalizou a Sessão explicando que, segundo o regimento interno da Casa, quando votada a LDO, Lei das Diretrizes Orçamentárias, a mesma deve ser votada exclusivamente, motivo pelo qual não foram votados outras proposições. No caso, durante a Sessão foi votada em segunda discussão a LDO, o que já havia previamente sido definido em reunião semanal junto aos EDIS.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória