Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 21 ª SESSÃO ORDINÁRIA

21 ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Sidnei Lorensini (PSD) para a pintura de vaga prioritária para pessoas com deficiência na Av. Paula Feitas próximo ao local de comércio, Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitou a manutenção de pavimentação em via próxima ao Sindicato dos Transportes Rodoviários, Alex de Anastácio (PSD) para revisão do serviço de iluminação e substituição de lâmpadas no Meu Campinho da Praça Expedicionário no Bairro São Bernardo, Júlio Adilson Pires Filho (PP) pediu uma revisão e alternativa em relação à esquina do Bairro Rocio que após o asfaltamento ficou significativo espaço sem função, podendo ser utilizado para uma praça ou área de lazer, Alex de Anastácio (PSD) pediu para trazer, através do Governo do Estado para União da Vitória o Projeto Cinema na Praça, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de via do Bairro Limeira no programa de pavimentação asfáltica, André Cristiao Henik (SDD) e Júlio Adilson Pires (PP) para manutenção da área de lazer do Bairro São Braz.

A Sra. Salete Maria Venâncio usou a Tribuna Popular em virtude da passagem do dia 26 de junho, que foi o Dia Internacional de Combate às Drogas. Salete falou sobre o trabalho prestado na ADAD, fez alguns comparativos quando havia mais estrutura e um carro próprio para prestar o serviço e lembrou da necessidade de prestar atendimento adequado àqueles que precisam. Aqueles que sofrem com problemas de drogas e álcool podem recorrer à ADAD, através de um atendimento sigiloso e para receber o direcionamento adequado. A ADAD está localizada no piso superior na Rodoviária de União da vitória das 13h às 18horas ou através do telefone 42 9 9963 9832.

Emerson Lourenço Litwinski (PTC) utilizou o Grande Expediente, entre várias críticas ao Executivo, Emerson falou sobre uma suposta tentativa de fechar a cooperativa de resíduos recicláveis , que os problemas vêm desde a década de 90 e falou sobre um crime ocorrido, segundo o vereador, ao Sr. Jefferson Silva o qual trabalha na área.

Valcecir José Ratko (UNIÃO) também usou o Grande Expediente e discursou sobra a Quermesse acontecida no finas de semana na Praça Coronel Amazonas e promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cutural, evento este que segundo o Vereador, reuniu mais de 20 mil pessoas. Ratko parabenizou os organizadores lembrando da necessidade de promover o lazer e esporte para a população.

Em 2.a discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 14/2022 que institui a Campanha “Abril Verde”, com o objetivo de divulgar os direitos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho  no Município de União da Vitória e 15/2022 que institui o mês “Maio Amarelo” dedicado a ações preventivas de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Waldir Luiz Cortellini (PSB) para instalação de pedras irregulares na estrada rural conhecida como Estrada Velha de Paula Freitas, Alex de Anastácio (PSD) para implantação de praça no Bairro Nossa Senhora das Graças. Em seguida à leitura dos Requerimentos, o Vereador do PTC Emerson Lourenço pediu a palavra, solicitando a abertura de pedido de votação e discussão momentânea de requerimento verbal sobre assunto de abertura de CPI do FUMPREVI, assunto este não tratado durante a própria Sessão Ordinária, e devido à violação do Regimento Interno da Casa, o mesmo foi impedido em propor: Em relação aos pedidos verbais decididos pelo plenário: “2o Serão igualmente verbais e sujeitos à deliberação do Plenário os requerimentos que solicitem: I – prorrogação de sessão ou dilação da própria prorrogação (ver art.145 e parágrafo único); II – dispensa de leitura da matéria constante de ordem do dia; III – destaque de matéria para votação, IV – manifestação do Plenário sobre aspectos relacionados com matéria em debate; V – voto de louvor, congratulações, pesar ou repudio. O Requerimento do Vereador Émerson Lourenço foi formulado no artigo 119, parágrafo segundo, inciso IV, contudo, o objeto do requerimento proposto pelo Vereador, não tratava de aspectos relacionados com a matéria em debate durante a Sessão, sendo um fato novo e estranho à pauta do dia, sendo assim o pedido violava o regimento interno, e o Presidente Cordovan Melo Neto, por imperativo legal e regimental, foi obrigado a indeferir.

A Moção de aplausos foi proposta pela Vereadora Thays Bieberbach para Luísa Pedrolli estudante do Instituto Federal do Paraná, Campus União da Vitória que vem obtendo destaque nas Olimpíadas de Conhecimento na área de Matemática, campeonatos de xadrez e aproveitamento exemplar nas disciplinas do curso obtendo conceito “A” em todas nos dois primeiros anos. A Moção foi acolhida pelos EDIS com felicitações à estudante.

Os Vereadores que utilizaram o Pequeno expediente foram Thays Bieberbach, Emerson Lourenço, Waldir Luiz Cortellini, Cordovan Melo Neto, André Henik, Alandra Roveda, Alex de Anastácio, Júlio Adilson Pires Filho, Valdecir José Ratko, Anderson Cardoso e Ednilson de Godoy. Emerson insistiu na leitura até o final do requerimento verbal com pedido de CPI do FUMPREVI, assunto este novo para a Sessão, que segundo o regimento interno não permite a leitura do mesmo, o Presidente Cordovan necessitou lembra-o que o mesmo não poderia ser votado por violar o Regimento, André lembrou que o assunto quem o colega Emerson tentou promover em debate já teria sido tratado em reunião da equipe, onde decidiram em comum acordo propor após as eleições a fim de não sofrer interferência de candidatos nas próximas eleições, o que a Vereadora Thays, uma das Vereadoras que defendem a abertura da CPI, concordou com o colega André que também lembrou que vem sendo cobrado sobre o leilão do Ferroviário, e infelizmente não há mais nada a se fazer, visto que o terreno foi passado em 2013 ao FUMPREVI e a justiça fundamenta a legitimidade para ocorrer tal leilão. Alandra lembrou da possibilidade da vinda de uma unidade do Angelina Caron para o Município o que muito irá melhorar para todos que necessitam recorrer à Curitiba para tratamentos oncológicos. Ratko manteve sua indignação com a falta de suporte e serviços precários prestados pela Sanepar. Godoy lembrou o assunto do leilão do Ferroviário, que o assunto passou pela casa de leis em 2020, que entende toda a importância e contribuição do Estádio, onde aconteceu também o Programa Paraolímpico, porém no que tange a Lei estão impossibilitados de impedir algo neste sentido.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto, dirigiu-se diretamente ao vereador Emerson Lourenço, lembrando que na Câmara Municipal, em Sessão Ordinária, é necessário manter a ordem e respeitar o regimento interno. Cordovan Neto parabenizou a Sra. Salete pelo excelente trabalho prestado à população, a aluna contemplada com a Moção de Aplausos Luísa Pedrolli, os atletas vencedores dos Campeonatos no último final de semana, entre eles de futsal e basquete masculino classificados em primeiro lugar, a família do Jairo de Paula pela arquibancada inaugurada nos últimos dias no Bairro São Cristóvão; e suas participações nos Eventos da Capital, a Sessão Solene de Outorga na Câmara Municipal de Curitiba e a Audiência Pública de Violência nos Estádios, a qual participou. Cordovan Neto também comemorou o Projeto Brincando e Aprendendo que contemplará 38 parquinhos nas Escolas do Município.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *