Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 21ª SESSÃO ORDINÁRIA

21ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações foram de iniciativa dos Vereadores: Ednilson de Godoy (DC) que solicitou asfaltamento para Rua Eduardo Mikowski no Bairro São Gabriel; Júlio Adilson Pires Filho (PP) pediu a instalação de proteções ao longo da Av. Iguaçu para impedir acidentes com veículos adentrando no leito do Rio Iguaçu; José Pedro Walck (PSD) indicou a necessidade de substituição dos caixas eletrônicos da agência de União da Vitória e a Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) solicitou estudo para melhorias na fluidez do trânsito em vias próximas à Rua José Júlio Cleto da Silva.

A palavra foi utilizada pelo Vereador Emerson Lourenço Litwinski (UNIÃO) no grande expediente que discorreu a respeito do cemitério no Distrito de São Cristóvão relatando e mostrando imagens da construção de gavetas que segundo ele, estão irregulares.

Em votação única foi aprovado em unanimidade o PL 16/2024 que cria vaga na Lei Municipal n. 3058/2003 que dispõe sobre a reestruturação da organização funcional de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de União da Vitória e dá outras providências.

Em 2ª discussão foram aprovados em unanimidade o PL 11/2024 que dispõe sobre utilidade pública à Associação Panteras do Vale e o PL 14/2024 que aprova o Plano Municipal de Cultura de União da Vitória – PMC. Em 1ª discussão também aprovado em unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 12/2024, que dispõe sobre a denominação de Emília Domingues Slonski o Centro Paradesportivo do Bairro Rio D´Areia.

Os requerimentos acolhidos pelos EDIS foram de iniciativa dos vereadores: Ednilson de Godoy (DC) para que seja realizado estudo para desenvolver projeto para Implantação de Oficina de Órteses, Próteses e meios auxiliares de locomoção distribuídos via SUS para pessoas com doenças crônicas e deficiências. Sidnei Lorensini (PSD) solicitou via de acesso à colônia Rio Vermelho e os Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Ednilson de Godoy (DC) solicitaram pavimentação asfáltica na estrada municipal da Colônia Correntes e a Vereadora Thays Bieberbach (PT) requereu informações referentes às escolas municipais e projetos que visam a segurança das crianças na rede municipal de ensino.

Os vereadores Vereadores Valdecir José Ratko (UNIÃO), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (DC), Celso Carlos Rocha (MDB), Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Ednilson de Godoy (DC), Emerson Lourenço Litwinski (NOVO), Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Thays Bieberbach (PT) homenagearam os presidentes das Associações de Bairros de União da Vitória.

O assunto mais comentado pelos vereadores foi a respeito da moção de repúdio aprovada pelos vereadores com exceção da vereadora Thays Bieberbach (PT). A moção da Câmara Municipal de União da Vitória manifestou repúdio veemente à decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o porte da maconha para uso pessoal. Os vereadores Valdecir Ratko, André Henik, Anderson Cardoso, José Pedro, Cordovan Neto, Alandra Roveda, Ednilson de Godoy e Emerson Lourenço usaram a palavra expondo inúmeros motivos em defesa principalmente de crianças, adolescentes e das famílias que tem a triste realidade em conviver com usuários de drogas e mostraram-se contrários a decisão do STF, que segundo eles, fere a constituição desrespeitando a ordem dos poderes. O vereador Cordovan Neto mencionou a necessidade da ordem e harmonia e exemplificou que da mesma forma a casa legislativa não pode julgar uma inocência ou não judicialmente. Os vereadores falaram do risco com a liberação do porte de 40 gramas para uso pessoal, fomentando o tráfico e facilitando o acesso à crianças e adolescentes, causando mais problemas futuros com a dependência de drogas. O vereador Cordovan Neto exemplificou ainda que um professor ao ver um aluno portando a substância fica de mãos atadas para evitar problemas com drogas até mesmo dentro das escolas. O presidente Ratko falou sobre o sofrimento de pais que tem filhos dependentes, e os EDIS foram enfáticos e concordantes no pedido para deputados e senadores que representam o estado do Paraná, para que tomem providências para tentar reverter tal situação.

A palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores José Pedro Walck, Cordovan Frederico de Melo Neto, Ednilson de Godoy, Anderson Cripa Luis Cardoso, Thays Bieberbach, Emerson Lourenço, e Valdecir José Ratko.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória

 

Veja Também

17ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores Celso Carlos Rocha (MDB), André Cristiano Henik (DC), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *