Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 21ª SESSÃO ORDINÁRIA – PROJETO PARQUINHOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

21ª SESSÃO ORDINÁRIA – PROJETO PARQUINHOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

Realizada a 21ª Sessão na Câmara de Vereadores de União da Vitória, transmitida ao vivo pela internet com restrição de público presencial devido à pandemia.

A Tribuna Popular recebeu a visita do Sr. Luiz Bassi Neto, que falou sobre a importância da equoterapia aos portadores de algum tipo de deficiência, ou aqueles que tem algum tipo de bloqueio emocional, como a síndrome do jaleco branco. A equoterapita envolve três ou quatro pessoas incluindo o fisioterapeuta. Bassi contou sobre o caso de um autista de 23 anos de idade, que tinha dificuldade com contato físico e através da equoterapia, no prazo de dois meses teve evolução significativa, entre casos de crianças portadores de algum tipo de deficiência e deram seus primeiros passos lá no Rancho 2N, de sua propriedade onde a terapia é fornecida. Diversas atividades que para muitos são normais, mas, para quem tem o problema e sua família, significam enormes conquistas. Bassi contou como foi sua própria evolução e aproximação desde sua infância com o cavalo, onde ele entendeu ainda quando criança que a comunicação deveria ser feita pelo amor, e assim é a ligação entre o profissional, o fisioterapeuta, o animal e o paciente.

Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores Ednilson de Godoy (PV) o qual falou sobre Projetos e Instituições que atendem pessoas com dificuldades ou necessidades especiais, como a Associação Laços de Amor Down, e lembrou a população de ligar para os telefones 3522 4748, caso aviste alguém passando frio nas ruas. Thays Bieberbach (PT) falou sobre sua trajetória na vida política e seu Projeto de número 18/2021 rejeitado pela maioria da Equipe na semana anterior, causando muita polêmica pela vereadora que citou os três vereadores que foram a seu favor. Em seguida o Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) fez uso da Tribuna para falar do Projeto Parquinho nas Escolas que será implantado em União da Vitória e sua importância, onde em breve as crianças voltarão às aulas presenciais e com isso terão a oportunidade de socializar-se, compartilhar, respeitar regras e viver em ambiente social. O Projeto terá o envolvimento de diversas áreas do Executivo entre a Secretaria da Educação e os recursos que virão através do Deputado Alexandre Curi. Anderson Cripa Luis (PROS) utilizou a Tribuna para esclarecer os fatos abordados pela Vereadora representante da Esquerda Thays Bieberbach nas redes sociais e os ataques sofridos por ele e demais Vereadores, que não concordaram com a alteração proposta no Conselho da Mulher proposta pela Vereadora. Anderson salientou que o Conselho já existe e ele e seus colegas apenas não concordaram no acréscimo de 68 membros que seria desiquilibrado visando beneficiar alguns representantes.

A Vereadora Alandra Roveda (PL) deu entrada no expediente com o Projeto de Lei Ordinária 27/2021 que denomina Viviane Pimentel da Costa o complexo poliesportivo situado na Praça Fredolino Hobi no Bairro São Gabriel, inaugurado na semana passada. Viviane trabalhava no RH da InBrasil e faleceu num trágico acidente automotivo no Bairro São Bernardo deixando marido e duas filhas.

Entre as Indicações, solicitaram pavimentação asfáltica os Vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) em duas ruas do Bairro Cristo Rei, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) no Bairro Rio da Areia e Júlio Adilson Pires (PP) no Bairro São Basílio Magno. André Cristiano Henik (SDD) e Valdecir José Ratko (DEM) solicitaram o fechamento de valetas abertas no Bairro Panorama. Anderson Cardoso indicou a construção de um Parque Infantil no Bairro Rio da Areia. Alandra Roveda (PL) indicou a construção de um refeitório na Escola Municipal Professora Maridalva de Fátima Palamar no Bairro São Braz.

Foram votados e aprovados em primeira discussão os Projetos de Lei Ordinária 24/2021 que declara de utilidade pública a Cáritas Diocesana de União da Vitória; 25/2021 que declara de utilidade pública a Associação de Assistência às pessoas que precisam de equoterapia de União da  Vitória  – PR. AAPPE. Os vereadores José Pedro Walck (PSB), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Celso Rocha (MDB) e Waldir Cortellini (PSB) absteram-se dos votos na discussão do Projeto 29/2021 que dispõe sobre alteração da Lei n. 4923 de 20 de maio de 2021, que autoriza a concessão de auxílio emergencial aos permissionários do serviço de transporte escolar público e privado, taxistas em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid 19 e dá outras providências. O projeto foi aprovado pela maioria em primeira discussão.

Fizeram uso da Palavra Livre, no Pequeno Expediente os Vereadores Ednilson de Godoy (PV) que falou sobre seus Projetos e o veículo que está solicitando junto ao Vereador Ratko para atender a demanda exigida na Instituição Autismo sem Barreiras. A Vereadora e Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) parabenizou Cordovan pelo Projeto para implantação de parquinhos para as Escolas, comentou sobre a inauguração do Meu Campinho no São Gabriel, onde buscou recursos pessoalmente com o Deputado Alexandre Curi para a conquista, sobre a inauguração da mini arena no Hortz Waldraff e os muitos que ainda estão por vir, falou também sobre a emenda de 400 mil reais vinda do Deputado Valdir Rossoni para Hospital Maternidade em União da Vitória. Ao final de sua fala deixou claro todo seu empenho nos quatro anos anteriores como vereadora na luta em favor das mulheres, onde já havia votado favorável ao Projeto do Conselho da Mulher, criou a Lei do Feminicídio e lembrou diversos atos em relação às causas femininas. Thays Bieberbach (PT) lembrou do dia do orgulho LGBTQIA e novamente discordou da Vereadora Alandra. Alandra então disse que a Vereadora do PT mentiu que os Vereadores são contra políticas públicas que favorecem as mulheres, visto que, apenas são sim contra as alterações propostas no Projeto 18/2021, causa de toda a polêmica. José Pedro, Emerson e André também fizeram coro reafirmando suas liberdades de voto em relação a não concordância com a proposta da Vereadora Thays. Celso Rocha (MDB) e Waldir Cortellini (PSB) também fizeram uso da palavra no embate. Anderson fez uso da palavra reafirmando-se também contra a apresentação da Vereadora lembrando um versículo da Bíblia e seu posicionamento prezando por bons costumes.

O Presidente da Mesa Cordovan Frederico Melo Neto agradeceu a presença de Luiz Bassi Neto e à todos que acompanharam a Sessão.

Em sessão extraordinária foi votado e aprovado por unanimidade em primeira discussão o Projeto de Lei Ordinária 12/2021 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício de 2022 e da outras providências.

Veja Também

16ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (DC), que solicitou a manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *