Home / Notícias / 23ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVA PROJETO SOBRE ACESSIBILIDADE

23ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVA PROJETO SOBRE ACESSIBILIDADE

Devido ao pedido de afastamento do Sr. Celso Carlos Rocha (MDB), o seu suplente, Vereador Altair de Souza, tomou posse e assumiu a vaga por 31 dias iniciando sua participação neste dia.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para colocação de iluminação pública em via que dá acesso ao Bairro Bela Vista e reativação de banheiros na Praça Central junto ao terminal urbano, Ednilson de Godoy (PV) para construção de duas salas de aula na Escola Municipal Antonieta Montanari no Bairro São Basílio, Alex de Anastácio (PSD) para campanhas de vacinação de animais domésticos contra raiva e outras doenças e instalação de sede própria do SAMU, André Cristiano Henik (SDD) para reinstalação de ponto de ônibus em via do Bairro São Cristóvão e para melhorias na estrutura física da Unidade Básica de Saúde do Sagrada Família, Sidnei Lorensini (PSD) para melhorias em via do Bairro Muzzolon.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador Ednilson de Godoy (PV), ele falou a respeito de diversos projetos de lei de sua autoria e coautoria, nos quais, além de representar a população, defende a bandeira das pessoas com deficiência em União da Vitória e região.

Foi aprovado em votação única, com voto contrário do Vereador Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), o Projeto de Lei Ordinária O Projeto 14/2022 de autoria do Poder Executivo, que cria a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social – SEACIS – na Prefeitura Municipal de União da Vitória e dá outras providências.

O Projeto foi motivo de muita discussão durante a Sessão. O Vereador Emerson chegou a pedir, em discussão, as vistas do Projeto, alegando a necessidade de maior avaliação, o que não foi acolhido pelos colegas e o Projeto seguiu para votação. Emerson questionou os cargos e a manutenção da secretaria. Alguns EDIS reclamaram do tempo que o Projeto estava na Casa em avaliação. A Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, disse que indagou ao Executivo sobre vários aspectos do Projeto, entre eles o recurso para a manutenção da secretaria, e que lhe foi respondido que teriam recursos. A grande maioria dos vereadores apoiou a criação de Secretaria para atender todos que necessitam, e inclusive, tiveram seus representantes presentes na Sessão.

Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 18/2022 que denomina de Edimar Machado dos Santos a área de Lazer situado na Rua Rio de Janeiro, no Bairro Bom Jesus.

O Requerimento ficou por conta do Vereador Alex de Anastácio (PSD) para o desenvolvimento do Projeto dia do “Grafite na Cidade”. Alex comentou que já viu o Projeto com sucesso em algumas cidades, o que significa uma forma de reunião dos jovens desenvolvendo a arte, levando pessoas aos pontos turísticos e incentivando as crianças ensinando a preservação do patrimônio público.

A Moção de Aplausos foi de congratulação pelos 35 anos do Grupo Verde Vale FM e de pesar pelo falecimento da Sra. Ana Maria de Melo Mano, reconhecida professora do Vale do Iguaçu e tia do Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto.

A Palavra Livre teve a participação dos Vereadores Altair Lourenço de Souza (MDB) que agradeceu as boas vindas, Emerson Lourenço (AGIR), Alandra Roveda (PL), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS), André Henik (SDD) e Ednilson de Godoy (PV). O assunto mais comentado foram as observações de cada um a respeito do Projeto 14/2022 aprovado pela equipe, com voto contrário do Vereador Emerson. Alandra comentou sobre Leis antigas que não estão sendo cumpridas, à exemplo da Lei do diagnóstico precoce do autismo nos CMEIS, questionando o motivo do serviço não ser fornecido, assim como a publicidade para o prazo de 30 dias para exames oncológicos além de outras observações, como a não sanção até o momento do Projeto de Lei aprovado na Casa para desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Alex complementou que é necessário cobrar o Executivo e fiscalizar. Muitos colegas parabenizaram o Vereador Godoy pelo trabalho exemplar que desenvolve em prol de pessoas com deficiência.

Cordovan finalizou a Sessão dando sua opinião sobre a Secretaria que será criada através da aprovação do Projeto de Lei 14/2022, dizendo que o vê com bons olhos e lembrou que há poucos anos a inclusão social foi tendo conquistas significativas, desde a década de 80. Cordovan Neto mencionou o importante trabalho das Associações que cada vez mais, contam com pessoas que dispõe do seu tempo por uma boa causa, fazendo a diferença no dia a dia de quem necessita de apoio, hora conseguindo repasses por parte do município ou captando recursos. Cordovan Melo Neto lembrou da gestão do ex prefeito Santin Roveda, em que foi secretário de esporte e participou da evolução e conquistas para a causa; salientando que, através da Secretaria, o público que necessita de apoio nesse sentido, sabe que através dela, poderão buscar recursos em âmbito estadual e federal existentes, porém estar capacitado e preparado para saber onde buscar e como receber, é fundamental. Cordovan falou que, a partir de agora a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento do trabalho é fundamental, e com certeza a população de União da Vitória, terá mais benefícios com suporte, segurança, saúde e qualidade de vida, sem privar quem precisa do serviço.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara de União da Vitória