Home / Notícias / 28ª SESSÃO ORDINÁRIA – CAPS INSTRUI POPULAÇÃO SOBRE PROBLEMAS DE HUMOR

28ª SESSÃO ORDINÁRIA – CAPS INSTRUI POPULAÇÃO SOBRE PROBLEMAS DE HUMOR

As Indicações da 28.a Sessão ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para implantação do Projeto Meu Campinho no Bairro Cidade Jardim e para construção de Centro Comunitário no Loteamento Jardim Muzzolon, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para placas indicativas em via do Distrito de São Cristóvão, Alandra Roveda (PL) para melhorias na estrutura física no Centro de Atenção Psicossocial através de recursos de fonte estadual ou federal.

Nessa época do ano, algumas datas servem para pontuar a necessidade de se falar, sempre com atenção, sobre saúde mental. Ao final de agosto tivemos o Dia do Psicólogo, e agora com a entrada do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio tivemos a participação do Sr. Dennys Keyiti Shintaku, Psicólogo Ambulatorial Clínico do CAPS, do Centro de Atenção Psicossocial que falou sobre “Saber Viver”. Dennys ressaltou a importância de atenção do próprio indivíduo, seus familiares e pessoas próximas, aqueles que sentem-se angustiados, desesperados, com humor mais deprimido.  Essas pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, nesta oportunidade o médico avalia através de exames adicionais e direciona o devido encaminhamento ao serviço necessário. Todos os níveis de depressão podem e devem ser tratados, a depressão tem cura! Todos merecem viver bem! O CAPS acolhe todos que precisam, inclusive para auxiliar no que for necessário. O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS fica na Rua Clotário Portugal, 889, ao lado do Cemitério de União da Vitória e está de portas abertas para receber todos que necessitem dos serviços.

Quem utilizou o Grande Expediente foi a Vereadora Simone Cristine Alves Lourenço (PSD), que agradeceu o acolhimento por parte dos colegas vereadores. A Vereadora, então suplente do partido de Sidnei Lorensini, que solicitou licença pelo período de 30 dias. A Vereadora agradeceu as boas vindas da equipe e funcionários da Casa de Leis e citou diversas situações de melhorias, como abastecimento e transporte público em Bairros e locais distantes do Centro do Município.

A Vereadora Thays Bieberbach (PT) teve uma indisposição e precisou ausentar-se em meio a Sessão.

Em 2.a discussão foi aprovado por unanimidade: Projeto de Lei 28/2022 que denomina de “Joaquim da Silva Jordão” a Rua 765 localizada no Bairro Rio D´Areia em União da Vitória; e Projeto 38/2022 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2022 com recursos de anulação de dotações.
Em 1.a discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 25/2022 que declara de utilidade pública a Associação Clube Atlético União – ACAU; e 22/2022 que denomina de “José Oraci Rodrigues Peixoto” a Rua 325 localizada no Bairro Rio D´Areia.

Os Requerimentos propostos e acolhidos por unanimidade da Equipe foram: Do Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) para construção de cobertura ao lado do Centro Comunitário do Bairro São Sebastião, Simone Cristine Alves Lourenço (PSD) para abertura de nova linha de transporte público no Bairro Nossa Senhora das Vitórias, Ednilson de Godoy (PV) para disponibilização de kit lanche para pacientes que se deslocam para tratamento fora de domicílio, em outros Municípios; Alandra Roveda (PL) para campanha de separação de material reciclável, Alex de Anastácio (PSD) para instalação de mais unidades bancárias no Distrito de São Cristóvão.

As Moções acolhidas pela Casa foram: do Vereador Alex de Anastácio (PSD), aplausos ao Colégio São Cristóvão pelos seus 69 anos, Cordovan Melo Neto (PP) aos profissionais de Educação Física pela passagem do dia 1.o de setembro dia do educador físico, Alandra Roveda (PL) pelos 5 anos da CBN Vale do Iguaçu, Ednilson de Godoy (PV) ao atleta Everson Loth Flaresso, conhecido como sargento Loth, campeão paranaense de jiu-jitsu pela Confederação Brasileira de jiu-jitsu em 2022, e diversos anos anteriores. Cordovan Melo Neto (PP) homenageou a atleta Isabela Prestes Dissenha e seu treinador Raphael Bohrer, que alcançaram excelentes resultados no Campeonato Nacional de Rédeas 2022 que aconteceu no final do mês de agosto em Araré SP, maior evento da modalidade na América Latina.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Godoy, Cortellini, Simone, Anderson, Alandra e Alex de Anastácio. O assunto mais discutido foram problemas de abastecimento em alguns Bairros do Município, o transporte público em Bairros afastados e a necessidade de organização com relação a resíduos e lixos no Município.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de União da Vitória