Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 32ª SESSÃO ORDINÁRIA

32ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações da Sessão ficaram por conta dos Vereadores Cordovan Frederico de melo Neto (PP) para pavimentação asfáltica em via do Bairro Ponte Nova, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) fez a mesma solicitação em via do Bairro Limeira, Waldir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de estrada rural na Colônia São Gabriel e para manutenção completa incluindo alargamento de estrada próximo a Fazenda UGV; Ednilson de Godoy (PV) solicitou manutenção em via no Bairro São Gabriel e pavimentação asfáltica em via do Bairro São Gabriel. André Cristiano Henik (SDD) para construção de Unidade Básica de saúde no Bairro São Joaquim. Alex de Anastácio (PSD) pediu a revitalização de Praça no Bairro Nossa Senhora da Salete e pediu a documentação atualizada dos contratos da CIHAB.

Um dos, se não o maior comunicador da história do Rádio e da comunicação da região de União da Vitória o jornalista, radialista, comunicador e escritor Antonio Hugein Godoi, cidadão honorário de Porto União, utilizou a Tribuna Popular trazendo o lançamento do seu Livro Jornalismo Real Versus Jornalismo Quântico – Eu te Desafio. O exemplar trazido ao plenário é o décimo título da coleção de livros já escritos através da sensibilidade do ícone da comunicação regional, e se não dizer, a parte da própria comunicação. Godoi, assim popularmente conhecido, valoriza cada palavra recebida em cada instante em seu viver, o que traz a essência da comunicação com olhar à necessidade do povo. Antonio Godoi tem uma trajetória de 46 anos em 9 rádios e 3 jornais, sendo por muitos anos o maior nome da tradicional Rádio Difusora Colmeia de Porto União, que por mais de 60 anos informa a população com alcance e qualidade. Na Colmeia foram 36 anos, 2 anos e meio na rádio Educadora, 2 semanas na Rádio União, 1 ano na Diário da Manhã de Lages/SC, 1 ano na Cultura de Campos Novos, 3 em Vacaria e mais 2 em Caçador. Godoi falou sobre sua história de vida, dificuldades enfrentadas e batalhas vencidas, teve ao seu lado sua esposa Erica Maria Schmidt Godoi e a filha, Camila Godoi, sua sucessora na Comunicação, Jornalista renomada que comanda o Programa Esporte Total na Rádio Educadora Uniguaçu. O escritor fala sobre sua narrativa através de 580 crônicas, reportagens e mensagens, abrangendo a estruturação do sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense, citando diversas necessidades e lutas da população, e ainda, homenageando personalidades importantes para a construção da nossa história, aqueles que lutaram e continuam lutando. Godoi cita ainda desafios enfrentados, a exemplo da Pandemia do Covid-19 apontando o esporte como um grande parceiro, exemplificando o ciclismo como aliado da saúde física e mental. Durante sua palavra na Tribuna, além de cumprimentar e reconhecer os amigos que o prestigiaram, Godoi fez algumas solicitações e reconhecimentos através de seu exemplar, dirigindo-se e recebendo algumas personalidades, entre elas o Prefeito de União da Vitória em exercício, Jairo Clivatti. O escritor lembrou de algumas necessidades específicas, entre elas as ciclo e motofaixas. À Câmara Municipal o escritor solicitou a parceria com olhar ao Bairro João Paulo II para a manutenção da quadra de esportes localizada na Rua São João do Triunfo. Godoi foi prestigiado no Plenário da Câmara Municipal por diversos amigos e colegas, além de familiares e autoridades, junto ao reconhecimento de toda equipe de Vereadores da Casa de Leis.

Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores, Presidente da Casa de Leis Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Alex de Anastácio (PSD). Ambos exploraram o assunto sobre as eleições e os candidatos apoiados em seus mandatos. O Presidente da Casa Cordovan Neto fez um belo discurso incentivando os representantes do povo, onde o objetivo é o bem da sociedade como um todo, parabenizando e lembrando de todos os representantes da região, que disputaram ou venceram as eleições, citando também o nome dos colegas EDIS que propuseram-se à representar a população na Câmara Legislativa Federal e Estadual, Emerson Lourenço Litwinski e Thays Bieberbach. Cordovan Neto lembrou da necessidade do eleitor em buscar sempre informações, interando-se da política, cumprindo sua missão com seu mais poderoso instrumento de decisão do futuro da nação, o voto.

Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 17/2022, que estabelece direitos e consolida a política municipal para a população em situação de rua em União da Vitória, e 24/2022 que institui no Município a Semana da Prematuridade e dá outras providências.

Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 42/2022 que autoriza a regularização fundiária através do “Programa Moradia Legal” da ocupação incidente em área pública da localidade de Lagoa Dourada em União da Vitória.

O Requerimentos de número 79/2022 foi do Vereador Alex de Anastácio (PSD) que solicitou ao Comandante do 27.o batalhão de Polícia Militar de União da Vitória a disponibilização de mais patrulhamentos a fim de inibir furtos em comércio e empresas.

Fizeram uso da Palavra Livre Thays Bieberbach (PT), Waldir Cortellini (PSB), Ednilson de Godoy (PV), André Henik (SDD), Alandra Roveda (PL) e Anderson Cardoso (PROS). O assunto mais comentado durante a Sessão pelos EDIS foi sobre os candidatos apoiados em seus mandatos e eleições, Alandra lembrou e enfatizou a respeito de uma proposição já protocolada na Casa de Leis, referente a situação da UNIUV solicitando Audiência Pública para avaliação da situação estrutural, econômica e financeira da Instituição.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *