Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 34ª SESSÃO ORDINÁRIA – OUTUBRO ROSA

34ª SESSÃO ORDINÁRIA – OUTUBRO ROSA

Na noite de 25 de outubro aconteceu a 34ª Sessão Ordinária, noite marcada com a presença da Equipe de Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em virtude ao Outubro Rosa.

Conforme resolução MD N.o 3/21, foi concedido o afastamento por 30 dias do Vereador Ednilson de Godoy e o Vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Suplente do PV ocupa a cadeira junto ao Poder Legisativo e nomeado pelo Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto, o Vereador Anderson Cardoso (PROS) o lugar do segundo Secretário Celso Godoy.

Indicações dos Vereadores: André Cristiano Henik (SDD) solicitando oficiar o INSS para disponibilizar mais profissionais na realização de perícias no Município; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) a manutenção no Posto de Saúde do Bairro Rio D´Areia; Alandra Roveda Grando (PL), a manutenção e melhoria do muro da Escola Municipal Clementina Lona Costa no Bairro São Bernardo e verificação dos equipamentos instalados nos “Meus Campinhos” nos últimos meses no Município, pois, muitos vêm apresentando problemas e de Júlio Adilson Pires Filho (PP) para a instalação de estacionamento de motocicletas com as respectivas pinturas no Bairro São Basílio Magno em frente ao Route Beer, frequentado por motociclistas.

A Tribuna Popular foi utilizada, à convite da Vice-Presidente Alandra Roveda Grando (PL), pela Sra. Rosa Augusta Hausen, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer que falou sobre os tipos de exame necessários fazer com frequência, começando pelo auto exame e a mamografia que deve ser feita conforme da visita periódica ao médico ginecologista e a manutenção do exame preventivo anual. Rosa Augusta mostrou em apresentação multimídia as diversas formas utilizadas para chamar a atenção da população sobre o Outubro Rosa e a conscientização necessária para os cuidados de prevenção com o câncer, sendo que o de mama é o primeiro em mortalidade e o segundo em incidência, lembrando ainda que a doença pode também aparecer em homens, mas que, a doença pode sim ser curada, quanto antes for diagnosticada. Rosa mostrou em sua apresentação as fotos das instalações da Rede em União da Vitória, contou a história desde sua fundação na década de 60, mencionou todos os serviços prestados, desde atendimento psicológico, terapias, fisioterapia, oficinas, atendimento especializado através de nutricionista, o treinamento através de receitas que ajudam na imunidade dos pacientes oncológicos, o salão com a confecção de perucas para doação, os bazares e confecções de artesanatos da Casa Bebel, os Eventos realizados para arrecadação de fundos, o trabalho gigantesco em prol do próximo com a colaboração das voluntárias da Casa Bebel, Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória, que atende sem discriminação de credo, raça, gênero, condições econômico e financeiras, classe social, religião, partido político, atende a toda população, primando pelo suporte social com ética, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, acometidos dos por todos os tipos de câncer, sendo cadastrados até setembro de 2021, 2066 pacientes sendo que destes 1108 óbitos e 622 em alta e 336 em tratamento. Para todos que queiram ajudar, são muitas as formas, através da Nota Paraná, doações de qualquer coisa que já não utilize no Bazar da Casa Bebel, compra dos produtos da Rede sendo artesanatos novos ou utensílios seminovos, doações financeiras ou trabalho voluntário, para isto o contato da Rede Feminina é 3522 7060.

O Grande Expediente foi explorado pelo Vereador do PV Clodoaldo Goetz que falou sobre a necessidade de revisão do Plano Diretor atual, pois o que foi proposto pela Empresa licitada é totalmente inviável e não promove o desenvolvimento de União da Vitória e que é necessário pensar no Plano que vislumbre o progresso do Município. Clodoalgo lembrou ao final do Dia Engenheiro Civil, parabenizando todos os colegas de trabalho que ajudam no desenvolvimento do País.

Foi votado e aprovado com Voto contrário da Vereadora Thays Bieberbach (PT) o Regime de Urgência do Projeto N.o 57/2021 de autoria do poder Executivo, que dispõe sobre alterações nos Artigos 61 e 65 da Lei Municipal N.o 3621/08.
Em votação única, por unanimidade foi aprovado o Projeto N.o 56/2021 que institui o regime de Previdência Complementar em União da Vitória fixando o limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo regime próprio de previdência social, de que trata o Art. 40 da Constituição Federal e dá outras providências.

Entre os Requerimentos, os Vereadores: José Pedro Walck (PSD) solicitou estudo para a retomada das escolinhas de futebol, futsal e campo no Município; Clodoaldo Goetz (PV) Alandra Roveda (L), Anderson Cardoso (PROS) André Henik (SDD), Cordovan Melo Neto (PP) José Pedro Wallck (PSD), Júlio Adilson Pires (PP) e Valdecir José Ratko (DEM) para contato do Poder Executivo com a Empresa TESE Tecnologia Arquitetura e Cultura Ltda, empresa contratada para os trabalhos de revisão do Plano Diretor e seja marcada uma reunião com a Equipe Técnica da Empresa, junto à Equipe Técnica Municipal, Conselho de Desenvolvimento Municipal e Poder Legislativo. Em discussão José Pedro comentou a grande valia do Requerimento, que estudou o Plano Diretor, e que o melhor seria rescindir o contrato e a própria Prefeitura idealizar o mesmo com a aprovação do Poder Legislativo, visto que as propostas são incabíveis e acredita que a Empresa licitada não conhece o Município, Emerson comentou sobre o valor, porém Zé Pedro diz que a Prefeitura é obrigada a pagar já que é feita uma licitação para este, a Vereadora Alandra disse q precisa quebrar o contrato, visto que são inúmeros absurdos e desta forma iria engessar 80% da cidade dando apoio ao Requerimento, que é aprovado por unanimidade da Equipe.

O Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) junto a os colegas propôs um voto de aplausos aos Servidores Públicos Municipais tendo em vista o dia do Servidor Público que terá seu dia comemorado em 29 de Outubro e a Vice-Presidente da Casa, Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) propôs um voto de aplausos à Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo trabalho prestado. Alandra ao final da leitura pede a quebra do Protocolo para aplaudir as voluntárias que estiveram presentes no Plenário.

Fizeram uso da Palavra Livre, os Vereadores José Pedro Walck (PSD), André Henick (SDD) que comentou a passagem de sua mãe como voluntária e paciente da Rede Feminina, recebendo todo suporte das voluntárias; Clodoaldo Goetz (PV) , Valdir Cortellini (PSB), Anderson Cardoso (PROS) que falou sobre o Programa Prefeitura nos Bairros e Alandra Roveda que que agradeceu a presença das voluntárias pedindo apoio aos colegas ao Ofício que será encaminhado pedindo a necessidade de nova instalação para a Rede Feminina, pois o atual é do Estado do Paraná. Alandra também comentou sobra a entrega dos 22 automóveis pela 6.a Regional agradecendo ao Secretário de Saúde Beto Preto e Deputado Alexandre Curi que esteve no Município para a entrega.

O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto finalizou a Sessão ressaltado a visita do Deputado Alexandre Curi na entrega dos 22 automóveis que atenderão à 22 Municípios entre União da Vitória e Região e parabenizou as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo trabalho prestado à sociedade agradecendo a presença de todos.

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *