Home / Notícias / 39ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM AO SESC/SENAC e 18ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NOMEIA DE PADRE SILVANO SURMACZ A FARMÁCIA DO SUS NO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO

Entre as Indicações da penúltima Sessão Ordinária da Câmara de União da Vitória, estiveram por conta dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV), para implantação de faixa elevada em via do Bairro Rocio e manutenção de via do Bairro São Sebastião e Alandra Roveda Grando (PL) para idealização de um Mapa Indicativo à ser colocado na entrada da Prefeitura relacionando os serviços disponibilizados, secretarias competentes, respectivos contatos e funcionamento e também a revitalização da área de recreação junto a um novo parquinho no terminal urbano na Cidade em frente à Estação Ferroviária.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Senhor Alexandre Otaviano, Gerente Executivo do SESC e Angela Maria Novakowski, Gerete Executiva do SENAC. Ambos falaram das áreas de atuação e atividades desenvolvidas na Instituição, dentro do Programa de Desenvolvimento e Gratuidade, o SESC disponibiliza atividades 100% gratuitas destinado à pessoas de baixa renda, campanhas de arrecadação e diversos trabalhos e áreas de atuação contribuindo com a sociedade através de trabalhos sociais a fim de disponibilizar ao indivíduo melhores perspectivas futuras. Angela falou sobre as atividades ao longo de 2021, dos desafios em com a pandemia continuarem se reinventando e pensando na necessidades dos estudantes, assim, com 445 alunos totalmente gratuitos o SESC SENAC atendeu e destes, 100 foram como aprendizes para o mercado de trabalho. O aprendiz aprende na empresa e dentro do SENAC, saindo capacitado para o mercado de trabalho. Angela salientou os trabalhos desenvolvidos presenciais de antes da pandemia e que aos poucos foram retomados como cursos presenciais, evidenciou os objetivos do SESC SENAC, e das atividades desenvolvidas em eventos como o Ônibus Lilás feitos em parceria com a Vereadora Alandra Roveda que esteve à frente do Projeto desde seu início, e a parceria disponibilizava o atendimento às mulheres através de diversos formatos de cuidado, valorizando a autoestima das mulheres, Angela espera a retomada das agendas constantes para essas parcerias em prol da população.

Foi votado o regime de urgência dos projetos do Executivo 64/2021, que dispõe sobre o sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Conferência Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Informações e Indicadores do Município, o qual foi reprovado. Em reunião pela manhã a Equipe discutiu o assunto, entendendo que necessitariam de mais informações e especificações a respeito dos métodos do Projeto. Já o Projeto 65/2021, teve seu regime de urgência aprovado por unanimidade pelos EDIS, o qual trata da alteração de Metas da Lei Municipal N.o 4863, de 18 de dezembro de 2019, com estratégias modificadas para o período de 2021 e 2022, em sua grande parte envolvendo nova performance no Plano Municipal de Educação; assim como também foi aprovado o Regime para o Projeto 66/2021, que denomina de Padre Silvano Surmacz a Farmácia do SUS em São Cristóvão.

Entre os Requerimentos, os Vereadores propuseram: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), para limpeza e melhorias no Parque Linear do Rocio, Jose Pedro Walck (PSD) para relatório de todos os veículos de propriedade de União da Vitória constando os abastecidos em novembro de 2021 com nome do motorista, placa e cupom fiscal; André Cristiano Henik (SDD), Alandra Roveda Grando (PL), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Ednilson de Godoy (PV), José Pedro Walck (PSD), Júlio Adilson Pires (PP), Sidnei Lorensini (PSD) e Valdecir José Ratko (DEM) à direção das Empresas de telefonia TIM, OI, VIVO e Claro para melhorias e ampliação do  sinal de telefonia móvel em União da Vitória e região.Em discussão os EDIS comentaram, José Pedro criticou as Empresas, Alandra elogiou o Requerimento lembrando ter feito em sua legislatura anterior uma Moção de Repúdio, pois não tiveram alguma com o passar dos anos, lembrando que em bairros distantes não pega rede de celular e a situação do Bairro São Gabriel, onde foi roubada a fiação do telefone fixo e até agora não tem nem telefone fixo funcionando na localidade, o que até coloca em risco a população, André Henik e Anderson Cardoso também reclamaram das empresas apontando para um momento de emergência que pode custar uma vida e Valdecir José Ratko finalizou a discussão apontando a falta de cuidado e organização total por parte das empresas que sabem sim cobrar as faturas dos serviços que não funcionam.
Emerson Lourenço Litwinski (PTC) solicitou relatório das denúncias feitas antes e depois de assumir o cargo de Vereador à serem enviadas em seu e-mail ou contato particular, o que foi reprovado por 8 Vereadores da Casa.

A Moção de Aplausos foi feita ao SESC SENAC de União da Vitória pelo trabalho desenvolvido e prestado através do Programa de Comprometimento e Gratuidade com foco em famílias de baixa renda e o leque de áreas de atuação em serviços apresentados à Comunidade através de melhores condições e perspectivas envolvendo Campanhas, suportes, cursos, palestras, meios de acessibilidade, aulas remotas e presenciais em diversas áreas de atuação. A Equipe do SESC SENAC esteve presente e na discussão da Moção, recebeu diversas palavras de valorização e agradecimento pelos EDIS em nome da população de União da Vitória junto à uma salva de palmas proposta pela Vereadora Alandra Roveda.

A Palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores Thays Bieberbach (PT) e Anderson Cardoso (PROS) que comentaram sobre suas proposições.

O Presidente Cordovan Neto finalizou a Sessão convocando para a 18.a Sessão Extraordinária, que aconteceu em seguida. Na ocasião foram aprovados por unanimidade os Projetos 65/2021 e 66/2021 em votação única.