Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 39ª SESSÃO ORDINÁRIA – REPROVADO REQUERIMENTO CONTRA OS VEREADORES ANDERSON CARDOSO E ALANDRA ROVEDA

39ª SESSÃO ORDINÁRIA – REPROVADO REQUERIMENTO CONTRA OS VEREADORES ANDERSON CARDOSO E ALANDRA ROVEDA

Devido ao afastamento do vereador eleito e segundo secretário, Ednilson de Godoy (PV) e a posse de seu suplente, Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), o acompanhamento via web do primeiro secretário Valdecir José Ratko (UNIÃO), a mesa diretora contou, conforme a determinação do Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) com, André Cristiano Henik (SDD) como primeiro secretário e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) como segundo secretário.

As Indicações da Sessão foram dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para construção de quadra de basquetebol no Bairro Nossa Senhora do Rocio e criação de farmácia distrital no Bairro Rocio, Alex de Anastácio (PSD) para melhorias em vias do Bairro Cidade Jardim Muzzolon. Ednilson de Godoy (PV) para melhor observação de leis municipais, estaduais e federais relacionadas as pessoas com deficiência na realização de eventos do Município e para realocação da Associação dos Deficientes Visuais do Vale do Iguaçu – ADEVIVI. Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para aquisição de nova ambulância ao Município. Thays Bieberbach (PT) para manutenção de via no Bairro São Joaquim e junto ao colega Sidnei Lorensini (PSD) manutenção de via no Bairro Cristo Rei e São Brás. Alandra Roveda Grando (PL) para instalação de bancos em frente a UPA e Júlio Adilson Pires Filho (PP) a finalização da divisão de ruas no entroncamento da Bernardino Saldanha Muniz, Presidente João Café Filho e Av. Marechal Deodoro da Fonseca.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Vera Lucia Maxiiliano Falk, diretora da SFINGE Associação Esportiva de Futsal.  Vera falou sobre o apoio recebido em 2022 e fez diversos agradecimentos à Câmara Municipal, lembrando que o devido apoio é fundamental à Associação que trabalha voltada para o desenvolvimento do esporte para crianças e adolescentes e auxiliando aqueles que desenvolvem-se e aspiram maior desempenho para competições em âmbitos estadual ou regional. Vera salientou que os vereadores são pessoas fundamentais neste processo, agradeceu todas as parcerias em mais este ano de 2022 e salientou que em 2023 continuarão a batalha, seja na promoção de eventos para contribuir na continuidade do Projeto e estabelecimentos de empresas parceiras vislumbrando sua sustentabilidade.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) que teve como objetivo de sua fala o Requerimento votado durante a Sessão, que solicitava a instauração de processo em desfavor dele e sua colega vereadora Alandra. Anderson caracterizou tal situação como perseguição política e negou as acusações pontuadas em tal requerimento como o vandalismo, salientando que em nenhum momento este tipo de ato aconteceu por ele e os manifestantes. Tratavam-se, segundo o Vereador, de patriotas e trabalhadores, pessoas de bem que prezam por princípios e valores e apenas estavam utilizando sua liberdade de expressão manifestando seus pensamentos. O Vereador citou o artigo da Constituição Federal, onde, conforme o Art. 5.o: “… todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade… e ainda, livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato.”

O Vereador Alex de Anastácio (PSD) também fez uso da palavra no Grande Expediente explorando o assunto referente ao Projeto de Lei de sua autoria, colocado em votação única a homenagem que denomina de Hélio Perez Stefaniu, citando o excelente currículo do oficial de justiça, falecido aos 62 anos deixando esposa e três filhos.

Em seguida foi votado o requerimento de instauração do processo em desfavor dos vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Alandra Roveda Grando (PL). Em substituição à leitura do segundo secretário, André Henik leu o relato da denúncia protocolada na Câmara Municipal no dia 4 de novembro deste ano na Câmara Municipal, alegando a participação na manifestação como um ato criminoso com objetivo de tumultuar e causar o caos, referindo-se ao manifesto democrático como se o fosse antidemocrático e pedindo portanto, a cassação de seus mandatos. Em discussão muitos Vereadores comentaram indignados o caso. A Vereadora e Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda (PL), abriu sua fala lembrando que a censura é expressamente vedada no País livre que somos, Emerson Lourenço Litwinski (AGIR)  e Clodoaldo Goetz (PV) apoiaram os colegas mencionando que, não trata-se da defesa dos colegas, mas da defesa da liberdade de expressão e democracia. A Vereadora Thays Bieberbach (PT), pediu ao presidente para prorrogar a votação,  pedindo para analisarem novos documentos, o qual foi negado pelo Presidente Cordovan, o qual alertou a Vereadora, lembrando que o requerimento havia sido protocolado na Câmara Municipal dia 4 de novembro, o mesmo já havia tramitado para a análise interna dos EDIS e também tratado em reunião semanal das Comissões, sendo ainda a última, na mesma segunda-feira pela manhã, reunião esta que a Vereadora não esteve presente. A instauração do processo foi negado pela maioria dos vereadores, com somente o voto contrário da Vereadora Thays Bieberbach (PT). Muitos munícipes estiveram no Plenário da Câmara Municipal, vestindo verde amarelo em defesa da democracia e da liberdade de expressão em apoio aos vereadores.

Em votação única foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei: 32/2022 que denomina de Hélio Perez Stefaniu a Rua 3ª no loteamento Vila Rica; 47/2022 que ratifica a extinção do protocolo de intenções firmado entre o Município de União da Vitória e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul – CIDEPSUL; 50/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber imóvel por doação, localizado na Rua Moises Malheiros de Araújo e 51/2022 autoriza o poder executivo municipal a receber imóvel por doação localizado nas Ruas Osmar Rômulo Frederico Coradin e Dr. João Augusto Barbosa esquina com a Rua Herminio Millis.

Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade 28/2022 que dispõe sobre programa de criação do programa de incentivo à doação de leite materno em União da Vitória; 31/2022 que institui o Dia Municipal do Antigomobilista e 46/2022 que cria o acervo histórico documental e centro de pesquisa histórica do Município de União da Vitória.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) para pavimentação asfáltica em via do Bairro São Gabriel; Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) que pediu a avaliação do Executivo Municipal para criação de faixas / bolsões para motos em vias com sinalização semafórica e intenso fluxo de veículos. Alex de Anastácio (PSD), Alandra Roveda Grando (PL), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Cordovan Neto (PP), Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) solicitaram estudo para a criação de um Mercado Público ou Municipal. Alandra Roveda Grando (PL) solicitou por requerimento ao Sr. Antonio Marcos Vieira, reunião para falar sobre obras inacabadas por empresa terceirizada da SANEPAR e Thays Bieberbach (PT) solicitou manutenção de via no Bairro São Sebastião.

As moções de aplausos foram: ao Sr. Jair da Silva, o Craque Kico, formado em contabilidade e eletromecânica é atleta, escritor, comunicador e pesquisador proposto pelos vereadores Cordovan Neto, Alandra Roveda, Anderson Cardoso, André Henik, Adilson Pires Filho, e Valdecir Ratko. Cordovan Neto também propôs a Moção de aplausos à equipe ostensiva do 27.0 Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória.

O Pequeno Expediente foi utilizado por Clodoaldo Goetz, que colocou-se à disposição da população; Alandra Roveda, Alex de Anastácio, Anderson Cardoso, Emerson Lourenço, Pires Filho e Cordovan Neto, o assunto mais comentado pelos EDIS foi a homenagem prestada pela Câmara ao Craque Kico, as boas-vindas ao colega Clodoaldo Goetz.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara Municipal de União da Vitória.

 

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *