Home / Notícias / 41ª SESSÃO ORDINÁRIA – ELEIÇÃO MESA DIRETORA RATKO É ELEITO O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE UNIÃO DA VITÓRIA

Na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, aconteceu a eleição da Mesa Diretora dos trabalhos legislativos para o biênio 2023/2024.

O 1° Secretário Valdecir Ratko e o Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) apresentaram aos EDIS o formato da eleição, com a leitura dos direcionamentos para sua procedência conforme art.18 do regimento interno da Câmara Municipal, através de voto aberto.

Valdecir José Ratko (UNIÃO) foi eleito o novo Presidente da Casa, contando com os votos da quase totalidade dos EDIS, com exceção do Vereador Emerson Lourenço (AGIR).

Para Vice-Presidente os nove Vereadores que elegeram Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) foram Alandra Roveda, Alex de Anastácio, Valdecir Ratko, Cordovan Neto, André Henik, Adilson Pires Filho, Sidnei Lorensini, Anderson Cardoso e Clodoaldo Goetz. Os Vereadores Celso Rocha, Thays Bieberbach e Waldir Cortellini votaram em Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Emerson Lourenço votou em Celso Carlos Rocha (MDB).

André Cristiano Henik (SDD) é eleito o 1° Secretário pela maioria dos Vereadores, com exceção de Emerson Lourenço, o qual votou em Celso Roocha.

Alandra Roveda Grando (PL) é eleita ao cargo de 2° Secretário com os votos de Clodoaldo Gotez, Alandra Roveda, Adilson Pires Filho, Anderson Cardoso , Valdecir Ratko, André Henik, Sidnei Lorensini e Cordovan Neto. Os Vereadores Thays Bieberbach, Celso Rocha, Alex de Anastácio, Waldir Cortellini votaram em Júlio Adilson Pires (PP) e Emerson Lourenço em Celso Rocha.

O Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto, declarou eleitos e empossados os membros da nova mesa diretora da Casa de Leis que assumirá automaticamente no dia 1° de janeiro de 2023.

O novo Presidente eleito Valdecir Ratko, utilizou a Tribuna e falou sobre sua trajetória, conhecimento em gestão pública e envolvimento com a população, antes mesmo de seu primeiro mandato como vereador. Valdecir Ratko que está em seu terceiro mandato, fez diversos agradecimentos, entre eles, aos colegas que lhe elegeram como Presidente, onde em sua perspectiva futura, almeja uma gestão modelo para a Casa de Leis de União da Vitória.  Ratko agradeceu a mesa a qual fez parte como primeiro secretário, parabenizou a postura do atual Presidente Cordovan Neto, que agiu sempre com lealdade e transparência, mantendo a Casa sempre com idoneidade, proteção e segurança. Ratko agradeceu ainda a Deus, esposa e sua mãe, que estiveram presentes acompanhando a eleição no plenário vislumbrando um excelente trabalho para o próximo biênio junto aos colegas.

Ao final da Sessão, conforme o regimento, o Presidente Cordovan convidou os líderes de bancada para a reunião de eleição das comissões permanentes, onde ficaram definidas:

CCJ – Presidente André Henik, Vice Alex de Anastácio, Membro Júlio Adilson Pires Filho;
Finanças – Presidente Anderson Cardoso, Vice Cordovan Neto e Membro Alandra;
Obras – Presidente Clodoaldo Goetz, Vice Waldir Cortellini e Membro Thays Bieberbach;
Educação – Presidente Sidnei Lorensini, Vice Celso Rocha e Membro Emerson Lourenço.

Ainda durante a 41ª Sessão, Clodoaldo Goetez (PV) utilizou o Grande Expediente em homenagem ao dia do engenheiro comemorado dia 11 de dezembro.

Os Vereadores que propuseram indicações foram Alex de Anastácio (PSD) que solicitou a manutenção de via do Bairro Panorama e da Rua Godofredo Grolman no Bairro São Bernardo, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para podas de árvores na Vila Ferroviária e limpeza de fossas no conjunto Frei Pedrinho no Bairro São Gabriel.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória