Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 42ª SESSÃO ORDINÁRIA – CORDOVAN NETO DESPEDE-SE DA PRESIDÊNCIA COM PROJETO DE SUA AUTORIA APROVADO

42ª SESSÃO ORDINÁRIA – CORDOVAN NETO DESPEDE-SE DA PRESIDÊNCIA COM PROJETO DE SUA AUTORIA APROVADO

Na noite desta segunda-feira, aconteceu a última Sessão Ordinária do ano de 2022, última também do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto como Presidente da Casa Legislativa de União da Vitória no biênio 2021/2022.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) para limpeza em torno dos postos de saúde no Distrito de São Cristóvão e para reforço dos sinais viários em via do Bairro João Paulo II; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) também pediu melhorias viárias, porém em duas vias do Bairro Rocio. Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Alex de Anastácio (PSD) para reparos em via do Bairro Nossa Senhora da Salete e ambos também solicitaram para a continuidade do serviço de transporte público no Município no período de recesso de fim de ano.

O Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) fez um emocionante discurso de despedida da Presidência do biênio 2021/2022 em formato de retrospectiva e reflexão pessoal. Cordovan Neto relembrou sobre seu trajeto como Presidente, mencionando que no exercício de sua função, sempre agiu com responsabilidade e conhecimento de suas obrigações como vereador e presidente da Casa Legislativa, levando como princípio a imparcialidade, buscando a justiça e os resultados almejados pela população observando sempre a Constituição e as leis, com especial atenção ao regimento interno sem atitudes levianas ou tendenciosas. Cordovan relembrou o enfrentamento da pandemia, as sessões online e as iniciativas dos integrantes da Casa de Leis em defesa da retomada dos trabalhos do comércio e economia com segurança. Referindo-se aos trabalhos da Casa, Cordovan comentou que sempre manteve a ordem, que algumas vezes concordou com os colegas e outras discordou, porém levou sempre em consideração os aspectos jurídicos que regem a Casa, seu regimento e os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Avaliou o período com segurança, satisfação e consciência tranquila cumprindo o dever em sua totalidade, citando que em seus dois anos de mandato teve todas as contas da Casa de Leis julgadas e aprovadas sem nenhuma ressalva pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, resolveu o problema do Concurso público que há muitos anos necessitava ser realizado na Casa de Leis, e não teve no período nenhuma ação ajuizada contra a Câmara ou qualquer pendência com o Ministério Público. O Presidente elogiou com orgulho seus colegas que não gastaram nenhum centavo do dinheiro público com pagamento de diárias ou qualquer tipo de indenização, afirmando que são exemplos de boa conduta, respeito e zelo aos recursos públicos, o que possibilitou a devolução de mais de R$ 6 milhões ao Executivo Municipal, beneficiando diretamente a população. Cordovan Neto lembrou a história de sua família, onde seu avô e pai também foram presidentes da Casa Legislativa. Finalizou seu discurso externando o sentimento de missão cumprida, agradecendo os colegas EDIS, colaboradores e a sociedade, com quem sempre manteve a proximidade da população com a perspectiva de continuarem fazendo sempre o melhor para a cidade, independente da função ou cargo que estará desempenhando.

 

Em votação única foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
29/2022 que dispõe sobre o alinhamento de cargos, fiação aérea e remoção dos excedentes e sem uso, instalados por pessoa jurídica que opere ou utilize rede aérea no Município;
30/2022 que autoriza o poder executivo municipal a criar o projeto artes marciais nas escolas e dá outras providências;
33/2022 que declara de utilidade pública municipal a associação de pais e amigos do basquete de Porto União. Em discussão, Cordovan Neto comentou o Projeto. Além de estar Vereador Cordovan Neto é também educador físico, já esteve à frente do esporte no Município realizando diversos projetos e promoções no segmento beneficiando crianças, adolescentes, jovens e famílias. Em entrevista o Professor Jorge Schwartz, Presidente da Associação, esteve presente e comentou a importância do Projeto.
– Também em votação única foi votado o Projeto de Lei 2/2021 que dá nova redação a Lei Complementar 9/2021 que dispõe sobre o código de obras do Município de União da Vitória, em discussão os Vereadores comentaram o Projeto, Clodoaldo Goetz, Alandra Roveda, Celso Rocha, Alex de Anastácio e Waldir Cortellini manifestando-se contra o Projeto e a necessidade de refação com técnicos preparados. O Projeto foi recusado pela totalidade dos EDIS.

O Requerimentos ficou por conta de Alex de Anastácio que solicitou estudo para manutenção de via do Bairro Bom Jesus.

As moções foram de aplausos aos policiais militares Julio Cesar da Rocha e Frantieres Pinto de Lima; para a Jornada Diocesana Jovem que ocorreu dia 4 de dezembro de 2022, à Loja Herbert Materiais para Construção que completou 68 anos e em homenagem ao Dia do Engenheiro.

Os Vereadores que utilizaram a Palavra Livre foram Júlio Adilson Pires Filho, Alex de Anastácio, Anderson Cripa Luis Cardoso, André Cristiano Henik, Clodoaldo Goetz, Cordovan Neto, Valdecir José Ratko e Waldir Cortellini. Os EDIS elogiaram a gestão de Cordovan Neto como Presidente e agradeceram a parceria desejando a toda população um Feliz Natal e próspero 2023.

Cordovan finalizou enfatizando a honra e orgulho em sentar na cadeira que seu avô Cordovan de Melo, e seu pai Cordovan de Melo Junior, sentaram-se e agradeceu a todos pela oportunidade desejando pleno sucesso ao próximo Presidente Valdecir Ratko e seu vice Anderson Cardoso com votos de boas festas a toda população.

Em Sessão Extraordinária e votação única foi aprovado por unanimidade o Projeto 55/2022 o qual reverte imóvel ao patrimônio de União da Vitória e 56/2022 que insere no plano plurianual PPA 2022 – 2025 Lei n. 4995/2021 e nas Leis 4934/2021 – LDO 2022 e 5032/2022 – LDO 2023, ações metas e prioridades a fim de compatibilizar as ações contidas nas leis orçamentárias PPA – 2022/2025, LDO 2022 – 2023 e LOA 2023.

A Câmara Municipal de União da Vitória deseja um Natal abençoado cheio de saúde, amor, paz, união e prosperidade à toda população.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória

 

Veja Também

2ª SESSÃO ORDINÁRIA

O Presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória reconduziu a Vereadora Alandra Roveda …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *