Home / Notícias / 5ª SESSÃO ORDINÁRIA – DELEGADO DOUGLAS POSSEBON ATUALIZA INFORMAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Na segunda-feira, 15 de março aconteceu a 5.a Sessão Ordinária na Câmara de União da Vitória, contando mais uma vez com diversos espectadores presenciais.

As Indicações foram dos Vereadores: Valdir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de patrolamento em via que dá acesso a comunidade do Pinhalão, e em conjunto com Sidnei Lorensini (PSD) para manutenção em via da Colônia Macaco. José Pedro Walck (PSD) para melhorias na sinalização de trânsito em esquina No Centro do Município e o estudo para otimização na Rua Professor Cleto em suas preferenciais. Júlio Adilson Pires (PP) para melhorias de acesso em vias do Município próximo Av. Paula Freitas e André Cristiano Henik (SDD) para implantação de placas de sinalização em via do Bairro São Cristóvão e para medidas com o objetivo de diminuir a velocidade em via do Bairro São Braz.

Devido à passagem da data comemorativa do Dia da Mulher em 8 de março, o Dr.Douglas Carlos Possebon e Freitas, Delegado responsável pela Delegacia da Mulher de União da Vitória,  foi convidado a utilizar a Tribuna Popular com a finalidade de atualizar informações relacionadas à violência doméstica, em toda a trajetória da passagem no período da pandemia, com hábitos e rotinas alteradas da população junto aos formatos de denúncias e aumento de incidências do tipo de crime, que aumentou em 30%, conforme as atualizações trazidas pelo Delegado. Com o título do discurso “Violência contra a Mulher: cenário durante e pós pandemia” Douglas fez um discurso explicativo, lembrou que a Equipe não parou sequer um minuto na passagem da pandemia e que atualmente existem 130 medidas protetivas e 110 inquéritos policiais. Fato que chama atenção é o exemplo de casos em que a mulher que passa pela situação de violência, faz a denúncia e recebe todo suporte e atendimento e acaba desistindo da sequência no procedimento, voltando à convivência com o agressor, recebendo os mesmos insultos, agressões e o que pode levar à situações fatais. Outro fator que chama atenção é o papel fundamental da Escola, onde as crianças a consideram um porto seguro, sendo lá muitas vezes o local do desabafo para professores ou colegas, e desta forma, é possível ajudar quem sofre agressão. Dr. Douglas responde pelas duas Delegacias, a Regional e a Delegacia da Mulher, e salientou que o trabalho desenvolvido em ambas não ficam a desejar de outras titulares, mencionando o trabalho exemplar de Paola Graebin Jumes, escrivã e coordenadora da Delegacia da Mulher lembrando índices maiores de ocorrências como Pato Branco e Francisco Beltrão. Douglas salientou que existem impressões enganosas por parte de muitos, onde o responsável pela Delegacia especializada é um homem e não existe qualquer proteção ao gênero e sim, a vítima que necessita de todo respaldo. O Delegado parabenizou as Vereadoras mulheres pela passagem de seu Dia.
* À disposição da população, para denúncias, primeiro contato ou informações está o telefone e whatsapp 42 3522 5898.

Em primeira discussão foram aprovados os Projetos de Lei: 2/2022 que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como organizações sociais e dá outras providências, voto contrário somente da Vereadora Thays Bieberbach (PT). O Projeto de Lei de número 5/2022 que dispõe sobre a inspeção sanitária dos produtos de origem animal, institui taxas e dá outras previdências, foi aprovado em primeira discussão por unanimidade, assim como o de número 6/2022 que dispõe sobre o fundo de habitação de interesse social – FHIS e institui o Conselho Municipal de Habitação de interesse social, como órgão gestor do FHIS; e 7/2022 que dispõe sobre alteração da Lei Municipal N.o 4733 de 02 de abril de 2018.

As Moções da noite foram para homenagear a Loja Sawaya pela passagem dos 62 anos de Comércio no Município. A homenagem proposta pela Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) contou com a história da família junto à construção e posicionamento da marca Sawaya, que tem até hoje a Sra. Domicela como responsável e sua filha mais nova Samari Tomas Sawaya; ambas estiveram presentes para receber a homenagem. Também em moção de louvor, foi homenageado e lembrado o Poeta Taras Shevchenko, pela passagem de seu aniversário de morte, em 9 de março de 1914, artista e fundador da literatura moderna ucraniana, União da Vitória é um dos três Municípios no Brasil onde encontra-se o monumento do poeta. As moções foram acolhidas por toda equipe de Vereadores.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Júlio Adilson Pires Filho, Alandra Roveda Grando, Ednilson de Godoy, José Pedro Walck, Waldir Luiz Cortellini, Anderson Cardoso, André Cristiano Henik, Thays Bieberbah e Emerson Lourenço Litwinski. Além de suas proposições o assunto mais comentado foi a necessidade de solução no morro em frente à Ponte do Arco, onde houve um deslizamento no final de semana e as melhorias no trânsito do Município, onde os Vereadores mostram-se cansados de cobrar soluções por parte da UVTRAN e Secretaria de Obras e Trânsito do Município.

O Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto finalizou a Sessão comunicando a Audiência Pública que será realizada na Câmara de Vereadores de União da Vitória no dia 18 de março, sexta-feira às 19 horas, para falar sobre a reforma da Previdência e contará com os representantes de todas as Instituições envolvidas.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória