Home / Notícias / 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA

7ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA

A sétima reunião ordinária aconteceu com a Casa cheia, muitos munícipes acompanharam a Sessão e o Vereador Emerson Litwinski, por motivos de saúde participou de forma remota, on-line.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores André Cristiano Henik (SDD) e Sidnei Lorensini (PSB) que pediram a oficialização do DNIT para implementar uma pista de aceleração e outra de desaceleração na rodovia BR 476 perto da entrada do Rio Vermelho; Ednilson de Godoy (PV) solicitou a realização de estudo técnico de identificação dos locais onde acontecem recorrentemente enxurradas no Município; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), a inclusão do programa de asfalto em via do Bairro Limeira; a Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) solicitou à Secretaria de Trânsito pelo fim do sinal intermitente nos semáforos do Município a fim de evitar acidentes no período da madrugada; José Pedro Walck (PSD) manutenção de via do Bairro Limeira e criação de um conselho colegiado e permanente de caráter consultivo e deliberativo para a elaboração do novo Plano Diretor e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) propôs a manutenção da iluminação da Mini Arena do Bairro Cristo Rei.

O Grande Expediente foi utilizado pela Vereadora Thays Bieberbach (PT) que falou sobre o pedido protocolado pelos Vereadores da realização de uma CPI sobre o FUMPREVI de forma convocar todos os ex-prefeitos e pessoas responsáveis pelo Fundo nas últimas décadas. Thays reforçou que todos os vereadores estão agindo com responsabilidade e já foi encaminhado ao executivo um requerimento assinado por todos os Vereadores com as mudanças solicitadas pelos representantes dos servidores municipais.

Foram aprovados por unanimidade em segunda discussão o Projeto de Lei 51/2021 que institui o serviço voluntário no âmbito da administração direta e indireta do Município de União da Vitória, disciplinando sua prestação nas condições que especifica; 10/2022 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 20022 com recursos de superávit financeiro e o Projeto de Lei 5/2022 foi aprovado com único voto contrário do Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC), que dispõe sobre a inspeção sanitária dos produtos de origem animal e define taxas.
Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 8/2022 que autoriza o Município a doar ao Estado do Paraná área de terreno urbano.

O Requerimento protocolado para a Sessão ficou por conta dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Júlio Adilson Pires (PP) propuseram o estudo técnico para recuperação específica de canalização, drenagem e material que mantenha via do Bairro Rio d´Areia em condições de uso.

A Moção foi de Aplausos proposta por todos os Vereadores pela comemoração dos 132 anos de instalação como Município de União da Vitória com o desejo de que cada munícipe união-vitoriense seja parte da construção e progresso diário, com valores sólidos preparando crianças e jovens a semear e colher conquistas buscando no presente o futuro.

Fizeram uso do Pequeno expediente a Vereadora Thays que ressaltou a abertura da CPI

Thays ressaltou que abertura da CPI contempla 4 assinaturas para que os demais EDIS que apoiam possam participar da mesma e José Pedro Walck (PSD) falou sobre a Audiência Pública acontecida durante a semana anterior na UNESPAR, momento em que União da Vitória foi contemplada com a vinda do Curso de Bacharel em Direito de forma gratuita à população na Instituição.

O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto, finalizou a Sessão parabenizando a Prefeitura pelas festividades alusivas ao aniversário de União da Vitória. Ressaltou que toda a documentação recebida tanto pelo Sr. Joel anteriormente e pela Vereadora Thays na última sexta-feira, estão em análise, visto que, só a última contempla aproximadamente 3 mil páginas, o que requer toda a atenção e responsabilidade na avaliação de todo o material que todos os Vereadores vêm se dedicando.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de União da Vitória.