Home / Notícias / 9ª SESSÃO ORDINÁRIA – ABRIL MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

9ª SESSÃO ORDINÁRIA – ABRIL MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Indicações Alex de Anastácio (PSD) para abertura de novo canil destinado aos animais de rua e juntamente aos Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Clodoaldo Goetz (PV), Waldir Luiz Cortellini (PSB), solicitaram recursos para reforma do terminal rodoviário Aníbal Khury.

Em virtude ao Mês Abril Azul, mês de conscientização do autismo, quem utilizou a Tribuna Popular foi a Presidente do Autismo Sem Barreiras, Sra. Siane Pereira Andreiov. Tendo em vista que na última década, houve um aumento nos diagnósticos de autismo, Siane falou sobre a importância do diagnóstico precoce, o que pode beneficiar as diferentes habilidades da criança durante a infância. E, ainda, impedir que um comportamento indesejado cause outras dificuldades. O tratamento precoce adequado para cada situação pode melhorar o desenvolvimento geral, ajudando essa criança a aprender novas habilidades que vão gerar mais independência ao longo da vida. Os tratamentos que ocorrem em cada estágio do desenvolvimento, ajudam as crianças autistas a adquirirem as habilidades desejadas, sejam sociais, motoras ou cognitivas. A Presidente da Instituição, falou sobre a importância da conscientização do espectro, as necessidades para a comunidade e ainda orientou as mães que sofrem com a dúvida da possibilidade do espectro autista em seus filhos.

Em 2ª discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 10/2023, que dispõe sobre a inspeção sanitária dos produtos de origem animal, institui taxas e dá outras providências e 12/2023, que institui o Conselho Municipal de Emprego e Relações no Trabalho.
Em 1ª discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto 9/2023, que denomina de Dr. Cecil Lauriano Leme a nova sede própria do CISVALI em União da Vitória.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores Alandra Roveda Grando (PL), que solicitou um novo aeroporto em União da Vitória; Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) que pede informações à secretaria da cultura e setor de finanças a respeito dos recursos destinados através da Lei Paulo Gustavo e o Vereador Alex de Anastácio (PSD) que requer mais viaturas para a segurança das escolas.

A Moção de aplausos foi destinada a Empresa SOMAPAR pelos 40 anos de serviço; e de pesar pelo falecimento do Sr. Jorge Luiz Kmita.

Os Vereadores que utilizaram o Pequeno Expediente foram: Clodoaldo Goetz, Emerson Litwinski, Alandra Roveda Grando, Anderson Cardoso, Alex de Anastácio, Ricardo Adriano Sass que foi idealizador do Projeto Lei em homenagem ao Dr. Cecil Leme e dispôs-se a autoria junto aos demais Vereadores. Celso Carlos Rocha, em sua fala no Pequeno Expediente, reforçou a homenagem em memória do Dr. Cecil Lauriano Leme. O vereador Sr. Celso Rocha lembrou o período que trabalhou com Dr. Cecil no INSS quando o médico era perito, e comentou: “Dr. Cecil era perito médico e toda e qualquer consulta, quem vinha para receber auxílio de doença ou aposentadoria por invalidez, atendia com presteza e honestidade, sempre bom profissional. Trabalhei com ele também no antigo Inamps quando ele era pediatra, esta é uma merecida homenagem”, complementou o Vereador.

Em Sessão Extraordinária foi aprovado em votação única o Projeto de Lei 10/2023, que dispõe sobre a revisão geral anual no âmbito do poder legislativo com votos contrários de Emerson Lourenço, Ricardo Sass, Alandra Roveda e Clodoaldo Goetz.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara de União da Vitória.