Home / Notícias / 11ª SESSÃO ORDINÁRIA APROVA PROJETO PARA BENEFICIAR RESIDENTES RURAIS COM ENERGIA ELÉTRICA E RECEBE REPRESENTANTES DA ASPUVA

As Indicações apresentadas durante a Sessão ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), para isenção de tarifas no estacionamento rotativo para Instituições sem fins lucrativos; Valdecir José Ratko (UNIÂO), Ednilson de Godoy (PV) e Julio Adilson Pires Filho (PP) para manutenção de parque infantil do Bairro Panorama; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu implantação de lixeira em via do Bairro Monte Castelo e construção de Capela Mortuária no Bairro Rio d´Areia. Júlio Adilson Pires (PP) solicitou obras de asfaltamento, passeio, galerias de água pluviais em duas quadras do Loteamento Frei Pedrinho.

A Tribuna Popular foi utilizada pelos representantes da ASPUVA, Sr. Felipe Marcel Volpato e Sra. Tatiane Aparecida Rocha, que além de fazer parte da diretoria da Associação, faz a interpretação em libras nas Sessões da Câmara Municipal de União da Vitória. Os representantes da ASPUVA apresentaram a estrutura da Instituição junto aos membros que fazem parte, foi enfatizado a lembrança da passagem dos 20 anos da Lei da Libras e suas conquistas aos longo desses anos. Um fato notável citado, que dentro da comunidade surda é comum o profissional que forma-se, gradua-se, especializa-se e muitas vezes acaba trabalhando em outras áreas por, muitas vezes não encontrar vaga de trabalho dentro de sua própria área de atuação, sendo assim, uma necessidade é esse reconhecimento da sociedade para com o profissional surdo. A ASPUVA, Associação dos Surdos de Porto União da Vitória é uma organização voluntária, sem fins lucrativos e tem sua SEDE em Porto União, em cima da APADAF e é responsável pelos associados das Cidades de União da Vitória/PR, Paula Freitas/PR, Irineópolis/SC, Paulo Frontin/PR, Cruz Machado/PR, Biturna/PR, Mallet/PR, Caçador/SC, General Carneiro/PR, Canoinhas/SC e São Bento do Sul/SC. Diversas atividades são realizadas, entre elas as esportivas, onde os treinos ocorrem todos os sábados no período da tarde no Ginásio do Colégio São José, além de diversos serviços prestados a comunidade como Atividades culturais, educativas, de representatividade social, palestras e Campeonatos esportivos e conquistas de muitas vitórias e troféus em copas e campeonatos variados. A ASPUVA busca recursos para sua sede própria e em 2022 será lançado o Curso de Libras oferecendo conhecimento e formação para surdos e ouvintes, como forma de arrecadar verba. Para mais informações Tatiane disponibilizou o email de contato e as redes sociais da Instituição: aspuva@outlook.com.br Facebook: facebook.com/AssociacaoAspuva ; Instagram: instagram.com/aspuva
O Vereador Ednilson de Godoy (PV) e André Henik (SDD) fizeram uso do Grande Expediente com ênfase em assuntos de suas próprias proposições e áreas de atuação. Godoy também falou sobre a Lei aprovada através de Projeto de sua autoria junto ao Vereador Ratko, instituindo a língua de sinais nos vídeos institucionais do executivo e legislativo de União da Vitória, o que vem sendo colocado em prática e aos poucos a própria imprensa está habituando-se. Godoy finalizou fazendo um convite à população para dia 28 de abril, quinta-feira, 13h30 no Cine Luz – UNIUV, a Palestra sobre o Autismo na Visão de um Autista, por Marcos Petre, escritor, palestrante, músico e produtor de conteúdo no canal diário do Autista, onde traz, inscrições pelas redes sociais da APAE com valor de R$20,00. Celso Rocha (MDB) também fez uso do Grande Expediente, falou sobre a reprovação na Sessão anterior, referente a reprovação do Projeto da revisão da previdência social do servidor municipal.

Foi aproado em segunda discussão por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 7/2022 que dispõe sobre declaração de anuência para fornecimento de energia elétrica em propriedades localizadas na área rural e o Projeto 16/2022, que autoriza o Executivo Municipal a alocar recursos em conta corrente específica a título de garantia de financiamento concedidos por Instituições Financeiras conveniadas com a Sociedade garantidora de crédito centro sul, na conformidade das normas gerais previstas na Lei Municipal Complementar N.o 29 de 10 de julho de 2019.

Em 1.a discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 15/2022 que dispõe sobre a reforma de amortização com déficit técnico atuarial (custo suplementar parra obtenção do equilíbrio financeiro e atuarial) que o Município tem junto ao RPS de União da Vitória para o exercício financeiro de 2022.

O Requerimento protocolado na Sessão ficou por conta do Vereador Alex de Anastácio (PSD), para através de convênios, sejam fornecidos mesas, cadeiras e barracas para a Feira Municipal.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Julio Adilson Pires Filho (PP), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Alex de Anastácio (PSD), Ednilson de Godoy (PV), Alandra Roveda (PL) e André Cristiano Henik (SDD). O assunto mais comentado foi referente à Secretaria de Trânsito e obras da Prefeitura.

O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão agradecendo aos representantes da ASPUVA pelas palavras e pelo trabalho realizado à sociedade.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória