Muito se tem noticiado nos últimos meses sobre os caminhos que a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) deve trilhar . As possibilidades de continuar e ampliar sua atuação no desenvolvimento da região oferecendo cursos, elaborando pesquisas e promovendo a extensão dependem de uma transformação. Tanto os governos como a sociedade sabem que o modelo de faculdade não responde mais às exigências atuais para o Ensino Superior.
A Fafiuv tem 50 anos de história e uma tradição na formação de professores. A situação da entidade é motivo de preocupação do Poder Legislativo de União da Vitória. Durante a reunião ordinária realizada na segunda-feira, 16, o vereador Jair Brugnago ressaltou a importância da necessidade de uma real transformação na Faculdade.
Jair defendeu a fusão da Fafiuv com o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) para o desenvolvimento de ambas as instituições. “Precisamos de uma estadualização imediata dessas instituições. Só assim conseguiremos alavancar o desenvolvimento do Ensino Superior em nossa região”.
O vereador ainda comentou sobre uma outra possibilidade para a Fafiuv: a de passar a ser um campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuava . “A Fafiuv não pode se transformar em um quintal de uma instituição de Guarapuava. Precisamos de autonomia”.
Quem também comentou sobre o destino da instituição, foi o 2° secretário o vereador Mario Lucia Pereira Ferreira. De acordo com ele, para avaliar as possibilidades o governo do estado criou uma comissão que estuda qual opção é a mais favorável para a Fafiuv. Ainda há uma terceira possibilidade que é a da faculdade se tornar campus da UEPR – Universidade Estadual a ser recriada sobre a lei da falida UNESPAR – de 1997 – com sede a ser construída em Curitiba e com campus em todo o Estado, juntando várias faculdades isoladas.
Ana Cabral – Assessoria de Comunicação e Cerimonial