Quando o ponteiro do relógio marcou 13h30 de domingo, 29, as pessoas que estavam dentro da sede do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) entraram para a história da Câmara de Vereadores do município.
Foram elas as protagonistas do primeiro concurso realizado pelo legislativo. Os portões foram fechados meia hora antes do inicio da prova – marcada para as 14h. O presidente da Câmara, Ricardo Adriano Sass ao lado do primeiro secretário, Moiséis Miguel Benassi acompanhou a prova.
Munidos do comprovante de inscrição, um documento com foto, caneta e lápis, os candidatos iam chegando. No semblante de cada um, uma mistura de nervosismo e ansiedade. Para a maioria, ingressar no serviço público é sinônimo de estabilidade financeira.
Além dessa estabilidade, para Silvana Silva, candidata para o cargo de Agente de Serviços Gerais, ter um emprego fixo, com salário certo, é a oportunidade de melhorar a vida dos dois filhos. “Como em nosso município não há muita oportunidade de emprego, achei muito bacana a iniciativa de realizar o concurso. Isso abre portas para novas oportunidades em nossa vida”. Ao sair da sala de prova, Silvana respirou aliviada. “Ufa. Acho que não fui tão mal. Acredito que valeu a pena ter estudado durante a noite”, (risos).
Quem também saiu sorrindo, foi Roberto Bonazo. Candidato a vaga de Assistente Legislativo, ele afirma ter se saído melhor do que o esperado. “Comecei a estudar há duas semanas. Na hora da prova respirei fundo e respondi as questões com calma. Foi o meu primeiro concurso”. Roberto garante que a realização de concursos é o caminho para um serviço publico com comprometimento com a comunidade.
Esse alivio demonstrado por Silvana e Roberto ao terminar a prova não foi percebido na expressão de Poliana Sinval. A jovem de 25 anos se candidatou para a vaga mais disputada de Assistente Administrativo. Concorrendo com 352 inscritos, ela confessa que poderia ter estudado mais. “Raramente abre concurso em nossas cidades. Essa oportunidade é única. Ainda mais quando é o primeiro concurso da Câmara. Não dava para desperdiçar essa chance”.
A prova
O Concurso foi organizado pela Uniuv. A prova teve duração de três horas. Foram 40 questões objetivas de múltipla escolha de caráter classificatório e eliminatório.
Foram 637 inscritos para sete vagas. Duas para Agentes de Serviços Gerais, duas para Agente Legislativo, uma para Assistente Administrativo, uma para Contator e uma para Recepcionista. Os salários variam de R$ 577,50 reais a R$ 2.415 reais.
Resultado
Os gabaritos e o conteúdo das provas estarão afixados no mural da Uniuv e divulgados via internet, na segunda-feira, 30, às 17h. O resultado final sai no dia 23 de setembro.
Comissão
De acordo com a Comissão Organizadora do Concurso, tudo transcorreu normalmente.
Olho: O resultado final sai no dia 23 de setembro