Home / Vereadores / Almires Bughay Filho / Aprovado em 1º turno Projeto de Lei nº 2/2017, autoria de Almires Bughay Filho, que institui o Programa Paralímpico em União da Vitória

A Câmara Municipal aprovou em primeiro turno na sessão #8 desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei nº 2/2017 do vereador Almires Bughay Filho. O projeto institui no município o Programa Paralímpico, que tem por objetivo desenvolver, organizar e coordenar as atividades físicas adaptadas em União da Vitória, além de proporcionar a participação dos paratletas em atividades relacionadas à acessibilidade, integração social e representação em jogos paralímpicos. Desse modo, preocupa-se com a saúde e bem-estar social dos envolvidos.

O projeto, que ainda será votado em segundo turno, inclui o Programa no organograma da Secretaria Municipal de Esportes (SME), que poderá, por meio do coordenador da secretaria, firmar convênio com entidades, órgãos públicos, associações, instituições de ensino e similares, para que fundos sejam angariados para cobrir despesas  decorrentes de participações em eventos amistosos ou de natureza competitiva.

“A necessidade se dá porque até então, tínhamos apenas um projeto em relação ao esporte paralímpico no Município. Destaco a pessoa do Edinho Slonski, o Ednilson Godoy, batalhadores que com certeza serão beneficiados com essa Lei, se aprovada, bem como outros paratletas e incentivadores que são sempre merecedores”, avalia Bughay.

Além do apoio à modalidade na prática esportiva e em competições no âmbito local, regional, estadual e até mesmo nacional, o Programa Paralímpico ainda institui o dia 6 de maio como o Dia do Paratleta União-vitoriense. Anexo a isso, na mesma semana deverá ser realizada a campanha de conscientização, com palestras e simpósios sobre o tema.

Para que se possa efetivar o Programa, como forma de organização, se faz necessária a participação efetiva de um coordenador (Formado em Educação Física), um técnico (Formado em Educação Física) e um auxiliar-técnico (no mínimo cursando Educação Física), comprovados através de documentação (diplomas, certificados) das instituições de ensino, para proporcionar aos paratletas a oportunidade da prática de esportes adaptados em conformidade com suas necessidades.

Foto: arquivo pessoal

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial