Iniciativa foi da secretária de Assistência Social Ana Cláudia Portes Roveda
Em sessão ordinária realizada ontem (20), às 19h, os parlamentares aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei nº6/2017, do Executivo, que visa criar em União da Vitória o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
O CMDM será um órgão aberto à participação das entidades e da população, com o objetivo de ampliar discussões, formular e promover políticas públicas, medidas e ações para garantir os direitos da mulher.
A justificativa do Executivo se dá devido aos altos índices de crimes contra às mulheres e da necessidade do Município em, estrategicamente, elaborar projetos e programas que estimulem a Administração Pública e a sociedade civil na defesa da igualdade de direitos, enfrentamento da violência e desenvolvimento econômico, político e social das mulheres.
A secretária de Assistência Social Municipal, Ana Cláudia Portes Roveda, que acompanhou in loco a sessão, mostrou satisfação com a aprovação em primeiro turno do Projeto de Lei. Disse que a partir desse Conselho será possível a arrecadação de dinheiro, por exemplo, para desenvolver políticas públicas às mulheres.
“É um dinheiro que vem de fundo a fundo, tanto estadual quanto federal. A importância é imensa, há tempo que nossas mulheres lutam para essa criação e eu me comprometi, levantei essa bandeira para lutar em favor das mulheres de nosso Município. Estou muito feliz por ter colaborado com essa conquista”, avalia.
O Projeto de Lei continuará tramitando pela Câmara e deverá ser aprovado em segundo turno nas próximas sessões ordinárias.
Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial