Home / Notícias / AUDIÊNCIA PÚBLICA – SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E PRIVADAS

AUDIÊNCIA PÚBLICA – SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E PRIVADAS

Na noite desta quarta-feira, 10 de maio, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de União da Vitória, a Audiência Pública sobre Segurança Pública nas Escolas Municipais e Privadas.

O Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko, nomeou o Vereador Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) como responsável pelo Evento, que recebeu o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Anderson Cripa Luis Cardoso, Vereadores Júlio Adilson Pires Filho, Alex de Anastácio, Thays Bieberbach e Altair Lourenço de Souza. Participaram da Audiência representantes do 27.o Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, Major Ribas, Polícia Civil, Delegado Dr. Douglas Possebon da 4ª SDP de União da Vitória, representante do Executivo, Secretário de Educação Ricardo José Brugnago; entre outros representantes de Sindicatos, como o Sr. Márcio Utzig, dos Professores.

A Audiência foi aberta e transmitida ao vivo pelo site da Câmara Municipal, teve a participação do público, entre professores, seguranças e até mesmo pais de alunos, que tiveram a oportunidade de comentar, fazer perguntas e participar do debate.

O Secretário de Educação, Ricardo Brugnago falou sobre todos os esforços e cuidados que o Município vem fazendo, até mesmo antes do ataque ocorrido em Blumenau, e que vem melhorando a questão da segurança nos espaços educacionais, como o botão do pânico para a rede escolar, as 340 câmeras monitoradas dentro das Escolas e CMEIS, a Central de Monitoramento 24 horas tática com ligação direta com a Polícia Militar, a formação continuada para todos os funcionários da Rede Básica de União da Vitória com medidas de atuação em caso de emergência e ainda melhorias nas infraestruturas das Escolas e CMEIS. Dr. Douglas falou sobre a responsabilidade dos pais quanto ao tema. O responsável pelo Evento defendeu a presença de seguranças nas Instituições de Ensino.

O apanhado geral e muito comentado durante a audiência foi da obrigação dos poderes na questão de segurança e a urgente participação e acompanhamento dos pais aos filhos, o que foi mencionado como a necessidade dos pais readotarem seus filhos.

Pensando que muitas vezes, os atos cometidos partem de pessoas, jovens, adolescentes, e até mesmo que são, antes de mais nada, filhos. E aí nesta questão entra a responsabilidade direta dos responsáveis, pai e mãe. Você sabe com quem seu filho conversa na internet? O que ele leva na sua mochila para as aulas? Quais conteúdos acessa na internet? Qual seu diálogo com seu filho, o que você ensina para ele e quais exemplos você dá? Que tal mais amor e atenção e menos eletrônicos? Imprescindível começarmos a cuidar melhor de nossas crianças para que cresçam adultos saudáveis de corpo e mente.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória.