Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Vereadores / Almires Bughay Filho / Câmara aprova Projeto de Emenda à Lei Orgânica que torna obrigatória a execução de melhorias indicadas pelo Legislativo

Câmara aprova Projeto de Emenda à Lei Orgânica que torna obrigatória a execução de melhorias indicadas pelo Legislativo

 Proposta que trata das emendas impositivas por parte do vereador foi aprovada na segunda reunião extraordinária da 33ª Legislatura da Casa

            Foi realizada na noite desta segunda-feira (15), logo após o término da 12ª sessão ordinária, a segunda reunião extraordinária da 33ª Legislatura da Câmara Municipal.

Em pauta, a proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal que altera o art. 70 e acrescenta o art. 219-A para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária indicadas pelo Legislativo.

A proposta estabelece que parlamentares recebam emendas individuas para aplicar no Município. O valor corresponde a 1,2% da receita corrente líquida do ano interior. A regra do orçamento impositivo para emendas individuais está prevista na Constituição (Emenda 86/15).

Se entrar em vigor, o Legislativo passaria a sugerir emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias ainda na atual Legislatura, bem como nas seguintes.

A proposta, que precisaria de 2/3 de votos favoráveis para ser aprovada, total de nove votos, foi unânime entre os 13 parlamentares. A próxima votação será realizada em um intervalo de 10 dias.

O vereador César Empinotti disse que essa alteração tem por objetivo fazer com que o Legislativo auxilie nos trabalhos realizados pelo Executivo. Desse modo, em conjunto, poderiam resolver os problemas da cidade com maior direcionamento e a partir das necessidades da própria população.

O presidente da Casa, Almires Bughay Filho, explica que são os vereadores que mais sabem sobre os problemas da população, e com as emendas impositivas poderão indicar onde e quanto da arrecadação do Município será investido, e isso independentemente do parlamentar ser oposição ou situação.

“É benefício para a população em geral, como também para os próximos vereadores, pois vai fazer com que os parlamentares possam identificar o problema de seu bairro, bem como em outras partes do Município e indicar onde é necessário executar as melhorias”, relata.

Almires ainda exemplifica que, se essa emenda á Lei Orgânica já estivesse em vigor em União da Vitória, os vereadores teriam hoje um valor aproximado de R$ 140 mil para disponibilizar à população.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

imprensa@cmuva.com.br

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *