Home / Notícias / Câmara participa de etapa do Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Câmara participa de etapa do Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Encontro visa preparar Estado para Congresso em Foz do Iguaçu no mês de novembro

Da Assessoria – Curitiba foi a sede de mais uma etapa de debates do Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O evento aconteceu no auditório do Mercado Municipal, durante todo o dia de quinta-feira, 21. Após a abertura do evento, técnicos, prefeitos e legisladores e servidores públicos participaram de oficinas, painéis e rodas de discussão sobre a implantação  de políticas de inclusão digital em todos os municípios do Paraná.

O município de União da Vitória já tem legislação sobre o assunto nesse sentido, Projeto de Lei  foi discutido e aprovado, criando a política de inclusão digital no município. De acordo com a Secretária Nacional de Inclusão Digital, Liggia Pupatto, Cidade digital é um conceito dinâmico, em transformação e cada cidade tem suas particularidades. “Não adianta só colocar a infraestrutura, é preciso formar pessoas para cuidar e entender o sistema“, esclareceu.

Outro ponto importante que foi discutido é o acesso facilitado da população à internet, com disponibilização de aplicativos por parte dos gestores municipais. “Quem não gostaria de marcar consulta pelo smartphone, ou pelo computador? Ou quem não gostaria de saber se existe um profissional de saúde para atender dentro da Unidade de saúde do seu município?“, questionou.

A Associação das Câmaras Municipais do Paraná, disponibilizou a minuta de um Projeto de Lei, a ser apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), tratando de ações práticas para a implantação facilitada do Programa Cidades Digitais. O evento foi encerrado no final da tarde, com ênfase no Congresso Paranaense de Cidades Digitais, a ser realizado no mês de novembro, em Foz do Iguaçu.