Na manhã de terça feira, 18, no auditório da Fundação de Cultura, os representantes do Poder Legislativo de União da Vitória e de Porto União, participaram dos primeiros debates sobre a possibilidade de implantação do Consórcio Intermunicipal.
Segundo os prefeitos de União da Vitória, Carlos Alberto Jung e de Porto União, Renato Stasiak, que por meio de suas assessorias jurídicas estão propondo a criação do Consórcio Intermunicipal, inicialmente a intenção é estabelecer o Plano Municipal de Saneamento e Esgoto. “Integrar os dois municípios com relação às ações que podem ser desenvolvidas em conjunto é o caminho para oferecer melhor qualidade de vida para a população das nossas cidades. Começaremos pelas questões de saneamento e esgoto, visando solucionar principalmente e urgentemente, o contrato com a Sanepar, que como é de conhecimento público, está sendo discutido judicialmente. Mas posteriormente pretendemos também encontrar soluções recíprocas para assuntos como o transporte urbano, coleta de lixo, saúde, segurança, estacionamento rotativo e aquisição de veículos e equipamentos”, destacam os prefeitos das Cidades Gêmeas.
Durante o encontro, ficou estabelecido que o Projeto de Lei referente à implantação inicial do Consórcio será encaminhado de maneira imediata às duas Câmaras Municipais para análise e deliberação em plenário.