Home / Sessão / Com máscara de proteção, vereadores voltam a se reunir no plenário
Alguns vereadores ocuparam o espaço da comunidade, para manter um maior distanciamento

Com máscara de proteção, vereadores voltam a se reunir no plenário

A escolha do versículo bíblico para abrir a sessão talvez nunca tenha sido tão apropriada. Um trecho do Salmos 91, famoso livro do Rei Davi, falava sobre a proteção de Deus em relação às doenças. Então, com essa breve benção, os vereadores também estrearam uma sessão diferente. Todos, sem exceção, usavam máscaras. Assistindo remotamente, apenas a vereadora Pastora Sandra, que de casa, participou do encontro parlamentar realizado na noite desta segunda, 20, uma retomada que encerrou um jejum de algumas semanas, quando a realização delas foi interrompida para que as aglomerações fossem evitadas. A dinâmica da reunião é fruto das orientações dadas pelos órgãos de saúde em relação à Covid-19.

“Um distanciamento maior entre os vereadores, todos de máscara. É aquele cuidado com a higiene, sem o público neste momento. É uma preocupação especialmente depois do alerta do nosso secretário de Saúde, que confirma que já temos a transmissão comunitária (quando o vírus é transmitido dentro da cidade). Essa preocupação existe realmente. O vírus está na cidade, é circulante e temos que nos precaver”, disse o presidente da Casa, Ricardo Sass.

Ouça o que disse o médico Ary Carneiro Junior.

Como prevenção, a participação do público segue restrita. No plenário, para manter o distanciamento, os vereadores Cesar Empinotti, Glmar Pogogelski e Albino Schuersovski ocuparam as cadeiras destinadas ao público.

Do plenário, aconteceu a leitura dos Decretos já emitidos pelo prefeito Santin Roveda. Todos, estabelecem orientações para o enfrentamento do novo coronavírus. De autoria do presidente da Casa, veio o Requerimento número 10/2020, que pede uma atenção especial da Uniuv quanto à flexibilização do desconto e até uma dilatação nos prazos para o pagamento das mensalidades. Os demais parlamentares reiteraram o pedido.

“Peço ali para que a instituição ofereça uma melhor condição nesse momento. Temos alunos ali que são autônomos, com dificuldade no trabalho, na renda. Muitos pagam aluguel. Temos que ter essa preocupação. Temos outra instituição que não está cobrando a mensalidade dos próximos três meses e a Uniuv apelas aumentou o desconto para mensalidades pagas em dia. Queremos que a Uniuv olhe com carinho para essa situação”.

De autoria de todos os parlamentares, foi aprovada na Câmara, o envio do Voto de Profundo Pesar, o documento número 7/2020, que lamenta a morte precoce e violenta da fisioterapeuta Miraclei Grobe. Ela não resistiu a uma tentativa de assalto no dia 17. “União da Vitória encontra-se em luto”, pontua o texto.

Palavra Livre

Empinotti ressaltou no espaço da Palavra Livre, a necessidade de se economizar água. O vereador lembrou do período de seca, do nível baixo do rio e da necessidade ampliada dos cuidados com a higiene, logo, do uso acentuado de água. “Sei que tem gente lavando carro, calçada e agora não é o momento para isso.  Se não economizarmos, poderemos enfrentar em breve o racionamento”, falou. Sass, também na Palavra Livre, endossou o pedido, lembrando que o campo precisa do abastecimento e que a falta de água na zona rural, pode dificultar o manejo de animais e de culturas.

Intérprete sem máscara

Tatiane Rocha faz a tradução da sessão para a Língua Brasileira de Sinais. Na sessão de segunda, a profissional não usou máscara. Mas, não se trata de quebrar uma orientação dos órgãos de saúde, antes, de promoção de uma tradução completa. “Usamos o rosto na tradução, algumas palavras tem o ponto de articulação perto da boca e com a máscara, pode ficar difícil o entendimento. Pode-se usar a máscara mas aqui (na Câmara) onde temos o distanciamento, não existe essa necessidade”, explicou.

Fotos: CMUVA