Palavras de agradecimento marcaram a solenidade de entrega da ordem de serviço para a construção do espaço que abrigará o Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitória.
Para entregar a boa notícia, Curi e o interventor do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná, coronel Almir Porcides Júnior vieram especialmente ao município para entregar oficialmente a ordem de serviço que autoriza a obra do IML local e foram recepcionados pelo prefeito Carlos Alberto Jung, presidente desta Casa de Leis, vereador Ricardo Adriano Sass e o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sul do Paraná (Acamsul), vereador Júlio Adilson Pires.
O importante encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, na manhã de sexta feira, 26, e contou ainda com a presença do delegado da 4ª Sub Divisão de Polícia Civil, Jorge Luis Wolker, do médico responsável pelo IML local, Carlos Eduardo Ferrari e demais autoridades locais.
Atualmente
Com instalações precárias em uma sala cedida pelo município, o IML funciona no cemitério municipal. E para atender os municípios que compõem a Associação das Câmaras Municipais do Sul do Paraná (Acamsul), a instituição comandada pelo médico Carlos Eduardo Ferrari, conta com dois médicos legistas, um auxiliar de necropsia e um motorista.
O único equipamento de trabalho é uma mesa, não possuem outros instrumentos necessários como geladeiras para conservar os corpos ou aparelhos para adequadas perícias.
Espaço adequado
De acordo com o interventor do IML no Paraná, coronel Almir Porcides Júnior e o deputado estadual, Alexandre Curi, as obras do IML local estão orçadas em mais de 800 mil reais em recursos estaduais e devem iniciar em 20 dias.
O novo prédio que será construído na rua João Gualberto, no Centro, terá 415 metros quadrados e contará com salas adaptadas para necropsia, exames de lesões corporais, perícias sexuais e assistência psicológica e social. A equipe que continuará sendo dirigida pelo médico Carlos Eduardo Ferrari deverá ser reforçada com mais um médico legista, dois motoristas, três auxiliares de necropsia, três enfermeiras, uma psicóloga e uma assistente social, que terão à disposição seis geladeiras e demais instrumentos necessários para garantir a adequada execução dos trabalhos.
Acamsul
Para o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sul do Paraná (Acamsul), vereador Júlio Adilson Pires, que liderou o último movimento para alcançar esta importante obra, o município deve comemorar esta conquista. “Esta é apenas uma das conquistas que queremos dividir com a população de União da Vitória e da região, estando à frente da Acamsul. Nossa instituição abrange muitos municípios e esta obra é com certeza um grande passo para estimular nossa luta por outras necessidades da região, pois somos nós quem conhecemos a verdadeira situação local”, compartilha Pires com as demais autoridades presentes
Instituição
O Instituto Médico Legal do Paraná é um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas, além de exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicologia, química legal e sexologia forense, requisitadas por autoridades policiais e judiciárias, necessárias ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos.
Por ser um serviço técnico-científico à disposição da polícia e do judiciário, especialmente, o IML emite laudos sigilosos que representam peças fundamentais nas investigações, inquéritos e demais encaminhamentos jurídicos. Exerce ação em todo o Estado possuindo uma sede na capital, outra na Região Metropolitana e quinze no interior, a supervisão é realizada por médico legista.