Home / Sessão / Contas do ex-prefeito Pedro Ivo são aprovadas

Contas do ex-prefeito Pedro Ivo são aprovadas

O Legislativo de União da Vitória teve uma sessão mais breve nesta segunda-feira, 11. A Matéria da Ordem do Dia foi única: a votação do Projeto de Decreto número 3/2019, documento que “dispõe sobre aprovação das contas do Poder Executivo de União da Vitória, referente ao exercício de 2013”.

O parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio, assinado pelo relator, o vereador Fernando Vier, foi aprovado pelos demais parlamentares. Todos, em votação aberta e nominal, foram favoráveis à aprovação do documento e assim, concordaram com a redação do Parecer, bem como com o que já defendia o Tribunal de Contas. O texto aponta que, por não ocorrer nenhuma irregularidade, “aprova as contas daquele ano, quando o prefeito era Pedro Ivo Ilkiv”.

Sobre o formato da sessão, exclusiva para a votação das contas, o presidente da Casa, Ricardo Sass, falou à TV Câmara.

“Quando tramita a prestação de contas de exercícios anteriores, não se pode colocar Requerimentos, Projetos, que não sejam as contas. Votamos hoje (na segunda) as contas do ex-prefeito Pedro Ivo. O Parecer do Tribunal de Contas foi favorável e o Legislativo acompanhou, aprovando as contas do exercício de 2013”, pontuou.

Na Palavra Livre

O Sarampo foi assunto do pronunciamento dos vereadores, Fernando Vier e Ricardo Sass. Para Vier, é importante abordar ainda mais o tema no plenário. O parlamentar inclusive sugeriu a vinda até à Câmara, para fazer uso da Tribuna, de um profissional da área de saúde, a fim de expor ainda mais todas as nuances da doença.

Sass concordou com o parlamentar e lembrou que a Câmara já vem se manifestando a respeito. O presidente lembrou a publicação de um vídeo feito pelo secretário da Saúde, Ary Carneiro Junior , justamente sobre esse alerta. O Sarampo vem mobilizando a comunidade desde o anuncio da suspensão das aulas em uma instituição de ensino superior de União.

“Participamos de uma reunião com o secretário e temos ai duas suspeitas. São pessoas que vieram de outras cidades para cá e agora estamos no aguardo do resultado. É uma preocupação grande e temos a preocupação especial com os bebês, porque crianças até os seis meses não podem receber a vacina. Pedimos atenção, cuidar com aglomerações. As providências estão sendo tomadas e nós vereadores estamos acompanhando para que seja feita a prevenção”, falou o presidente.

No espaço da Palavra Livre ainda, o vereador Jair Brugnago fez elogios à Policia Militar Rodoviária. Conforme ele, a presença do efetivo nas manobras de trânsito na região da construção da Ponte José Rica, tem sido fundamental.

“A presença deles, mesmo que por minutos ali, é importantíssima para o fluxo no local”, elogiou.

Almires Bughay Filho, falou sobre a emenda impositiva dos vereadores. Ele lembrou como exemplo que o formato é previsto na Câmara de Porto União e garante a doação de parte do excedente de final de ano para entidades e outras organizações.

“É 1,2% da receita liquida corrente para as entidades”, destacou.

César Empinotti lembrou a participação no plenário de diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e de Barros, da Apadaf (entidade que fica em Porto União). Sobre a CDL, ainda, o vereador destacou a importância da campanha de recuperação de crédito. A iniciativa, uma parceria apoiada pelo Procon de União, vai até o dia 30 deste mês. De acordo com o SPC/Serasa, a média nacional de devedores é de 60%. “Nossa intenção e que essas pessoas voltem a consumir na nossa cidade”, lembrou o presidente da CDL, Artibano Nhoatto.

Fotos: Assessoria CMUVA