Home / Notícias / Dengue é assunto na Câmara de Vereadores de União da Vitória

Dengue é assunto na Câmara de Vereadores de União da Vitória

Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária falou sobre os números e o combate às larvas do mosquito transmissor

Da Assessoria – A tribuna da Câmara de vereadores de União da Vitória foi ocupada pelo Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de União da vitória, Herli Daniel da Silva. Na oportunidade, os vereadores foram atualizados sobre o combate aos focos das larvas do mosquito transmissor da dengue. De acordo com as informações três focos foram encontrados nos bairros Rocio e São Basílio. As larvas foram coletadas e os ambientes limpos e dedetizados.

Os vereadores questionaram Herli sobre a estrutura da Vigilância sanitária para endemias como a Dengue. Segundo o diretor, uma equipe de onze pessoas, todas estagiárias, estão atuando como agentes de endemias, de acordo com as definições dos estágios. O vereador Gilmar Jarentchuk lembrou que o edital, para o concurso publico objetivando a contratação de agentes de endemias será publicado nos próximos dias.

Os números

De acordo com os números fornecidos pelo Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de União da vitória, no Paraná já são 1540 casos de dengue confirmados. Na área de atuação da 6ª Regional de Saúde de 27 de julho de 2013 até 27 de julho de 2014 foram notificados quatros casos suspeitos, contudo apenas um foi confirmado. O caso é chamado importado, pois o paciente contraiu a doença em Guaíra, no oeste do Paraná.

De 27 de julho de 2014 até 21 de fevereiro de 2015, outros cinco casos suspeitos foram notificados. Em nenhum deles foi confirmada a doenças, pelos exames de laboratório. Os vereadores se pronunciaram, pedindo que os relatórios periódicos sejam disponibilizados também para o Poder Legislativo. Todos os que se pronunciaram ficaram satisfeitos com as colocações do representante da Vigilância Sanitária de União da Vitória.