Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sessão / Emoção dá o tom da sessão de segunda-feira, 26

Emoção dá o tom da sessão de segunda-feira, 26

Conquistas, passado, futuro, sonhos. Foi assim, em uma sessão bastante participativa, que o Legislativo abriu os trabalhos da semana, na segunda-feira, 26. Com uma pauta ampla, que foi das Moções (leia mais na matéria) à aprovação de projetos, a reunião teve como essência a participação dos membros da Terceira Idade e também, na outra ponta, de uma jovem, de apenas 17 anos, que emocionada, falou sobre o projeto já construído que tem como foco a ferrovia.

Também esteve em pauta o projeto de autoria da vereadora Alandra Roveda, que institui o Dia Municipal de Combate ao Feminicidio. Conforme a parlamentar, a data já é lembrada no Paraná e agora, terá um caráter mais intimista, com foco nas ações locais de combate à esse tipo de violência. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que no Estado, apenas em 2018, por exemplo, 61 casos de feminicídio, quando o assassinato acontece pelo simples motivo da vítima ser mulher. O assassinato de mulheres em razão do gênero passou a ser considerado homicídio qualificado e crime hediondo em 2015.

Na tribuna

A estudante do IFPR, Ana Kosan, apresentou na tribuna o projeto intitulado, Acervo histórico: nos trilhos da memória’, um projeto de pesquisa científica, iniciado há três anos e que já tem um currículo considerável de participação em congressos do gênero. No IFPR, Ana se debruçou sobre um material rico, com mais de 200 anos. Fez curso para aprender a higienizar tudo isso e catalogar também.

“Após isso, vamos abrir para a comunidade conhecer isso tudo. Vai ser preciso ir apenas ao campus e pesquisar. É muita coisa mesmo, documentos que fazem parte do DNA da cidade”, destacou a estudante.

Quando falou sobre o que encontrou no acervo, especialmente sobre a carteira de trabalho de um ferroviário, não conteve as lágrimas. Ana busca um novo passo para a pesquisa: apresentá-la em uma feira na Colômbia. Para participar do País, o convite aconteceu ainda em 2018. “Quem quiser pode me ajudar depositando na minha conta ou na vaquinha online. As despesas estão orçadas em cerca de R$ 14 mil”, justifica. A estudante do quarto do curso Técnico em Informática quer participar do 23° Encuentro Nacional y 16° Intercionacional de Semillero de Investigacion 2019. Ele acontece em Valledupar, entre os dias 8 e 12 de outubro.

O vereador Valdecir Ratko também usou a tribuna. O parlamentar destacou em seu discurso, as conquistas da delegação da Terceira Idade de União da Vitória nos 14° Jogos da Integração, realizados entre os dias 12 e 14, em Guaratuba. Para o Secretário de Esportes da cidade que acolheu os jogos, inclusive, Ratko propôs um Voto de Aplausos, pela realização da atividade.

De União, 59 idosos, das mais diferentes idades, disputaram nas modalidades adaptadas – e trouxeram medalhas e conquistas. Sobre o assunto, igualmente comovida, a coordenadora da Terceira Idade, Mariza Martins, falou à TV Câmara.

“A maior vitória é levar e ver eles competindo, de igual para igual. Ver o trabalho ser reconhecida hoje, é muito gratificante”, falou. “Hoje você leva eles num bailinho, eles dançam quatro horas sem parar. Eles são um orgulho e inspiração”.

Moções

O presidente do Legislativo, Ricardo Sass, e os parlamentares, Valdecir Ratko, Diego dos Santos e Joarez Leandro de Oliveira, assinam o Voto de Aplausos para a equipe de esportes da Terceira Idade. “A importância do trabalho desempenhado por toda a delegação pode ser refletida no saldo final dos jogos. Também digno de todos os aplausos e considerações, por toda a seleção de esportes que deu um verdadeiro exemplo de garra, vontade, dedicação e superação”, justifica, em partes, o documento.

Ainda, de autoria de toda a Casa, foi aprovado na sessão um Voto de Pesar pelo falecimento de Irapuan Caesa da Cosa Junior.  Ele tinha 56 anos, era advogado, natural de União da Vitória. Faleceu na tarde do dia 12, em acidente no km 24 da SC 418, na Serra Dona Francisca.

“Irapuan era casado com Ione Carla Jorge da Costa, pai de quatro filhos: Marina, Helena, Heloisa e Gustavo. Formado na faculdade de direito em 1983, trabalhava na área de advocacia empresarial. Adorava passar o tempo com a família e amigos. Muito dedicado ao esporte desde jovem, sempre adorou jogar basquete e praticar triátlon. Era um homem saudável e de bom coração. Um dia depois de muito tempo com dor de cabeça e tontura, foi diagnosticado com um tipo raro de linfoma. Irapuan passou pelo tratamento, fez quimio e radioterapia e depois de mais de cinco meses, estava curado, conforme o diagnóstico médico. A família foi até Balneário Camboriú para comemorar o Dia dos Pais, mas, infelizmente, no dia seguinte, no retorno para o Vale do Iguaçu, ocorreu o acidente. Irapuan se foi mas deixou um legado de afeto. Era considerado um excelente pai, exemplo, amigo e profissional”, justifica o material.

SERVIÇO

Qualquer valor pode ser doado para fomentar a viagem da estudante do IFPR. Além da plataforma online (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-ana-a-apresentar-em-bogota-colombia), é possível fazer depósitos bancários. Os dados são:

Banco do Brasil

Ana Vitória Kozan Kiedes

AG: 2490-2 Conta 28309-6

Veja Também

Associação Autismo sem Barreira é declarada como Utilidade Pública

“Em 1975, nascia um autista para cada 50 mil crianças. Neste ano, os dados mostram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *