Solenidade foi adiada em consequência da tragédia da Serra Dona Francisca que enlutou União da Vitória
Da Assessoria – Está confirmada para a reunião ordinária da próxima segunda-feira, 30, a solenidade de homenagem aos atletas e a equipe do Ferroviário Esporte Clube pela passagem dos 50 anos da conquista da 1ª Taça Paraná de Futebol Amador. A Mesa Diretora do Poder Legislativo de União da Vitória, Estado do Paraná, Presidida pelo Vereador Ziliotto Daldin, atende a Moção de Aplausos, de autoria do Vereador Carlos Humberto Topolski. O ano de 2015 marca o cinquentenário da maior conquista futebolística de um clube da região, a Taça Paraná, organizada até os dias atuais, pela Federação Paranaense de Futebol, façanha realizada pelo Ferroviário em 1964.
No Hall da fama
Fundado pelos trabalhadores da linha férrea, que chegaram á região nos primeiros anos do século XX, o Ferroviário Esporte Clube foi um importante espaço de sociabilidade e de inserção dos funcionários da ferrovia na sociedade local. Com partidas memoráveis em seu estádio próprio, o Enéas de Queiroz, na Vila Ferroviária, no coração da cidade, o Ferroviário era quase imbatível na presença de sua grande torcida, que lotava as arquibancadas em cada partida. Com a decadência e posterior sucateamento da Rede Ferroviária o clube perdeu a ajuda da mesma e as contribuições dos associados cada vez mais foram rareando, restando somente um passado repleto de glórias, lembranças e saudades na memória dos que viveram o apogeu do clube e do transporte ferroviário local.
O Ferroviário Esporte Clube ainda resiste ao tempo graças a abnegados ex-funcionários da ferrovia, que insistem em não deixarem morrer a história futebolística, ferroviária e a sua própria história. O estádio Enéas de Queiroz não recebe mais jogos, assim como a velha locomotiva “Paulistinha 310” repousa na ainda imponente na “Estação União”, como marcas de um tempo que só voltará nas lembranças de quem viveu o passado ou pelas mãos de historiadores.
Jair Nunes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial.