Home / Notícias / Legislativo acompanha abertura oficial do movimento Maio Amarelo em União da Vitória

A primeira-secretária da Câmara Municipal, pastora Sandra Pinheiro representou o Legislativo e compôs a mesa de autoridades em evento

Com a palestra Segurança Pública e Trânsito, ministrada pelo comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Taborda Renato dos Santos, foi dada a abertura oficial do movimento Maio Amarelo no Município.

As ações são organizadas pelo Educação para o Trânsito (Educatran), setor da Prefeitura coordenado por Sheila Peçanha Bona.
O evento teve início às 19h30 desta quarta-feira (10), foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e contou com a presença de autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, além de acadêmicos. O prefeito Santin Roveda foi quem declarou a aberta a programação.

Na exposição, Taborda apresentou dados e estatísticas sobre acidentes no trânsito e fez apontamentos sobre as cinco principais causas de acidentes de trânsito, dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso de capacete, cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

A violência no trânsito é a principal causa de morte de jovens no mundo e no Brasil, ela é responsável pela morte de 40.000 pessoas todos os anos, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

Em união da Vitória, o local com mais incidência de acidentes de trânsito é na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O major ainda mostrou um quadro referente à ação policial no primeiro trimestre de 2017: 512 operações, 258 blitz, 64 condutores alcoolizados, 202 condutores sem CNH, 12.014 veículos abordados, 1661 multas aplicadas, 104 lesões resultantes de acidentes e 2 mortes.

Taborda disse que esses números podem e devem diminuir e que a redução depende, é claro, dos órgãos competentes, mas primeiramente a partir da conscientização de cada um.

“Se você quer um país de primeiro mundo, comece a se comportar como um cidadão de primeiro mundo. Uma pessoa esclarecida evita um monte de problemas”, Taborda.

MAIO AMARELO

O objetivo do movimento é coordenar ações entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança diária, bem como, mobilizar toda a sociedade em diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Sheila, coordenadora do Educatran, no dia 13 de abril, no plenário da Câmara, tinha exposto as principais atividades que o setor ia realizar durante o mês de maio em parceria com órgãos públicos e privados. Uma das ações já realizadas ficou por conta do 27º BPM, que organizou a Blitz Solidária no centro da cidade, com entrega de panfletos educativos aos motoristas.

Além dessa ação, a coordenadora diz que palestras estão sendo feitas nas escolas municipais e estaduais, abordando o tema Conscientização no Trânsito.

A vereadora e primeira-secretária da Casa, pastora Sandra Pinheiro, argumenta que há um envolvimento e participação geral com esse movimento, de autoridades e munícipes e que as ações são de extrema importância para a sociedade.

“Todos participam lutando pela vida e bem-estar das pessoas. Fala-se do mês de maio, mas todos os meses são importantes para se fazer essa reflexão no trânsito. Há muita imprudência entre os motoristas e como diz o próprio tema do Maio Amarelo, Nossa Escolha Faz a Diferença“, avalia.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

Fotos 3 (capa) e 4, divulgação Prefeitura.