Home / Sessão / Legislativo vota favorável a projeto para Rede Feminina
Voluntárias da Rede participaram da sessão: projeto permite uso de terreno por mais tempo

Legislativo vota favorável a projeto para Rede Feminina

Não foi uma sessão comum. O plenário, decorado com flores e cheio, marcou a reunião desta segunda-feira, 9, na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A pauta abriu espaço para homenagem às mulheres, lembradas especialmente no domingo, 8, no Dia Internacional delas.

Já no começo da sessão, o vereador Gilmar Pogogelski cedeu ao pedido do presidente, Ricardo Sass, e deu seu lugar na Mesa Diretora para a Pastora Sandra, parlamentar da Casa. Assim, até o fim da noite, Sandra e a vice-presidente do Legislativo, Alandra Roveda, compartilhar lugares de destaque. A pastora, inclusive, feliz por toda a homenagem, mandou recados durante o uso da Palavra Livre, o principal, para sua filha que pessoalmente acompanhava a sessão. O envio de beijos e abraços para esposas, mães e avós, foram compartilhados por outros parlamentares também, ao longo da sessão. Sass arrematou dizendo: “lugar de mulher é onde ela quiser”.

Antes disso, contudo, a reunião abriu espaço para que Márcia Martins, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, usasse a Tribuna. Ela o fez, ao lado de Alandra. Ambas pontuaram um pouco a história do Dia 8, bem como da própria entidade. Márcia fez uma breve prestação de contas de todo o trabalho feito pela Rede. Ainda, junto com as voluntárias, distribuiu presentes para as mulheres que foram até o plenário e para as vereadoras e funcionárias da Câmara.

Mas, o principal motivo pela participação das “meninas de rosa” na sessão, não era o Dia da Mulher. É que estava em pauta na noite, a aprovação do Projeto de Lei Ordinária número 4, de 2020. Ele renova a concessão de uso gratuito de um terreno. A entidade já usa o espaço e com a renovação, fica permitido o uso para mais dez anos. O terreno fica na rua Coronel João Gualberto. São quase 500 metros quadrados de espaço. Por unanimidade, o documento foi aprovado. Ao fim da votação, houve aplausos no plenário, iniciados pelas voluntárias e acompanhados por todos os presentes.

“A Rede esperava um tempo já por essa renovação. Fico feliz em poder trazer essa oportunidade para essas valorosas mulheres. Elas fazem um trabalho incrível na comunidade”, disse Alandra.

“Um justo projeto, que permite o uso do terreno para o trabalho delas, exercido com magnífica dedicação e que contribui muito com a comunidade de União da Vitória”, destacou o presidente da Casa. Vale lembrar que no fim do ano passado, a Câmara devolveu parte dos recursos excedentes para a entidade. A Rede recebeu, por meio R$ 15 mil.

Moção

Foram duas as Moções aprovadas pela Casa. Ambas foram compartilhadas por todos os parlamentares. A primeira delas é um Voto de Aplausos aos policias militares, Morais e Rodrigo. O texto destaca a intervenção deles em mais uma tentativa de suicídio. “Com extrema sensibilidade, os solados iniciaram uma corrida contra o tempo a fim de evitar que a jovem cometesse tal ato. Mais uma vez, policiais mostram seu preparo diante das mais diversas situações, agindo sempre com elevada coragem”, descreve parte da redação.

O outro Voto de Aplausos é para as mulheres do município, por conta da passagem do dia 8 de março. “As mulheres são guerreiras, competentes, educadas, mães, esposas e avós. O mundo é mais bonito pois vocês o deixam assim”, pontuou o texto.

Requerimento

Assinado pelo vereador Jair Brugnago, veio o pedido, que deve ser encaminhado para a prefeitura, de um estudo sobre a possibilidade de passar a administração da Escola Municipal Professor Valdomiro de Souza, em São Domingo, à Fundação Educacional do Paraná (Fundepar). A proposta, conforme o parlamentar é fazer com que a instituição receba mais recursos, “dado que ela atende cerca de 200 alunos, uma comunidade inteira”. O projeto segue para a análise do Executivo.

Cultura

A convite da Câmara e em uma parceria especial, músicos do grupo Por Toda a Parte, presentearam as mulheres da Casa e da comunidade com apresentações artísticas. Terezinha Wolff, integrante do time, capitaneou a vinda dos artistas. No encerramento da sessão, eles deixaram o público comovido com a interpretação das populares, ‘Gritos da Liberdade’, ‘Casinha Branca’, ‘Como é grande meu amor por você’. Os agradecimentos são especiais para Ignêz kroetz Silva, Maria Rosa de Oliveira, Joanita, Ivan, além dos músicos que se apresentaram na noite, Leila, Luís Henrique, Osny, Paulo Rocha e Jhony Gleich.

Fotos: CMUVA