Home / Notícias / OUTORGA DE TÍTULO CIDADÃO HONORÁRIO – THEREZINHA LEONY WOLFF

OUTORGA DE TÍTULO CIDADÃO HONORÁRIO – THEREZINHA LEONY WOLFF

Na noite de 21 de outubro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal o Ato Solene para Outorga de Título de Cidadão Honorário de União da Vitória a Senhora Therezinha Leony Wolff, proposição de todos os Vereadores da Câmara Municipal, aprovado por unanimidade e sancionado através da Lei de número 5040 de 12 de agosto de 2022.
A Casa estava lotada de muitos amigos, admiradores, colegas de Projetos, representantes de diversas Instituições, personalidades das áreas da arte, cultura, educação, ações sociais e história. Todos marcaram presença para aplaudir a “Dama da Cultura”.

Inúmeras foram as manifestações de carinho, inclusive de quem não pode estar presente e enviaram mensagens de congratulações à pedagoga, escritora, influenciadora cultural e também gestora, habilidade muito sublinhada nas palavras de sua filha caçula Fernanda Wolff, a qual representou a família contando num discurso emocionado sobre a história de vida admirável da mãe.

Entre muitos que enviaram mensagens, logo no início da solenidade, foram lidas três cartas que a homenageavam, Dr. João Darcy Ruggeri, advogado, escritor e amigo manifestou em palavras a tristeza em não poder estar presente e comparou a amiga com o sol que ilumina a todos. Dr. Julio Ribeiro de Campos Neto, Promotor de Justiça da 3.a Promotoria de Justiça da Comarca de União da Vitória e Maria Salette Rodrigues de Mello, que lembrou da importância de Therezinha na área do associativismo participando e criando o Conselho da Mulher Executiva de União da Vitória, junto a solicitação de doação do imóvel da Casa da Cultura de Porto União (o castelinho), onde foi atendida.

Para homenagear a amiga, discursou a secretária de Educação de Porto União, Sra. Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, a qual também é um ícone de educação da região. Sra Aldair parabenizou-a pelo papel belíssimo desenvolvido por toda sua vida tanto na educação quanto na cultura, ensinando e deixando rastros maravilhosos, incentivando muitos a fazer cultura, mencionando que as pessoas devem aprender e ensinar, o que Dona Therezinha (carinhosamente chamada por muitos) sempre fez com maestria.

O segundo secretário, Ednilson de Godoy fez a leitura da Lei sancionada de número 5040, junto ao anexo único que apresenta o vasto e rico currículo da Cidadã Honorária. Também fez parte das homenagens a apresentação musical de duas músicas muito apreciadas por Sra. Therezinha, Gente Humilde e Felicidade, interpretadas por Solange e Gabriel Moretti Kasteller e Carlos Krassowske. O quadro do Título de Cidadão Honorário, foi entregue à Sra. Therezinha Leony Wolff pelo Presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto e sua Vice, Alandra Roveda Grando. Os Vereadores Júlio Adilson Pires e André Henik ofereceram uma orquídea em nome de todos os Vereadores da Casa. Fizeram parte da foto oficial junto ao Presidente e sua vice, todos os Vereadores que estiveram presentes e compunham a mesa de honra, Ednilson de Godoy, Júlio Adilson Pires Filho, André Cristiano Henik, Celso Carlos Rocha, Thays Bieberbach, Alex de Anastácio, o Vice-Prefeito Jairo Clivatti, que representou o Prefeito Bachir Abbas, a Secretária Aldair Muncinelli e o Comandante do 27.o Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória, Tenente Coronel Elisvaldo Balbino.

O Vice-Prefeito Jairo Vicente Clivatti usou a palavra parabenizando e agradecendo tudo que a Cidadã Honorária fez ao Município e o Presidente da Câmara, Cordovan Neto, lembrou diversas passagens de sua vida marcadas por referências de eventos de iniciativa da Sra. Therezinha, que influenciaram a tantos e inclusive a ele próprio.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos tantos presentes e encerrou a solenidade que teve a Casa lotada até o final do ato. O público teve amigos e representantes de muitas Instituições, entre Colégio onde Dona Therezinha Wolff estudou, Santos Anjos; Associação dos Artesãos, Associação Amadeu Bonna, Associação da Mulher Executiva, entre outros e muitas personalidades da área literária, cultural e de educação como o Professor Cordovan Melo Júnior que escreveu com Therezinha Wolff o livro Santos de Casa, Professora Ivanira Tereza Olbertz, presidente da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Professor e historiador Aluizio Witiuk e Marli Boldori, membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, entre muitas mais personalidades.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara de Vereadores de União da Vitória