Home / Notícias / Processo de digitalização documental das atas da Câmara de União da Vitória esta quase finalizado

Na noite de segunda-feira, 6,  a reunião ordinária da Câmara de União da Vitória contou com a participação  da professora do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), Dulceli Tonet Estacheski.

Dulceli explicou aos vereadores como é feito o trabalho de Digitalização Documental das atas do Legislativo Municipal. Sob a coordenadoria da professora Dulceli dois acadêmicos de história através de uma parceria firmada com a Câmara por meio de uma bolsa auxilio, desde julho do ano passado trabalham no processo de digitalização dos documentos.

O trabalho conforme relatou a professora, consiste em fotografar com máquina digital página por página das atas do ano de 1890 a 2000. Em seguida – para facilitar a pesquisa – é feito um acervo documental com o resumo do que está contido em cada ata. São 78 CDs com o material todo digitalizado. “Para pesquisadores, historiadores e comunidade isto tem um valor especial, pois, faz parte da história de União da Vitória, da nossa história”, ressalta Dulceli.

O acervo documentado deve ser entregue e finalizado no prazo de 120 dias.

Iniciativa

IMG_3033-300x199

A idéia da parceria com a instituição foi do presidente da Câmara, Ricardo Adriano Sass, que ao observar alunos pesquisando nas atas, percebeu que o documento ao ser manuseado sofria desgaste. “Essa documentação é uma forma de preservar os documentos e também de modernizar as ações do legislativo”, enfatiza o presidente.

Ana Cabral – Assessoria de Comunicação e Cerimonial