Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Professor fala sobre história da aviação Militar no legislativo

Professor fala sobre história da aviação Militar no legislativo

Aloisio Witiuk falou sobre o primeiro acidente aéreo militar no Brasil

Da Assessoria – A tribuna da Câmara de Vereadores de União da Vitória foi usada para falar de um fato histórico muito importante: O primeiro acidente aéreo militar registrado no Brasil e na América latina. Aloisio Witiuk, professor da Universidade do Contestado (UnC) é um especialista sobre a Guerra do Contestado, uma guerra de guerrilha por terras entre colonos e proprietários de terra, que durou de outubro 1912 a agosto de 1916, e dentro deste contesto, lembrou o centenário do acidente com o Capitão João Ricardo Kirk na Guerra do Contestado, que caiu na cidade de General Carneiro, em 1915.

O Tenente Ricardo João Kirk foi o primeiro oficial do Exército Brasileiro a aprender a pilotar aviões. Tirou seu brevê em 22 de outubro de 1912, na École d’Aviation d’Etampes, na França. Durante o ano de 1914, o Governo Federal tentava abafar as sedições de grupos populacionais, denominados por fanáticos, na região do “Contestado”, ao norte do Estado de Santa Catarina, a leste da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Ao deflagrar a Guerra do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, o Tenente KIRK foi convocado pelo General Setembrino de Carvalho para conduzir operações aéreas em apoio às operações terrestres, tendo executado basicamente missões de reconhecimento.

Em 1º de março de 1915, cumprindo uma dessas missões, sob condições desfavoráveis de visibilidade, Kirk teve uma pane mecânica que associada às condições meteorológicas marginais, acabou levando ao sério acidente que o vitimou. O Tenente Kirk faleceu na véspera do dia em que foi realizado o ataque decisivo contra o reduto dos sertanejos.

Na oportunidade, o professor Aloisio pediu para que os representantes do povo ajudem a manter viva a história da aviação brasileira, além de pedir que se repare a maneira errônea como o nome do patrono da aviação militar foi disposta em uma das ruas do Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória. Acompanhado de oficiais e alunos do NPOR, Witiuk deixou registrada sua passagem pelo plenário da Câmara de Vereadores.

Jair Nunes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial.

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …