Home / Notícias / Resultado das eleições pauta sessão do Legislativo

Resultado das eleições pauta sessão do Legislativo

Na sessão desta segunda-feira, 16, o retorno da transmissão na integra das sessões do Legislativo de União da Vitória foi marcado pela toada de um assunto em comum: o resultado das eleições municipais de 2020.

No uso da Palavra Livre, conteúdo suspenso durante o período eleitoral, os parlamentares parabenizaram a vitória de Bachir Abbas e Jairo Clivatti, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos pela população. Ainda, os cumprimentos também foram para os vereadores Alandra Roveda e Valdecir Ratko, que seguem na Câmara a partir do ano que vem. Os vereadores destacaram a coragem, disposição e boa vontade de todos os candidatos, eleitos ou não, na disputa do pleito. Os vereadores que participaram do pleito também falaram na sessão, agradecendo os votos que receberam.

“Acompanhei a campanha do Bachir e do Jairo, uma campanha falando de propostas, tranquila. Parabenizo o Prefeito e o Vice-Prefeito por terem ganhado o pleito. São realmente pessoas preparadas. Aos vereadores reeleitos, parabenizo também e aos novos, desejo sucesso. Eu também agradeço a cada voto. Foi uma campanha legal, falando o que foi feito pela comunidade”, destacou o presidente da Casa, Ricardo Sass.

Na pauta, destaque para dois projetos. O primeiro, o PLO número 38 de 2020, que revoga a Lei número 4525 de 2015. O documento trata da criação de um protocolo de intenções celebrado pelas cidades de União da Vitória e de Porto União para a gestão aeroportuária. O PLO aponta que o nascimento dessa parceria se tornou inviável e não teve resultados práticos.

Ainda, os vereadores aprovaram os pareceres das comissões sobre o PLO número 39 de 2020, que “autoriza o Executivo Municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento próprio do Fumprevi”, para o exercício de 2020, com recursos do superávit financeiro.

Moções

Aprovada por todos os vereadores, a Moção de Aplauso número 36 de 2020, proposta pelo vereador Almires Bughay ao sargento Jairo Andrade, da Polícia Militar de União da Vitória, e ao soldado Thiago Marcos Miskiewucz, da Polícia Militar Ambiental de Porto União. No dia 18 de outubro, os militares salvaram a vida de um jovem morador de Paulo Frontin (PR).

Conforme o texto da Moção, “ele se divertia com alguns amigos na Cachoeira das Bromélias, no interior de União da Vitória, quando teve uma espécie de mal súbito, perdendo suas forças e sendo levado ao fundo de um poço no local”. Foi ai que os soldados que estavam no local interveriam, conseguindo retirar o jovem da água.

“Fica o nosso reconhecimento aos militares por este ato tão nobre e ao mesmo tempo destacamos o cuidado com a segurança em áreas de balneário. Neste caso, graças à intervenção desses heróis, tivemos a preservação da vida desse jovem que ainda está no início de sua jornada”.

Sessão na íntegra

Durante o período eleitoral, o conteúdo manifestado pelos parlamentares durante a Palavra Livre e na Tribuna teve seu conteúdo suspenso. No entendimento da Mesa Diretora, a medida deixava igualitária a campanha de quem já é vereador e tentava a reeleição com os candidatos que não ocupavam cadeira. Desde esta segunda-feira, 16, a transmissão voltou a ser disponibilizada integralmente no site da Câmara. Por conta da Covid-19, o acesso do público ao plenário segue suspenso.

Fotos: CMUVA