Home / Notícias / Reunião vai definir Comissões Permanentes da Câmara de vereadores

Reunião vai definir Comissões Permanentes da Câmara de vereadores

Eleição dos componentes das Comissões Permanentes acontece na segunda-feira, 02

Da Assessoria – O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ziliotto Daldin, convocou os líderes dos partidos, para a reunião que acontece na segunda-feira, 02, às 9h, no gabinete da presidência. O objetivo da reunião é a eleição para a composição das Comissões Permanentes da Câmara. De acordo com o Regimento Interno (RI) do Poder Legislativo, as Comissões Permanentes são compostas por três membros cada, e o período de exercício dos membros das comissões corresponde a um biênio. Na licença ou impedimento de um membro de Comissão Permanente, seu lugar será preenchido pelo substituto indicado pelo Líder da Bancada a que pertence o titular. Em caso de inexistência, a indicação será efetivada pelo Presidente da Mesa Diretora.

Quem poderá votar?

Os Líderes de Bancadas indicarão ao Presidente da Mesa Diretora os representantes para a constituição das Comissões, observando sempre que possível a proporcionalidade partidária. Ainda segundo o Regimento Interno (RI), a composição de cada comissão se dará por meio de votação em aberto, realizada pelos Lideres de Bancada, no gabinete da Presidência da Mesa Diretora. Em caso de empate na eleição de membros das Comissões, o vereador mais idoso entre os indicados pelos Líderes será considerado eleito.

Na Câmara de vereadores são quatro as comissões permanentes: De Constituição, Justiça e Redação Final; De Finanças, Orçamento e Patrimônio; De Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio e Turismo e de Educação, Saúde, Assistência Social.