Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Sessão Câmara de Vereadores de União da Vitória – 15/02/2021

Sessão Câmara de Vereadores de União da Vitória – 15/02/2021

Nesta segunda-feira, 15 de fevereiro foi realizada a segunda Sessão na Câmara de Vereadores de União da Vitória, na oportunidade o vereador Júlio Adilson Pires não compareceu por motivo de saúde e anexou atestado.

A matéria do Legislativo contou com o Projeto de Lei Ordinária apresentada pelo vereador Valdecir José Ratko (DEM) estabelecendo todas as igrejas, templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias como atividade essencial em União da Vitória.

Das Indicações, as solicitações foram:

– Vereador André Cristiano Henik (SDD): estudo de viabilização de obras (asfaltamento) na Rua Eurico Cleto da Silva, Bairro Panorama onde os reparos não são mais suficientes e existe grande fluxo de veículos e pedestres na rua;

– Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB): estudo de viabilização de obras na Rua João Augusto Barbosa, Bairro São Bráz e devido ao fluxo de veículos que seja colocado um redutor de velocidade (lombada) enquanto não se iniciarem as obras, também solicitou a colocação de tubos para captação de águas pluviais com atenção ao trecho onde é realizado o descarte de água pela SANEPAR que ocorre na Avenida Paula Freitas;

– Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto e do Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PP) /restauração do piso de cimento na “pista de skate” anexa à Praça Expedicionários, com sugestão de aplicação de camada de concreto polido e telas de proteção no entorno da pista devido ao uso natural e chuvas intensas no último período;

– Vereadores Valdecir José Ratko (DEM), Anderson Cripa, Luis Cardoso (PRÓS), André Cristiano Henik (SDD), Cordovan Frederico de Melo Neto e Ednilson de Godoy (PV) para implantação de placas indicativas, com o nome das ruas municipais, constando ainda Bairro e CEP, de forma padronizada;

– Vereador Valdecir José Ratko (DEM): estudo de viabilização de obras na Rua José Serafini no Bairro São Braz;

– Vereador Sidnei Lorensini (PSD): execução de faixa elevada para pedestres em frente às Unidades Básicas de Saúde nos Bairros Sagrada Família e Nossa Senhora da Salete já que os locais são de bastante movimento e foram registrados vários acidentes.

Matéria da Ordem do Dia:

– Votação favorável por unanimidade sobre o Parecer Fundamentado em todas as Comissões pertinentes referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 3/2021, o qual altera o número, composição e atribuições de cargos comissionados constantes das Leis nº 4733 e 4732, de 02 de abril de 2018.

– Votação favorável por unanimidade referente ao Parecer Fundamentado em todas as Comissões pertinentes em relação ao Projeto de Lei Ordinária nº 1/2021, o qual dispõe sobre a nomeação da Rua Maria Lúcia Golanowski, onde se localiza a Rua projetada n.º20, desde a Rua Dagni Caesar da Costa até a Rua Silvestre Cieslak .

Requerimentos:

– Vereador André Cristiano Henik (SDD) ao Senhor Prefeito Municipal para que seja efetuado estudo de viabilização de implantação e melhoria na iluminação pública na ciclovia de São Cristóvão, com início na Rua Francisco Caus no bairro São Sebastião até a Rotatória da Avenida Paula Freitas;

– Vereadores Sidnei Lorensini (PSD) e Waldir Luiz Cortellini (PSB), Senhor Prefeito Municipal e ao Senhor Líder do Governo Deputado Estadual Hussein Bakri através dos setores competentes, estudem a possibilidade da execução de repavimentação da via de acesso à colônia Rio Vermelho (início) até a localidade da Serra da Esperança (término) na área rural de União da Vitória;

– Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) implantação de uma área de lazer no Conjunto Habitacional Frei Pedrinho, localizado no Bairro São Gabriel;

– Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Ao Senhor Prefeito Municipal, para que determine ao setor competente, que informe se há planejamento e/ou estudo técnico para o oferecimento de contra turno escolar, caso não existam, sejam possibilitados estudos de implantação.

– Vereadores Valdecir José Ratko (DEM), Ednilson de Godoy (PV) Emerson Lourenço Litwinski (PTC) para que seja efetuado doação de imóvel (terreno) para implantação da sede da Associação Autismo Sem Barreiras em União da Vitória.

Uso da Tribuna:

– Salete Tonon, Presidente da APP Sindicato: Sra Salete ressaltou a posição sobre a volta às aulas presenciais no ensino público afirmando que as Escolas não tem estrutura organizada para o sistema híbrido de ensino e controle dos cuidados dos alunos e suas famílias fora das salas de aula, acreditando ser um risco a saúde de todos inclusive dos professores com o retorno das aulas presenciais. No final de sua fala colocou-se à disposição para questões de educação por parte dos professores.

– Vereador Waldir Luis Cortellini ressaltou a importância das suas indicações e aproveitou para agradecer a colaboração do ex Deputado Leopoldo Meyer no alcance das emendas para União da Vitória;

– Vereador Emerson Lourenço Litwinski pediu colaboração aos colegas através de fiscalização e não secretariado de obras. Homenageou a presença das mães integrantes do Projeto Autismo sem Barreiras.

Fizeram uso da Palavra Livre:

Vereadora Thays Bieberbach sobre a importância do diálogo sobre cuidados com a saúde e educação. O Vereador Emerson comentou sobre a necessidade de asfaltos no Município e os maquinários adquiridos na gestão do então Prefeito de União da Vitória Pedro Ivo Ilkiv, a Vereadora e Vice-Presidente Alandra Roveda Grando lembrou também que cada um deve fazer sua parte dentro de sua competência e questionou o Vereador Waldir Cortellini que acompanhou o trabalho na época, a respeito do paradeiro do britador, Waldir explicou que a Empresa foi licitada e o trabalho pausado.

O Vereador André explanou sobre o Castra Móvel esclarecendo que a antiga legislatura lutou para adquirir o veículo o qual depende nesse momento da liberação e trâmites burocráticos no executivo, ressaltando que até o início de março estará em funcionamento.

A Vice-Presidente da Mesa e Vereadora Alandra Roveda ressaltou que há muito ainda para fazer. Entre suas competências enquanto vereadores além de cobrar e fiscalizar, é lutar para alcançar, lembrando que o Castra Móvel foi um projeto aprovado na última sessão do ano passado para aproximadamente três mil castrações, em parceria com os Protetores Independentes e do Vale do Iguaçu, reforçando que o início do trabalho tem data prevista, mas deverá ser feito constantemente.

O Vereador Valdecir José Ratko ressaltou a importância da conscientização e reeducação dos donos dos animais para os cuidados e não abandono, e, compartilhando da mesma visão com o Vereador Ednilson de Godoy, explanaram a respeito da importância da luta por crianças portadoras de necessidades especiais e suas mães junto do Projeto Autismo sem Barreiras que cada vez mais vem tomando corpo graças às mães que buscam verba para aquisição da Sede. Godoy também agradeceu a presença de seus dois filhos portadores de necessidades especiais.

No final o Presidente da Câmara Cordovan de Melo Neto fez o fechamento da Sessão agradecendo aos presentes, aos que acompanharam pela internet, às mães do autismo, Raquel Inocêncio conselheira fiscal e porta voz do Autismo sem Barreiras e Siane Pereira Vice-Presidente da Instituição, às professoras, Salete Tonon Presidente da APP Sindicato e Marcio Fernando Utzig Presidente do Sindicato do Magistério Municipal.

 

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *