Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / A SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA CONTOU COM A PRESENÇA DO DR ARY CARNEIRO JÚNIOR QUE FALOU SOBRE CUIDADOS E MEDICAMENTOS PARA COMBATER O COVID-19

A SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA CONTOU COM A PRESENÇA DO DR ARY CARNEIRO JÚNIOR QUE FALOU SOBRE CUIDADOS E MEDICAMENTOS PARA COMBATER O COVID-19

Na noite de 15 de março de 2021 aconteceu a 6.a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória.

A Sessão foi marcada e abrilhantada pelo Secretário de Saúde de União da Vitória da legislatura anterior, Dr Ary Carneiro Júnior o qual aceitou o convite da Presidência, compareceu e explanou na Tribuna sobre o atual momento em decorrência do Covi-19, o protocolo instruído para a linha de frente no combate ao vírus na área de saúde e o formato do seu trabalho em sua gestão como Secretário. Com 44 anos de profissão, enfrentou a H1N1, H3N2 e Influenza A, explicou que todos os vírus sofrem mutação pois cada indivíduo tem seu próprio sistema imunológico. Defendeu o tratamento precoce que foi o carro chefe de Protocolo em sua gestão, salvo em casos de pacientes com problemas cardíacos. O tratamento precoce, chamado também de Kit Covid, inclui os medicamentos Cloroquina ou Hidroxicloroquina (de onde ganhou de uma Farmácia de Manipulação o medicamento à população), antiviral, Azitromicina e sulfato de zinco, tratamento este de protocolo instruído aos médicos respeitando sua não prescrição, porém instruídos da mesma forma no oferecimento do Município ao paciente. Até dezembro de 2020 os pacientes com suspeitas de Covid-19 eram todos encaminhados à UPA e recebiam ao sinal de suspeita da doença o tratamento precoce do protocolo citado, os quais o Dr Ary salienta não haver letalidade a pacientes não cardíacos, visto que a Cloroquina é medicamento de uso constante para pacientes com problemas como artrite reumatoide e lúpus, tendo sido também utilizada há muitos anos no tratamento da malária. No caso do Covid-19 o medicamento é administrado por apenas 5 dias, ou seja não oferece risco, e sim salva vidas, no período onde a droga age de forma a permitir a doença agir com menor intensidade no organismo, sendo a única diferença os pacientes que utilizam tais medicamentos, é tornar o vírus mais brando. Explicou que a ação do medicamento na fase inicial da doença é atenuar o vírus, dificultando a entrada do mesmo na célula, protegendo-a de forma a prevenir a inflamação. O formato do trabalho do Dr Ary Carneiro junto ao protocolo até 31 de dezembro foi utilizado sem lotar leitos e enfermarias no Município com 3699 coletas de exames e 9 óbitos, 3 vezes mais que hoje no mês de março onde estamos com 36 óbitos. O exemplo do tratamento precoce vem sendo adotado por diversas Cidades próximas. Dr Ary salientou ainda a respeito da responsabilidade e obrigação para com referência aos equipamentos necessários para o tratamento do Covid-19 ser do Estado e lembrou que o sintoma mais marcante do Covid-19 é a dor de cabeça seguida por outros sintomas.

Diversos Vereadores agradeceram e fizeram perguntas ao Dr Ary, entre eles o Presidente Cordovan de Melo Neto (PP) e a Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) que comentou que fez uso do tratamento precoce junto a Invermectina. Dr Ary enfatizou que entre as recomendações o que resolve, até todos serem vacinados, são os métodos de cuidados, distanciamento social, máscara, higienização constante das mãos. O tratamento precoce não finaliza o vírus, apenas ajuda a amenizar sua atuação no organismo.

Também fez uso do grande expediente o Vereador José Pedro Walck (PSDB) em agradecimento ao Deputado Estadual Líder do Governo na ALEP, Hussein Bakri, ao Governo do Estado, ao Executivo e representante do Hospital São Camilo pelas forças e investimentos na área de saúde para atendimento adequado aos pacientes mais graves.

O Presidente da Casa, Cordovan de Melo Neto (PP) utilizou a Tribuna especialmente para registrar minunciosamente o pronto e completo retorno que recebeu do Prefeito Bachir Abbas a respeito do Ofício que a Comissão de Base enviou à Prefeitura solicitando a completa explanação à População e Equipe de Vereadores sobre todos os investimentos realizados na área de saúde pelo Executivo através dos recursos recebidos do Governo Federal e Estadual.
O Presidente Cordovan leu a resposta do Ofício, para que todos pudessem conferir, onde foram mencionados os valores dos repasses e suas aplicações com os devidos links, os quais também constam no Portal da Transparência e fizeram parte do conteúdo exposto na Audiência Pública no dia 26 de fevereiro. Leia aqui a resposta do Prefeito Bachir Abbas acessando o link: 0727_210311151619_001[1]

A Matéria do Legislativo contou com o Projeto de Lei Ordinária 6/2021 do Vereador Emerson Litwinski (PTC) que dispõe sobre o reconhecimento de todo serviço no Município de União da Vitória ser essencial.

Indicações: De todos os Vereadores ao Prefeito Municipal sobre esclarecimentos a respeito do tratamento precoce aos pacientes com suspeitas de Covid-19.

Fizeram uso da Palavra Livre no Pequeno Expediente a Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) a qual ressaltou o uso do tratamento precoce e a conscientização da população, o Primeiro Secretário Valdecir José Ratko (DEM) que relembrou e refez o convite já feito ao atual Secretário de Saúde Fernando Ferencz à comparecer na Câmara de Vereadores para fazer uso da Tribuna e debater com a Equipe de Vereadores de União da Vitória; Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) e o Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC). Todos agradeceram a presença e parabenizaram o Dr Ary Carneiro por todos esclarecimentos.

O Presidente Cordovan (PP) agradeceu ao Dr Ary e finalizou a Sessão lembrando de fato ocorrido durante a semana, onde um indivíduo foi preso pela quinta vez no mês de março por furtar comércio no centro da Cidade. Parabenizou o trabalho da PM e ressaltou que este tipo de miliante permaneça preso, pois o Comércio já tem sofrido demais junto à Pandemia, e antes que esse tipo de ação por parte de bandidos seja feita de maneira mais violenta é necessário que se tome as medidas adequadas e solução em relação à esse tipo de problema.

No final da noite, foi votado favorável em Sessão Extraordinária o Projeto de Lei de número 7/2021 do Executivo, o qual dispõe sobre a criação e estruturação do CACS FUNDEB.

 

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *