Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Vereadores de União da Vitória conhecem ZEE em Ponta Grossa

Vereadores de União da Vitória conhecem ZEE em Ponta Grossa

Zoneamento Ecológico Econômico do Paraná (ZEE-PR) traça diretrizes de organização do território do EstadoOficina em Ponta Grossa

 

Da Assessoria – O Cine Teatro Ópera no centro de Ponta Grossa reuniu técnicos, estudantes e políticos para apresentação do programa de Zoneamento Ecológico Econômico do Paraná, ou pelo menos os indicativos iniciais do programa que começou em 2011, pelas mãos do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). A idéia é que todos esclareçam suas dúvidas e participem com sugestões. “O objetivo é provocar a discussão sobre os temas e obter informações que não foram levantadas na análise técnico-científica”, afirma o professor e orientador do programa, Jurandyr Luciano Sanches Ross.

Nas Oficinas Institucionais do ZEE-PR que se iniciaram em Curitiba, na quarta-feira, 14 e em Ponta Grossa, nesta quinta-feira, 15, os Vereadores Ziliotto Daldin e Waldir Cortellini representaram o Poder Legislativo de União da Vitória. Os legisladores compõem a Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio e Turismo.

O zoneamento integra informações ambientais e socioeconômicas, por meio de estudos específicos e elaboração de mapas para a definição de zonas com características distintas, indispensáveis para planejar a ocupação racional do espaço geográfico e o uso sustentável dos recursos naturais. “A ferramenta poderá ser usada por toda a sociedade e é indispensável para o crescimento e desenvolvimento do Estado”, ressalta o diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amilcar Cabral. A contribuição no processo de construção do zoneamento também pode ser enviada através do site do instituto, que coordena o programa e conta com a colaboração de outras secretarias e instituições estaduais e federais. O Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná está em fase de execução com previsão de conclusão para o final de 2014. Os dados fornecidos durante as oficinas serão incorporados no conjunto do trabalho.
 

Zona 7 – União da vitória

 

Dentro do ZEE a região de União da Vitória foi reconhecida como Zona 7. De acordo com o Projeto, União da Vitória, rica em recursos naturais, como água, mata nativa, entre outros, deve se incentivar a agricultura ecologicamente correta de subsistência, manejo de florestas com espécies nativas plantadas (não nativas ou auto regeneradas) e o “aluguel” de florestas para propriedades rurais e outros setores da economia que não estão em conformidade com a lei ambiental, além das Pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Jair Nunes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial.

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …