Home / Notícias / Vereadores de União da Vitória lembram o Dia Mundial do Escoteiro

Vereadores de União da Vitória lembram o Dia Mundial do Escoteiro

A reunião ordinária da Câmara de vereadores nesta segunda-feira, 22, contou com a participação do Diretor Administrativo do Grupo Escoteiro Iguaçu, Celso Moreira de Castilho. O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. Os escoteiros têm diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

Nesta oportunidade, os vereadores e Ricardo Adriano Sass (PSC), presidente da Câmara Legislativa, Diego dos Santos (PSC), 1º Secretário e Valdecir José Ratko (PSC), tiveram requerimento aprovado por unanimidade no Legislativo, solicitando ao Pode Executivo juntamente com as secretarias envolvidas para que seja executada a revitalização da Praça Lord Baden-Powell, localizada entre a Avenida Abilon de Souza Naves, Rua José Pioli e Rua 14 (quatorze) no Conjunto Habitacional Bento Munhoz da Rocha Neto, Distrito de São Cristóvão.

No requerimento, os autores solicitaram ainda, para que a referida praça receba uma placa com a devida identificação, assim como a possibilidade de ser colocado no local um busto em concreto de alta resistência a impactos, abrasivos e intempéries, sem bordas cortantes, homenageando a memória de Baden-Powell, idealizador do escotismo.

Comissão nomeada

Ainda durante a reunião foi criada uma Comissão Especial para estudar a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Câmara de Vereadores de União da Vitória. A Comissão Especial será composta pelos Vereadores Cesar Empinotti, Diego dos Santos e  Jair Brugnago. A Comissão Especial reunir-se-á com seus membros para definir seu Presidente e Relator. Conforme a comissão, havendo necessidade de assessoramento externo, deverá a Comissão informar a Presidência da Câmara Municipal, que tomará as medidas necessárias para este fim.

Pauta da sessão

O projeto de Lei 08, que trata sobre a desapropriação e indenizações amigáveis ou judicial de 10 imóveis em área de risco deveria ter entrado na pauta de votações nesta segunda. Contudo, como a matéria é polêmica e complexa, os vereadores acharam por bem, adiar a votação do Projeto de Lei em plenário.

Cinco Indicações foram apresentadas na sessão plenária. A nº 27, dos Vereadores Valdecir José Ratko (PSC), Jair Brugnago (PSDB) e Joarez Leandro de Oliveira (PSB), solicitam ao Prefeito, para que este entre em contato com as Secretarias envolvidas para incluir no Programa de Pavimentação Asfáltica as seguintes Ruas, Joaquim Penido Monteiro, Alcides Silva, Joaquim Didek, Dagni Caeser da Costa, Rua 27, Francisco M. de Castilho no Bairro Panorama, Distrito de São Cristóvão.

O vereador Valdecir José Ratko (PSC), enviou expediente à Uvtran, para que estude a possibilidade de executar a pintura das faixas de sinalização, especificamente meios-fios, lombadas, faixa de pedestres, faixas elevadas e de estacionamentos dos Bairros Horst Waldraff I e Horst Waldraff II.

Já o vereador Jair Brugnago (PSDB), solicitou ao chefe do Poder Executivo, para que juntamente com a Secretaria de competência entre em contato com os responsáveis da empresa, construtora da nova ponte, para que seja realizada a limpeza da Ponte Machado da Costa, tendo em vista que, durante a concretagem dos pilares da nova ponte, acabou por sujar a antiga, deixando a mesma com aspecto pouco apresentável aos olhos de todos que por ali transitam.

Os vereadores Gilmar Carlos Pogogelski (PV) e Cesar Empinotti (PR), enviaram expediente ao Prefeito Municipal para que, juntamente com a Secretaria de competência estude a possibilidade de se incluir no Programa de Asfaltamento, a Rua Hermínio Millis, no Distrito de São Cristóvão.

O vereador Fernando Edgar Vier (MDB), está solicitando ao Prefeito Municipal, para que este verifique juntamente ao setor competente, a possibilidade de serem efetuado reparos na rede de esgoto da Escola Municipal Duque de Caxias, o qual se encontra aberto há vários meses, no Bairro São Gabriel.

Requerimento

O Vereador Jair Brugnago (PSDB), teve requerimento aprovado na Câmara, onde solicita para a gestão municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes, que seja desenvolvido projeto e programa de Competição Náutica valendo-se do belo e majestoso Rio Iguaçu, com modalidades de remo, caiaque, navegação a remo, rafting, Wake board, flyboard, esqui aquático, entre outros.

Fala vereador

Usaram a tribuna da casa, os Vereadores Emerson de Souza (PSC) que continuou com sua explanação com imagens, sobre problemas encontrados em vários bairros na chamada região dos conjuntos e em outros bairros da região. Já o vereador Jair Brugnago (PSDB) denunciou as péssimas condições da BR 476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul.

Usou a palavra final o vereador Almires Bughay (PSDB), que falou dos trabalhos para a viabilização de um colégio militar para o município de União da Vitória.