Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / vereadores realizam duas reuniões na noite desta segunda, 06

vereadores realizam duas reuniões na noite desta segunda, 06

Secretário de Obras, Aloísio Salvatti participa da reunião e fala na Tribuna da casa

 

Os Vereadores de União da Vitória realizaram na noite desta segunda-feira, 06, duas sessões deliberativas: uma ordinária e uma extraordinária. O presidente da Câmara, Ricardo Sass (PSC – PR) lembrou que as reuniões extraordinárias não têm custas para os cofres públicos.

O Secretário de Obras de União da Vitória, Aloísio Salvatti (foto abaixo), ocupou a tribuna da casa para falar sobre os trabalhos executados pela sua pasta. O Secretário foi elogiado pelos vereadores por seu trabalho sério e qualificado.

Na reunião ordinária, a 13ª do ano, deu entrada o Projeto de Lei Ordinária 12, de Interesse público, que institui o Programa de Recuperação Fiscal de União da Vitória – REFIS 2019. Também foi lido o Projeto de Lei Ordinária nº 13, do Executivo que autoriza o Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Especial no orçamento próprio da Uniuv de União da Vitória, para o exercício de 2019, com recursos provenientes de superávit financeiro.

Também entrou o Projeto de Lei Ordinária nº 14, do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a efetuar a Abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Próprio da Câmara Municipal de União da Vitória, para o exercício de 2019, com recursos provenientes de anulação. Os PLOs 12 e 13 foram pautados para a reunião extraordinária subseqüente.

Indicações

O Vereador Emerson de Souza (Patriotas) enviou expediente do seu gabinete ao Poder Executivo, por meio da Secretaria competente, tendo como intuito, se possível, tomar providências em relação à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente ao Supermercado Superpão, região central de União da Vitória. Segundo Souza, o referido local encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, não somente o asfalto, mas também o passeio, o qual em alguns trechos é inexistente.

Já o vereador Joarez Leandro de Oliveira (PSB), por meio de Indicação solicita ao Executivo para que seja estudada a possibilidade de dar continuidade à obra de pavimentação asfáltica da Avenida Wilkys Amazonas Correia. O trecho compreendido vai do Bairro São Brás até o Bairro Lagoa Dourada, ambos localizados no Distrito de São Cristóvão.

Os Vereadores Joarez Leandro de Oliveira (PSB) e Valdecir José Ratko (PSC) enviaram expediente conjunto ao Poder Executivo para que seja desenvolvido estudos no sentido de ampliar a oferta de bolsas de estudos por parte dos centros universitários de nosso Município.

O Vereador Gilmar Carlos Pogogelski (PV) solicitou por meio de Indicação que a Secretaria competente seja estudado a possibilidade de ser realizado obra com concreto usinado na Rua Egon F. Bieberbach, no Bairro Monte Castelo.

Já o vereador Almires Bughay Filho (PSDB) está solicitando Executivo para que, juntamente da Secretaria competente, estudem a possibilidade de ser implementada uma faixa elevada em frente ao Cemitério Municipal, região central do município.

Segundo Bughay, após a colocação do semáforo na Avenida Interventor Manoel Ribas, confluência com a Rua Clotário Portugal, motoristas ao perceberem que o sinal mudará de verde para amarelo, aceleram seus veículos com o intuito de transpassar a via antes do sinal vermelho.

Ocorre que no local, durante a realização de velórios, com a existência de muitas pessoas transitando, acaba se tornando perigoso o local, sendo presenciado tal fato por incontáveis munícipes em diversas ocasiões.

Já o Vereador Gilmar Carlos Pogogelski (PV), solicitou via expediente de gabinete para que, a Secretaria responsável aprecie a viabilidade de ser instalado no Loteamento Angélica, um parquinho às crianças da localidade. No mesmo documento Pogogelski reivindicou se possível, uma academia ao ar livre, estendendo a solicitação, assim como reparos no Centro Comunitário do local e a revitalização da área de lazer. No mesmo documento o vereador também pede o patrolamento em ruas do referido loteamento.

Ordem do Dia

Na pauta de votações da reunião ordinária, foram votados dois pedidos de Regime de urgência dos Projetos de Lei 12 e 13, votados posteriormente em sessões extraordinárias. Também passou em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2019, que altera a Lei Nº 4768, de 11 de setembro de 2018.

Requerimentos

Foi aprovado o requerimento de autoria do Vereador Emerson de Souza, endereçado à Secretaria de Meio Ambiente para que, caso possível, seja desenvolvido análise das águas existentes no local entre a Rua André Moraz e Avenida Irati, no Bairro João Paulo II. Neste sentido gostaria que fosse compreendido a possibilidade de ser elaborado projeto, com o intuito de ser desenvolvido um pequeno lago no local.

Já o Vereador Jair Brugnago (PSDB) teve requerimento aprovado onde solicita à Secretaria de Esportes estude a possibilidade de ser executado a instalação da iluminação na quadra de esportes da comunidade de São Domingos. A mesma é utilizada pela Escola Municipal Professor Waldomiro Antônio de Souza, assim como, pelo Colégio Estadual Aniz Domingues, servindo ainda como espaço para as atividades desenvolvidas pela Casa Familiar Rural, e pela comunidade em geral.

Os Vereadores Joarez Leandro De Oliveira (PSB) e Valdecir José Ratko (PSC), são autores do requerimento aprovado em plenário que solicita à Secretaria de Planejamento para que, aprecie a possibilidade de execução de obra de reforma do Centro Comunitário do Bairro São Sebastião, no Distrito de São Cristóvão, ou ainda, a construção de um novo centro à localidade, destinando o existente exclusivamente à Capela Mortuária.

Moções

A Câmara de vereadores aprovou a proposição da Vereadora Alandra Roveda Grando (PR), registrando um “Voto de Repúdio”, pelo aumento de pouco mais de 12% na tarifa da água e esgoto previstos para ocorrer ainda no mês de maio. Tal aumento está sendo estipulado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – Agepar.  O referido aumento está acima do valor da inflação, que foi de 4,5%no mesmo período.

Extraordinária

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Sass, convocou uma reunião extraordinária para votar o Projeto de Lei Ordinária 12 e 13, que se encontravam com pedidos de regime de urgência. Os dois PLOs foram aprovados e vão para a sanção do prefeito.

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *