Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Vereadores votaram vários destaques em plenário em reunião movimentada

Vereadores votaram vários destaques em plenário em reunião movimentada

Os 13 vereadores de União da Vitória se reuniram na segunda reunião ordinária de 2019 nesta segunda-feira, 11, com expectativa de uma pauta concorrida. O Secretário de Planejamento, Clodoldo Goetz (foto ao lado) deveria usar a tribuna da casa para falar aos vereadores sobre obras, com recursos do governo federal que estão paralisadas, entre elas duas creches no Distrito de São Cristóvão, mas acabou não participando da reunião.

De acordo com o presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Sass (PSC-PR), o secretário ligou avisando que não poderia comparecer por estar enfrentando dificuldades no percurso de sua viagem de volta a União da Vitória. Para dar espaço ao secretário, nenhum vereador se inscreveu para usar a tribuna. Com a ausência de Goetz, o presidente prosseguiu com a ordem do dia.

Votações

Na pauta de votações, vários Projeto de Lei. Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2019 que autoriza o executivo municipal a efetuar a abertura de crédito especial no orçamento próprio da Uniuv de União da Vitória, para o exercício de 2019, com recursos provenientes de superávit financeiro. Também foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2019 que autoriza o executivo municipal a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município de união da vitória, para o exercício de 2019, com recursos de operação de crédito.

Em 1ª discussão foi aprovado p Projeto de Lei Ordinária nº 53/2019 autoriza o poder executivo municipal a receber um imóvel de propriedade do senhor Nelson Straube. O terreno doado pelo conhecido empresário da cidade, na Rua São Cristóvão, será destinado à construção de uma área de lazer, com um parque infantil.

Foi a provado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 13/2018 de autoria da Vereadora Alandra Roveda Grando, que cria o sistema de gerenciamento de filas na Farmácia Municipal de União da Vitória – PR, com o intuito de agilizar o atendimento e evitar esperas desnecessárias.

Projetos de Decreto Legislativo

Um dos destaques do Poder Legislativo, foi aprovado em 1ª discussão e votação do Projeto de Resolução nº 1/2019, que trata sobre alteração na resolução Nº 6, de 23 de novembro de 2010, que altera regras do regimento interno do Poder Legislativo. Também foi aprovado em 1ª discussão e votação do Projeto de Resolução nº 3/2019 que regulamenta o auxílio alimentação, aos servidores públicos efetivos e ativos do Poder Legislativo de União da Vitória – PR, disposto no artigo 202 da Lei Ordinária Nº 1847/1992. O auxílio não contempla funcionários comissionados.

Requerimento

O vereador Joarez Leandro de Oliveira (PSB), o Tica, na foto ao lado, Teve requerimento aprovado por unanimidade pelos vereadores, onde solicita ao Poder Executivo, para que o departamento competente entre em contato com a Empresa responsável pelo Estacionamento Rotativo em nossa cidade, requerendo a tal que inclua mais funcionários para auxiliar no atendimento e no recadastramento dos clientes no escritório da própria empresa, para que assim seja evitado as filas e diminuído o tempo de espera. Tica solicitou também ainda que o responsável desta pasta vá até a tribuna desta casa para prestar esclarecimentos a toda comunidade sobre a nova plataforma digital da empresa para que assim a população possa fazer a instalação e a utilização do aplicativo sem precisar ir a sede da empresa.

Moções

Proposição do Vereador Almires Bughay Filho (PSDB), foi aprovado um voto de aplausos pelo ato de bravura realizado pelos policiais militares do estado do Paraná, Soldados Igor Daniel Bielak e Marcelo Zaboroski, pertencentes ao efetivo do 27º Batalhão em União da Vitória, atualmente prestando serviços em Mallet.

Segundo o vereador, sem pensar no perigo, abnegando da integridade da própria vida, na noite do dia 28 de janeiro, os policiais nominados, em ato heróico, salvaram um cidadão que perecia nas águas do Rio Potinga, quando da queda de uma ponte, na Vila Caroline, cidade de Mallet.

Outra Moção assinada por todos os Vereadores, consignou um voto de aplausos aos policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar situado em União da Vitória – PR. Os policiais da guarnição do último dia 6, quarta-feira, por volta de 4h40 da madrugada, deslocaram-se até um estabelecimento comercial na região central do município, na Rua Prof.ª Amazília, onde encontravam-se 4 indivíduos furtando os produtos do referido estabelecimento, após serem recebidos a tiros, ato contínuo, os policiais revidaram, entrando em 7 confronto com os marginais, evitando assim a conclusão da prática ilícita. Os agentes supracitados cumpriram com o juramento que fizeram ao incorporar à Polícia Militar, procederam de forma corajosa em detrimento de suas próprias vidas, com o intuito de proteger a nossa sociedade, bem como, honraram os preceitos que norteiam a nossa grandiosa Polícia Militar do Estado do Paraná.

Moção de autoria da Vereadora Alandra Roveda Grando (PR), foi aprovada pelos vereadores um voto de aplausos à todas as instituições que se fazem presentes na luta para uma melhor e efetiva conscientização do câncer. O Dia Mundial do Câncer tem como data específica 4 de fevereiro de cada ano. Não podendo ser delimitado por datas, mas sim, tendo que haver um trabalho incessante e diário de todas as instituições, bem como a comunidade em geral na luta e prevenção da doença. Há em nossa cidade a Rede Feminina de Combate ao Câncer, constituindo-se sem fins econômicos, sendo referência em nossa região pelo trabalho prestado aos pacientes, bem como a de seus familiares. Existindo ainda, o trabalho em conjunto com a Secretaria da Saúde de União da Vitória. Essas, tendo efetiva participação na campanha do Outubro Rosa, voltado especialmente às mulheres. Havendo também a campanha do Novembro Azul, sendo essa direcionada aos homens. O mínimo que podemos fazer é agradecer a todos aqueles que trabalham na busca por uma melhor forma de vida dos pacientes oncológicos, pois atuam de forma altruísta, com empatia e na busca pela humanização no tratamento dos pacientes.

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *